Uma reflexão sobre a questão da Solidão

"...a sensação de isolamento (...) pode acarretar problemas psicológicos e sociais".


       A solidão, assim como a felicidade, é uma condição humana, estando presente em vários momentos das nossas vida. Alguns filósofos como Jean-Paul Sartre, dizem que a solidão  é parte fundamental da condição humana por causa do paradoxo entre o desejo consciente do homem de encontrar um significado dentro do isolamento e do vazio do universo. A solidão pode causar efeitos negativos, na parte social e individual (psicológico).

       Mas afinal, o que provoca a solidão?

         Estudos dizem que com o avanço do tempo e a chegada do século XXI, as pessoas tem criado em si, um individualismo, quando jovens as pessoas tem o desejo de serem independentes e morarem sozinhos. Muitas vezes privando-se do contato familiar e de amigos. Essa falta de contato mais o estresse da rotina capitalista cria nas pessoas a sensação de isolamento, que pode acarretar problemas psicológicos e sociais.

       Outro fator que pode levar a solidão são traumas, na maioria das vezes infantis, ou até mesmo o preconceito (racial, religioso, etc). Ao sofrer algum trauma, e não ser dada a devida atenção dos pais e até mesmo profissional, corre o risco de desencadear diversos problemas como a depressão, exclusão social, baixo rendimento escolar ou profissional.

       Há forma de reverter esse processo, é desde cedo observar seu comportamento e procurar um psicólogo, mas para alguns é como na frase de Martha Medeiros “Solidão não se cura com o amor dos outros, se cura com amor próprio.”  Precisa encontrar-se primeiro, gostar de ficar consigo mesmo e assim daí a companhia será questão de escolha e não de necessidade” como diz Jô Soares.


Autoras: Denise Fernanda Moura Martins e
Gleiciane Alves Silva.
Turma 203

0 comentários: