Revelar para os pais ou não sobre sua vida sexual?

"...seus pais são seus melhores amigos e sempre estão dispostos a te ajudar".


Por que tanto medo ao falar sobre sexo? Por que até mesmo pessoas mais desenvolvidas se sentem envergonhadas em relação ao assunto? Perguntas como essas podem ser respondidas através de nossa própria história. Há muitos séculos, tudo que era relacionado ao sexo, como prazer, órgãos genitais, relação sexual, etc.,  era considerado pecaminoso e sujo, e normalmente as pessoas tinham medo de falar nesse assunto. Por isso até hoje, muitas vezes, o sexo é tratado como um tema abominável, que não deve ser discutido de forma alguma. Crianças já nascem com uma natural vergonha e apreensão para fazer perguntas relacionadas. Assim como os adolescentes, que fingem ser liberais e modernos, conversando sobre isso com os amigos e colegas, mas e quanto aos pais? Qual a melhor forma de abrir o jogo?  E quanto a contar sobre a primeira vez? 

Suponhamos que em uma tarde de sábado, sua mãe esta fazendo aquela faxina rotineira no seu quarto e acaba pegando no meio das suas roupas aquele preservativo que você escondeu tão bem. O que fazer? Fingir que nem percebeu e rezar para ela não vir te perguntar? Dizer que é de alguma amiga sua que esqueceu com você? Ou simplesmente abrir o jogo, sentar e contar tudo que tem feito? A última opção nem sempre é a escolhida pelos jovens. Por mais que tenham tido instruções, conselhos, sentar e contar a verdade não é tão fácil como parece. Mas é com certeza a melhor escolha. Muitos adolescentes pensam que já sabem muito e que os pais não teriam mais nada a lhe acrescentar de importante, o que é um grande erro. Deve-se lembrar sempre, que os pais já possuem mais experiência de vida e já encaram melhor a situação. A reação varia entre os pais, alguns aceitam numa boa, outros ficam um tempo chateados, mas no fim acabam percebendo que isso não é o fim do mundo.

A verdade é que os pais sempre se preocupam com o bem estar dos filhos, e nem sempre encaram o sexo como um caminho para a felicidade. Deve-se abrir o jogo e tentar agir de forma mais adulta e madura, pois assim eles irão ter mais confiança quanto as suas escolhas. Lembrem-se, seus pais são seus melhores amigos e sempre estão dispostos a te ajudar.


Autoras: Letícia Carollyne C. Andrade e Aline Rodrigues Ferraz
Turma 205 

0 comentários: