Depressão juvenil


Uma reflexão sobre as consequências da pressão imposta pela sociedade entre os jovens de 12 a 22 anos.



Afinal, o que é a depressão? Como ela se manifesta? E como ela se tornou uma consequência da pressão imposta pela sociedade entre o grupo jovem? Nesse artigo, você entenderá desde o significado da depressão e da juventude até suas consequências.
De acordo com um site de psiquiatria geral, a depressão é uma doença que provoca a perda do sentido da vida, da alegria, conduzindo ao isolamento, tristeza profunda e até mesmo ao suicídio. Já a juventude é uma fase da vida em que se passa por mudanças; tanto físicas quanto psicológicas e sociais.
O que ambos tem em comum? Bem, o jeito de ver a vida para um jovem é completamente diferente. Ao decorrer de suas vidas eles passam por momentos humilhantes, estressantes e momentos de perdas. Alguns dos momentos que mais os marcam negativamente é a rejeição por parte da família, dos amigos, e da sociedade e o Bullying. Outro fator interessante de ressaltar é a pressão imposta pela sociedade desde o início dessa fase (12 anos). O fato de já aos 12 anos de idade ingressarem no meio social os afeta um pouco.
Mas é aos 16 anos que suportam a pressão de escolher uma faculdade (que será para a vida toda), ter que se sustentar, ter uma posição social e buscar reconhecimento, tudo isso em menos de uns dois anos; tem afetado significamente a mente jovem. 
Entrevistamos uma aluna da Escola João XXIII, e ela sabia exatamente o que seria no futuro.  Isso nos impressionou, pois 80% dos jovens de hoje não fazem a menor idéia ou mesmo estão muito indecisos. Aprofundamos-nos mais no caso dessa aluna e descobrimos que ela considerava esse ano apesar de cheio de trabalhos, tarefas e cursos, o mais tranquilo. Pois no ano seguinte ela não só terá de terminar o Ensino Médio, como também prestar Vestibular, terminar seu curso de línguas (inglês), e ainda fazer dois cursos que a darão uma posição melhor de emprego, após a faculdade, no mercado de trabalho.
Perguntamos a ela como ela se sentia com tudo isso acontecendo  tão rapidamente em sua vida. Ela disse que só esse ano ela se sentiu no chão muitas vezes, mas que sabia que tinha que suportar, pois a tendência seria apenas piorar. Ela também disse: ‘’ É o preço que tenho que pagar por causa do que exige a minha família e o mercado de trabalho’’ (M.. O*).
               Concluímos que apesar de estar ciente da mais pura verdade, as chances dessa aluna entrar em depressão são muito grandes, mas por ela desde cedo, já saber exatamente como, quanto , e por que quer ingressar nesse mercado, diminuem suas chances consideravelmente. Quantos aqueles que ainda estão perdidos na nossa sociedade têm as suas chances de entrarem em ‘’estado de depressão’’, aumentadas cem vezes a mais consideravelmente.
                O fato da sociedade e família, estar exigindo muito do jovem de hoje, está prejudicando não só ao seu psicológico, mas também está  aumentando o número da jovens deprimidos; acabando não só com eles próprios, mas também com a sociedade, já que os jovens de hoje são os adultos de amanhã. E como já dizia o filósofo alemão Arthur Schopenhauer: ‘’Embora sejam muitas as coisas más deste mundo, a pior dentre todas elas é a sociedade ‘’.

*por pedido de privacidade, o nome dessa pessoa foi  trocado e não comentado.


Autoras: Vitória Maria e Barbara Bastos
Turma 206
 

0 comentários: