A verdadeira face da Copa do Mundo de Futebol no Brasil

"Já é hora de acordar. O Brasil tem filhos para cuidar e barrigas para alimentar."


O Brasil lutou pelo titulo de sede da copa. Buscou de todas as maneiras provar que pode superar países desenvolvidos com a vontade e determinação, e conseguiu: a imagem do ex-presidente Lula comemorando a vitória do país com seus auxiliares ao lado, não sai da cabeça dos brasileiros. Mas, uma vez vitoriosos, há uma real capacidade de administrar os problemas locais e sediar o maior espetáculo esportivo do mundo?

Enquanto o governo investe milhões em hotéis de luxo, estádios impressionantes e propagandas mostrando um país ‘feliz’, a população padece aguardando horas na fila de um hospital, sem médicos e profissionais que possam a tendê-los. A infância marginalizada, a educação precária com salários terríveis para os professores e greves sem previsão para ter fim, a violência cada vez mais avassaladora... o que vale realmente? Uma boa imagem para os gringos que passarão uma breve temporada no pais, ou a valorização de um povo, que sem escolha, será enterrado no chão da pátria?

Com o dinheiro do povo, os chefes de Estado alimentam obras atrasadas e mal planejadas pelos maiores engenheiros do pais (tomando como exemplo o Mineirão, que terá uma de suas paredes quebradas, porque esqueceram de abrir a entrada para os ônibus dos jogadores), enojando aqueles que vivem em volta do estádio e assistem a tudo, enquanto passam por sérios problemas sociais e econômicos.

Já é hora de acordar. O Brasil tem filhos para cuidar e barrigas para alimentar. Investir em imagem nunca é demais, mas antes disso, a propaganda feita deve se tornar real.

Autoras: Gabrielle Emília Leles Oliveira e
Thaís Martins Ferreira
Turma 207


0 comentários: