Alienados pela mídia


Infelizmente fazemos parte de um “sistema” onde somos influenciados de todas as formas possíveis.

A mídia muitas vezes interfere em pessoas que não tem suas ideias bem formadas; mesmo sem querer, somos muitas vezes manipulados pela mídia direta ou indiretamente. Há quem diga que não é influenciado, mas infelizmente fazemos parte de um “sistema” onde somos influenciados de todas as formas possíveis. Quando se fala de mídia logo se pensa em moda. A mídia só mostra o que quer, o que lhe são permitidos e vão lhes beneficiar de alguma forma, pois existem muitos problemas na sociedade que são “camuflados”.
Um exemplo disso é que a cada vez mais o índice de anorexia e bulimia vem aumentando em proporções alarmantes em adolescentes, mulheres e por incrível que pareça até em homens, e na maioria das vezes ninguém sabe deste transtorno. Cerca de 2% da população sofre de transtornos alimentares, 90% acontece em jovens, e 1 em cada 10 casos termina em morte por parada cardíaca, desnutrição ou suicídio.
Como chegamos a esse ponto? A mídia impõe padrões de beleza e tudo isso influencia adolescentes e crianças desde cedo. A cada dia que passa as crianças iniciam um crescimento cada vez mais imaturo, tentando seguir os padrões estipulados por modelos magérrimas e tendências impossíveis de seguir. As campanhas sobre saúde na moda estão lá apenas por obrigação, em todos os lugares, mas em semanas de moda em todo mundo a única coisa que se pode ver é os mesmos padrões de sempre.
A mídia veio para manipular, mudar opiniões e vedar os olhos humanos dos grandes problemas da sociedade, a mídia veio para mostrar apenas o que é importante para a mesma, e dessa forma, vivemos alienados, de olhos tapados para os problemas criados pela mídia e ao mesmo tempo escondidos por ela.

(Dados percentuais copiados do site:  http://aanorexianervosa.blogspot.com.br/)

Autores: Débora Trindade e Romero Gomes
Turma 209

0 comentários: