A religião e sua influência na sociedade

"...a religião não tem só o papel de oferecer conforto espiritual para aqueles que necessitam..."


A religião é um assunto que gera inúmeros conflitos, muitas pessoas discutem o que é o “certo” e o “errado”, crentes e descrentes debatem  entre o acreditar e o não acreditar, o respeitar e o não respeitar. Discussões e debates sem fim, sempre um querendo mostrar para o outro a sua “verdade”, verdades essas que dependem do comportamento, da tribo em que vivem, da criação que foram submetidos, do modo de ver e acreditar nas coisas.  Mais de uma dessas religiões podem estar certas? Deus existe? Santos existem? O demônio existe? E várias outras perguntas, e talvez muitas sem respostas.
Normalmente, o papel da religião é o de explicar conteúdos do ser humano, onde vivemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos quando morremos, direcionar a vida e o comportamento em sociedade e confortar o espírito quando nos deparamos com a  tristeza e sofrimento.
No entanto a religião não tem só o papel de oferecer conforto espiritual para aqueles que necessitam, algumas pessoas abusam da boa vontade dos outros, inventando religiões para aproveitar de pessoas inocentes e sem instrução.
O que a sociedade precisa mesmo é de mais respeito uns com os outros, ter uma crença, ter esperança em algo, em uma filosofia, ou em qualquer outra coisa que eleve o espírito. E cada um vive a religião que mais o agrada, ou que o convém, as discussões são válidas sim, porém deve haver o  respeito pelo credo alheio, e nunca desfazer do que o outro vive ou acredita, nem um desses intermináveis debates devem levar a brigas e desentendimentos, pois isso vai ao desencontro do que pregam nas religiões, que é o amor a si mesmo e ao próximo.

Autor: Paulo Aêdes Júnior
Turma 210

0 comentários: