Música Como Estilo e Expressão


"Ninguém pode dizer que não tem uma canção que sempre a faz pensar em algo, que embalou alguma fase de sua vida. Apesar de não percebermos, a música nos acompanha desde pequenos nas canções de ninar e tende a nos acompanhar sempre."
“A música tem o poder de formar a personalidade e podem-se distinguir os diferentes gêneros de música fundados em diferentes modos pelos seus efeitos sobre o caráter. Tal gênero determina a melancolia, aquele outro a moleza; este encoraja o abandono, este outro o autodomínio, e outro ainda desperta, o entusiasmo. ’’ - Aristóteles (n. Estagira 384 a. C.; m. 322 a. C.). E nesse contexto que podemos afirma que a música tem uma grande influência no comportamento das pessoas. A maneira de falar, se vestir e agir tem vestígios dos gostos musicais de cada grupo. A música geralmente e uma forma de expressão das emoções, principalmente em jovens com suas alterações de humor.
Muitas pessoas ao se sentirem magoadas e frustradas com algo decorrente do dia dia, buscam sua solução e consolo através das músicas. Há quem diz que não precisa nem mesmo desabafar, pois a letra de certas músicas já dizem tudo.
Ninguém pode dizer que não tem uma canção que sempre a faz pensar em algo, que embalou alguma fase de sua vida. Apesar de não percebermos, a música nos acompanha desde pequenos nas canções de ninar e tende a nos acompanhar sempre.
A palavra música, deriva do Grego mousike tekhne, “arte das musas”. As musas eram as deusas da música, da dança, da inspiração poética e, de certa forma, do conhecimento, pois conservavam a lembrança do passado.

Alem de emoção e lembrança à música nos vem como forma de ensino, muitas escolas optam por ensinar seus alunos à matéria em forma de canção. Assim justifica a frase: “Minhas crianças, por que é que não aprendem canções? Elas são capazes de vos dar encorajamento e estímulo; elas podem vos ensinar a observar e a preservar as coisas; elas podem vos ensinar a associar, a compreender com profundidade; elas são capazes de apagar a vossa raiva; elas vos ensinam a ouvir o vosso pai, que conhece todas as regras que regem a vossa longa caminhada; elas vos ensinam os nomes dos pássaros, dos animais, das árvores.” – Confúcio (551-479 a.C.).
 Afinal ninguém vive sem a música, por isso ela faz parte da nossa história, da nossa sociedade, do nosso modo de viver. Assim sinta a melodia, inspire-se!


Autora: Mariana Leandro Viana 
Turma 209

0 comentários: