O cyberbullying no ambiente escolar

"Não contribua com o cyberbullying. Lembre-se, o próximo a sofrer, pode ser você". 


O Cyberbullying é uma prática realizada através da internet que humilha e ridiculariza os estudantes, professores e todos em um meio acadêmico. Geralmente o cyberbullying é praticado através de blogs, e-mails, torpedos, fotoblogs, e o pior de tudo isso que o dono do próprio site não tem coragem de se identificar e assumir tudo aquilo que fala.
Geralmente, as escolas proíbem o uso de aparelhos eletrônicos, pois são os maiores meios da prática de tal ato. Os principais cyberbullyingers são adolescentes insensíveis, inconseqüentes e empáticos.
Atualmente, na Escola Estadual João XXIII, cidade Ipatinga, ocorreu um caso sério de cyberbullying. Alunos e professores tiveram seus nomes expostos com xingamentos e ofensas. Causou tanta repercussão que rapidamente se tornou o assunto mais comentado da escola fazendo com que preocupassem até os pais. Preocupados com o estado da escola, os professores e até mesmo os alunos entraram em contato com a página que estava em uso para a prática e em questão de 20 minutos a página estava fora do ar. “Achei também errado da parte das pessoas que contribuíram para que acontecesse, colocando nome de outros, assim o dono do blog escrevia ofensas às vítimas” diz Thaís Duarte, aluna do segundo ano que teve seu nome exposto.
Este tipo de bullying afeta a todos com os tipos de ofensas, mas também afeta o aprendizado do aluno que não se concentra na aula, ficando disperso e preocupado com o que os outros estão falando.
Mesmo sendo uma grande ferramenta de busca, a internet não age sozinha. Muitos de nós contribuem para que isso aconteça. Não contribua com o cyberbullying. Lembre-se, o próximo a sofrer, pode ser você. 


Autores: Douglas Miranda e Thaís Duarte
Turma: 201

0 comentários: