O problema da homofobia em nossa região

"Apesar das conquistas dos direitos, os homossexuais ainda sofrem preconceito".


Para compreender sobre a homofobia que ocorre na região de Ipatinga, devemos busca o significado e a origem da palavra homofobia. De acordo com o dicionário Priberam homofobia (homo: igual fobia: medo) significa uma repulsa ou preconceito contra a homossexualidade ou homossexuais, ou seja, e um termo utilizado para designar uma agressão física e/ou verbal contra homossexuais que pode ser gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais. O termo homofobia teria sido usado pela primeira vez nos anos 70 nos Estados Unidos, e teria se espalhado para o mundo apenas nos anos 90.

O homossexualismo sempre foi muito banido pela maioria das religiões. Tanto que no Brasil só foi liberado a união civil estável, não o casamento em questão, pois a homossexualidade acaba ferindo alguns princípios religiosos.                     

Uma de tantas características na homofobia e a projeção, que de acordo com os psicólogos e uma espécie de defesa. Um grupo famoso por fazer agressões aos homossexuais são os skinheads (“cabeças raspadas”). 

Pelo fato de ocorrer muitos casos de homofobia  em 2001 foi apresentado um projeto de lei anti-homofobia , porem em 2006 recebeu uma nova numeração , no final do ano de 2010  o projeto foi arquivado e somente em 2011 foi reaberto pela senadora Marta Suplicy  que e relatora  do PCL 122 ( projeto de lei da câmara 122). No artigo de numero 20 esta escrito “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero”. E há uma punição quem infringir a lei. 

Apesar das conquistas dos direitos, os homossexuais ainda sofrem preconceito. O reconhecimento legal da união homoafetiva não inibiu a ação dos agressores. Muita das vezes o preconceito começa dentro da própria casa. No Brasil ha muitas pessoas morrendo ao serem confundidas com homossexuais ou apenas por defender a opção sexual de outras pessoas. 

Na região de Ipatinga há uma aceitação maior em relação aos homossexuais, mais há alguns casos a parte. No dia 23/09/12 foi realizado a VI parada gay de Ipatinga, que teve o tema “Defenda a cidadania por uma Ipatinga livre da homofobia e discriminação” e reuniu cerca de sete mil pessoas. O dia 17 de maio é considerado o Dia Mundial de Combate a Homofobia.

Fomos a um posto policial que se encontra no bairro Esperança e fizemos as seguintes perguntas para o Soldado Dener:

Aqui em Ipatinga com o passar dos anos o numero de ocorrências de homofobia cresceu ou diminuiu? 
De acordo com o soldado não possui uma estatística exata, mais de acordo com as ocorrências que ele realiza no dia-a-dia não houve nenhuma mudança.          
           
Você, não só como policial mas como cidadão Ipatinguense, acha que as pessoas estão aceitando os homossexuais ou esta ocorrendo uma inibição da ação de violência contra eles?

Ele disse que as pessoas estão aceitando mais, porém os brasileiros também só fazem o que é correto quando são feitas leis severas.

Também fizemos a um homossexual, que prefere não se identificar, a seguinte pergunta:                                                                                                             

Você acha que de algum tempo pra cá os homossexuais que se encontram aqui em Ipatinga tem sofrido menos preconceito?                                                        

Ele disse que agressões físicas e/ou verbal diminuíram bastante.

Através desses depoimentos podemos concluir que depois da lei anti-homofobia diminuiu as agressões e esta ocorrendo um tipo de aceitação em relação aos homossexuais e isso e muito bom, pois diminui o problema da discriminação e isso colabora para vivermos melhor com as diferenças.

Autoras: Natália Dias Amorim e
Rafaela Pontes de Souza Araujo.
Turma 201



Fontes de pesquisas:
Brasil Escola
Portal do Professor
InfoEscola
Dicionário Priberam
Diário do Aço 

0 comentários: