A Mídia e a ditadura do consumismo

"Por causa dos meios de comunicação, as pessoas estão cada vez mais ligadas ao consumismo..."


O século XXI é marcado pelo grande desenvolvimento comercial e tecnológico, que é chamado por estudiosos de período Pós-Moderno. Este grande desenvolvimento tecnológico, por sua vez, possibilitou o surgimento dos meios de comunicação, que cada vez mais estão em nosso cotidiano. É muito difícil, quase impossível, ver alguém hoje em dia que não tenha um aparelho de TV em casa, ou qualquer outro tipo de eletrônicos.

Mas até que ponto a mídia influencia a vida das pessoas e seus comportamentos?

Por causa dos meios de comunicação, as pessoas estão cada vez mais ligadas ao consumismo, ato de adquirir algo apenas por impulso, sem realmente precisar. A TV é um bom exemplo disso. As propagandas que veiculam constantemente nas emissoras de televisão (e também nas de rádio), influenciam intensamente o comportamento das pessoas. E faz com que elas adquiram produtos simplesmente por causa de sua beleza e estética que a propaganda transmite aos telespectadores, muitas vezes, sem a mínima necessidade.

Além de persuadir as pessoas a comprar objetos desnecessários, a mídia também impõe sobre a sociedade vários padrões de beleza. Se alguém hoje em dia não tem um corpo malhado, “sarado” ou boa forma física, ela com certeza é considerada uma pessoa excluída socialmente. Como conseqüência disso, várias pessoas são levadas a procurar meios eficazes para obter os padrões de beleza que a mídia impõe. E outras, apelam para as cirurgias plásticas, que muitas vezes, traz sérias conseqüências para a saúde.

Em vez de a mídia ser algo benéfico para as pessoas, ela está eliminando toda a personalidade de um indivíduo, como uma lavagem cerebral. “A mídia possui ingredientes que fazem parte do processo de hipnose e sedação produzidas pelas imagens.” [Apostólico, 2006, p.12]. A sociedade está se deixando levar pelas aparências, pela ilusão de uma propaganda ou de um programa de televisão.

Em vista desta “ditadura psicológica”, é fundamental conseguir se libertar dela. Precisamos nos tornar pessoas mais sábias e inteligentes. Em vez de passarmos a maior parte do tempo em frente a uma TV, é muito melhor nos ocuparmos com outras coisas, que desenvolvam a mente, como a leitura e prática de esportes. Assim, ficamos mais resistentes às pressões da mídia.

Autores: Ildeir de Oliveira Eler Junior e Patrick de Paula Araujo
Turma 210

0 comentários: