A cultura, história e contradições

"...a cultura define a forma de pensar de uma sociedade..."


   Vivemos em um mundo, carregado de história, costumes e crenças, isso em todas as nações. Não podemos negar que somos influenciados por nossas culturas, elas estiveram e sempre estarão ao nosso redor e nos afetando.

   Para entender melhor o assunto do artigo, vamos ver o conceito de cultura do site Mundo de educação:
 A cultura referida no artigo é um conjunto de elementos culturais, os quais são: Leis, crenças, sistemas, costumes, valores morais e éticos, pensamentos, comportamentos, e conhecimentos. A cultura é um bem da sociedade, e varia de acordo com a geografia, povo e nação. Sendo um bem próprio do homem, animais e vegetais não possuem cultura. E como um elemento social, é impossível ser desenvolvida individualmente. 

As culturas podem ser afetadas, por migrações em massa, choques sociais, acontecimentos importantes entre outros fatores, mas como dito no texto acima, a cultura é um elemento social, não podendo então ser modifica por um ser individual.


De onde vem a cultura?

   Não é errôneo dizer que a cultura sempre esteve presente com o homem, desde seu inicio a necessidade de explicar fenômenos naturais criou a cultura religiosa, com a explicação desses fenômenos através de deuses, monstros entre outros, esse tipo de cultura da época hoje é chamado de mito. A criação das primeiras ferramentas por nossos ancestrais também faz parte da cultura, assim como a caça, pesca e cultivo de hortaliças e outros bens necessários. 


Como negar a cultura?

   A cultura como bem social, e hereditário é inegável, pois ela engloba muitos bens que são dados como indispensáveis pela sociedade e/ou individuo. Portanto, não existe nação, sociedade ou individuo sem cultura. Os choques sociais como a imigração em massa podem modificar uma determinada cultura, como exemplo podemos colocar a região sul de nosso país, que foi povoada principalmente por descendentes europeus, deixando então a cultura nativa de lado, e instalando a cultura do país de origem dos imigrantes.

    Existem casos de manifestações populares e militares em prol de mudança/eliminação, de certa cultura e/ou elemento cultural. Como exemplos citamos as manifestações feministas, que lutam pela valorização de mulher, que era dada como inferior ao homem (Pensamento - elemento cultural).

    Um caso de tentativa de eliminação de certa cultura foi a de Adolf Hitler, que em campos de concentração eliminava os judeus.

   
   O que seriam e quais seriam as contradições na cultura?

      As contradições na cultura acontecem geralmente quando mais de uma cultura é pertencente a um local ou nação. Podendo provocar contradições de pensamentos como exemplo podemos comentar a seguinte questão:

               
                Cultura religiosa - Cristianismo: Promove o amor ao próximo, ajuda entre o próximo.

              
                Cultura sócio-econômica - Capitalismo: Promove a busca do capital, que tem trazido a contradição com a cultura cristã, uma vez que essa busca pela renda, extrapola o amor pelo próximo, criando então individualismo dentre os participantes dessa cultura.


  Outra questão muito debatida ultimamente é de as pessoas não estarem "seguindo" suas culturas. Mas pensar assim é um erro, uma vez que, o problema enfrentado é a mudança de cultura, estamos migrando para uma cultura mais individualista e voltada a busca do capital, deixando outros valores e elementos culturais para trás.


Existiriam culturas ruins?

Respondemos a essa pergunta analisando a frase de Pedro Henrique Lopes:

            “Não existem culturas ruins, apenas não respeitamos a cultura dos outros”.


Ao lermos essa frase, logo chegamos à conclusão de que a visão que temos de outra cultura é relativa à cultura que possuímos, ou seja, se um determinado indivíduo tem uma cultura baseada no cristianismo ele provavelmente terá rejeição a pessoas de culturas religiosas afras descendentes. A existência da palavra “provavelmente” sugere que o individuo não é obrigado a rejeitar a outra cultura, ele pode formular idéias que tolerem isso, mas ao formular essas idéias ele não mudará a cultura, uma vez que cultura é um bem social, não podendo ser modificada por um indivíduo.

Portanto chega-se a conclusão de que a cultura define a forma de pensar de uma sociedade, fazendo com que a visão que temos de outras sociedades modifique-se de acordo com ela.


Autores: Axell Dancar Macclawd Veira e Iuri Fernandes                           
Turma 204

Um comentário:

  1. Proporcionou ótimos questionamentos... Com toda a certeza um aprendizado para toda a vida....

    ResponderExcluir