Entrevista de emprego: a porta de entrada para um futuro melhor


Como se dar bem na primeira entrevista? O primeiro contato pessoal é sempre o mais importante, principalmente em uma entrevista de emprego. Esse é o melhor momento para o candidato mostrar ao interlocutor seu conhecimento, suas habilidades, desenvoltura e qualidades pessoais.”

A educação secular oferecida pelo serviço público não esta preocupada em formar os alunos diretamente para a vida profissional. A escola é orientada para fazer com que os alunos adquirem o diploma e muitas vezes não o conhecimento necessário para progredir na sua vida.

Vivemos em uma sociedade que a maioria dos jovens não se sente preparados para lidar com entrevista de emprego, devido à falta de conhecimento do assunto. Eles pensam na vida adulta como uma vida fácil, onde terão tudo que almejam, no entanto não tem a visão de como conseguir, acham que tudo será fácil. Sabem que terão que trabalhar, mas não se empenham para conseguir um emprego. Quando são chamados para uma entrevista não dão a devida importância, pois muitas vezes pensam “O emprego já é meu”. Na realidade a entrevista é o primeiro passo para entrar na empresa e o mais importante, porque a primeira impressão é a que fica.

Para a comprovação desse fato, saímos em busca de resultados. Fomos à empresa brasileira de correios e telégrafos, fizemos uma entrevista com o assistente comercial Mario Augusto, ele nos informou que o processo seletivo é realizado da seguinte forma:
Para se escrever no site o candidato deve apresentar o ensino médio completo e fazer o concurso, caso seja aprovado haverá uma seleção interna, dentro disso os profissionais da área de psicologia avalia a análise do perfil (comportamento) e se as características do candidato esta dentro do padrão exigido pela empresa.


Com as nossas informações conseguimos reunir algumas dicas que influenciam muito no sucesso das pessoas durante a entrevista de emprego.

Durante a entrevista o candidato não deve mastigar chicletes.
Não deve exagerar na intimidade.
Para as mulheres: não exagere na maquiagem usa sempre neutra isso vale para as roupas também, escolha um traje social e sem decotes e brilhos.
Para os homens: traje social, barba e bigode bem feito.
Unhas limpas e esmaltes claros.
Sentar-se adequadamente na cadeira.
Falar em um tom de voz médio.
Ter uma linguagem adequada.
Não usar muitos acessórios.
  

Citação

Referencias: 
http://vilamulher.terra.com.br/como-se-vestir-para-uma-entrevista-de-emprego-9-6502053-136778-pfi-beautyrock.php


Alunas: Débora Moura Castro de Sá e
Thaís Alvernaz de Oliveira

Turma 205

0 comentários: