Suicídio: excesso ou falta de coragem?

"Podemos entender que o suicídio é um excesso de coragem para tirar sua vida, e uma grande ausência da mesma para enfrentar os problemas e evitar tal dano".


A palavra suicídio (do latim sui “próprio” e caedere, “matar”) é o ato de matar a si mesmo intencionalmente. As principais causas são: depressão, dependência de drogas, transtorno bipolar, anorexia, esquizofrenia, entre outras.

As pessoas costumam recorrer ao suicídio porque o vê como a solução de dores e problemas que as impedem de viver em paz. Então, em meio a ocasiões difíceis elas começam a questionar a si mesmas: “... se a vida merece ou não ser vivida...” (CAMUS, 1942). E infelizmente, para a sociedade, muitos desses questionamentos chegam a resultados negativos: as pessoas acabam dizendo “não!” Não vale a pena viver sem esperança e acreditam não haver mais solução para uma vida de perdas.

 Grande parte das pessoas no mundo que já chegaram a pensar em suicídio não concretizou o pensamento porque não é qualquer um que consegue dar um tiro contra seu próprio corpo, se envenenar ou se enforcar [que são os meios mais utilizados]. Por isso, estudos comprovam que praticamente todos os suicídios cometidos, vêm após outras tentativas fracassadas. Tem que ter muita coragem para se matar, tal que é usada de forma até engraçada: uma pessoa que é bastante capacitada para tirar sua própria vida, não tem a mesma coragem para enfrentar o mundo, os problemas, e o próprio “viver” em si.

Então vamos lá querida humanidade, que sempre achou mais fácil apontar o dedo do que estender a mão; que não procura entender, mas faz questão de estipular o que é certo e o que é errado para cada um fazer; que querem resolver os danos causados, mas não destroem a raiz. Responda-me: É certo ou errado? Ou melhor: certo para quem e errado para quem? Porque é de nossa natureza ser individualista: você julga ser errado porque é uma coisa que você não faria, ou julga ser certo porque você já pensou no ato, porém, não tem a tal da coragem.

Podemos entender que o suicídio é um excesso de coragem para tirar sua vida, e uma grande ausência da mesma para enfrentar os problemas e evitar tal dano.

A partir de hoje, o melhor a fazer é recolher os dedos apontados e assumir nossa própria alienação quando se trata a assuntos como esses. Enquanto não formos capazes de ajudar, teremos que manter-nos calados, julgar não ameniza as consequências nem destrói as causas.

0 comentários: