3º Ano - Correção do Bloco de Atividades do 3º Bimestre


BLOCO DE ATIVIDADES (1ª Parte)
QUESTÃO 01
Filosofia antiga (Séc. VII ao Séc. II a.C.):

I. Compreende os períodos: pré-socrático, socrático ou clássico e helenístico. 
II. O fato marcante desse período foi a passagem do mundo tribal à polis (cidade-estado grega) determinando uma nova forma de pensar, antes predominantemente mítica. Essa transformação culmina com a figura do cidadão e do filósofo, em um mundo antes marcado pelos desígnios divinos.
III. Procura de um princípio fundamental (arché) para todas as coisas existentes, de modo que, explicar a Natureza, a Filosofia explica também a origem e as mudanças dos seres humanos. 
IV. Confiança do homem como um ser racional, capaz de conhecer a si mesmo e, portanto, capaz de refletir.

Assinale a alternativa correta: 
(A) Apenas as alternativas I e III estão corretas 
(B) Todas as alternativas estão corretas 
(C) Apenas as alternativas I e IV estão corretas 
(D) Apenas as alternativas II e IV estão corretas 
(E) Todas as alternativas estão incorretas.

QUESTÃO 02
O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período - a cosmologia - é definido como um tipo de saber:
(A) empírico. 
(B) dogmático. 
(C) especulativo. 
(D) cosmogônico. 
(E) metafísico. 

Justifique sua resposta: a Filosofia não era apenas o saber, nem um amor à sabedoria, mas um saber procurado, buscado, guiado, que tinha um método para ser alcançado, que era reflexivo. 

QUESTÃO 03
Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta: 

(A) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética. 
(B) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais. 
(C) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché. 
(D) Eles queriam entender o que era o ser humano e suas relações políticas.
(E) Todas as alternativas estão corretas. 

Justifique sua resposta: os primeiros filósofos ou pré-socráticos buscavam entender de forma racional a natureza (physis) como surgiu o universo e qual o elemento essencial que constitui todas as coisas (arché).

História da Filosofia Antiga: Período Clássico
QUESTÃO 04
O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época.
É correto afirmar sobre Sócrates e suas ideias que marcaram a Formação da Nossa Moral Ocidental, EXCETO: 

A) A Honestidade - A verdadeira força vem de não mentirmos, mesmo que sejamos prejudicados se contarmos a verdade; 
B) O homem deve preocupar-se com aquilo que é mais sagrado para si, qual seja: O conhecimento de si mesmo. Daí a sua máxima: Gnothi Seanton - "Conhece-te a ti mesmo";
C) Areté: "Significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é, ou melhor ainda, significa aquela atividade, ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser"; 
D) outra ideia relevante, mas muito discutida também e, que encontramos no pensamento Socrático é a noção de Orgulho. Este obviamente no sentido da honra, que deve ser adquirida a partir do desenvolvimento das virtudes e faculdades;
E) Embora ele seja um dos pensadores gregos mais conhecidos, nunca escreveu nada, o que se sabe de sua vida, chegou a nós por Platão e Xenofontes - seus discípulos mais Ilustres. 

Justifique sua resposta: não encontramos no pensamento socrático nenhuma ideia relevante a cerca do tema orgulho.

QUESTÃO 05
Leia o texto: 
SÓCRATES - Figura-te agora o estado da natureza humana, em relação à ciência e à ignorância, sob a forma alegórica que passo a fazer. Imagina os homens encerrados em morada subterrânea e cavernosa que dá entrada livre à luz em toda extensão. Aí, desde a infância, têm os homens o pescoço e as pernas presos de modo que permanecem imóveis e só vêem os objetos que lhes estão diante. Presos pelas cadeias, não podem voltar o rosto. 
Atrás deles, a certa distância e altura, um fogo cuja luz os alumia; entre o fogo e os cativos imagina um caminho escarpado, ao longo do qual um pequeno muro parecido com os tabiques que os pelotiqueiros põem entre si e os espectadores para ocultar-lhes as molas dos bonecos maravilhosos que lhes exibem. 
GLAUCO - Imagino tudo isso. 
SÓCRATES - Supõe ainda homens que passam ao longo deste muro, com figuras e objetos que se elevam acima dele, figuras de homens e animais de toda a espécie, talhados em pedra ou madeira. Entre os que carregam tais objetos, uns se entretêm em conversa, outros guardam em silêncio (...). 
("A República" de Platão. 6ª ed. Editora Atena, 1956, p. 287-291). 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o a Alegoria da Caverna de Platão é correto afirmar: 
I - As sombras da parede são ecos, percepções, reflexos de outras imagens que apresentam o mundo das aparências a realidade rotineira. 
II - Os objetos carregados pela caverna representam as coisas do mundo metafísico, como construções e pessoas.
III - O sol representa a forma ideal de todo bem. 
IV - O que está fora da caverna representa as formas ideais, a fantasia, os sonhos. 

Assinale a alternativa correta: 
(A) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
(B) Somente as afirmativas II e IV são corretas. 
(C) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. 
(D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
(E) Todas as afirmativas estão incorretas.

Justificativa: A afirmativa II está incorreta, pois tanto as sombras como os objetos que elas carregam, em nada se relacionam com o mundo metafísico, pois, representam o mundo sensível, que é uma cópia imperfeita.

QUESTÃO 06
"Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com ele, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, ele dizia que deveriam buscar um trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens." 

No texto acima, o termo ele pode ser substituído CORRETAMENTE por: 
(A) Sócrates; 
(B) Platão; 
(C) Aristóteles; 
(D) Thales; 
(E) Demócrito. 

QUESTÃO 07
A clássica passagem do Livro VII de A República é conhecida como Alegoria da Caverna. Essa alegoria comporta diversas significações, entre as possíveis encontra-se aquela que afirma que Platão discorre sobre a essência da Pólis e da Verdade. A questão da Verdade liga-se fundamentalmente à Sophia, Sabedoria. Ela supõe, na Alegoria da Caverna, uma determinada interpretação do homem e da cidade e tem como objetivo torná-lo apto ao desenvolvimento do caráter virtuoso. Nesse sentido: 

(A) A verdade surge como uma necessidade política e a ordem da cidade mantem-se na oratória e no discurso público dos sofistas. 
(B) A diferença entre a produção filosófica da Pólis Grega e das ilhas de Mileto, onde os primeiros filósofos começaram a investigar a essência (Physis) das coisas. 
(C) A diferença entre estar no interior da caverna e estar no mundo exterior significa uma diferença de sabedoria: "maneira de aí reconhecer-se". 
(D) A caverna representa a escola tradicional, cujo modelo pedagógico apenas reproduz as imagens do mundo exterior, não encontrando a verdadeira essência da realidade e da virtude. 
(E) A essência da Pólis está assentada na política e na narrativa cosmogônica. A caverna é o princípio do rompimento com a reprodução técnica da sabedoria empreendida pelos sofistas. 

Justificativa: Pois quem consegue sair da caverna e contemplar o mundo exterior, o mundo real, o mundo das ideias; é aquele que conseguiu alcançar a verdadeira sabedoria que faz perceber a realidade.

QUESTÃO 08
Um dos princípios para o despertar do pensamento filosófico, para Platão, é a admiração, ou seja, espantar-se com o óbvio, para não o aceitar em sua dada "naturalidade". Platão, assim, institui a condição virtuosa, no qual o filósofo pode problematizar e refletir sobre as verdades dadas. Segundo a influência socrática no pensamento de Platão, é correto considerar que "admirar-se como chamamento à reflexão" é: 

(A) Objetificar a radicalidade da admiração como um corpo de conhecimentos já construídos e dados pela experiência humana de pensar sobre si mesma. 
(B) Considerar o próprio pensamento como fonte inesgotável de especulação e colocar-se fora da realidade, como um outro de si mesmo. 
(C) Mergulhar na individualidade do pensamento e edificar a admiração como o princípio da distinção entre a realidade e a reflexão. 
(D) Separar a postura reflexiva daquilo que é o conhecimento natural das coisas e colocar em questão a realidade do mundo. 
(E) Retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado e voltar para si mesmo e colocar-se em questão do que já se conhece.

QUESTÃO 09
É comum considerar o despertar do pensamento filosófico a partir de uma virada na forma de compreender o mundo. O mito já não abarcava toda a ansiedade humana por respostas que correspondessem às circunstâncias que lhe descortinavam ao povo grego. O chamado milagre grego é o surgimento da filosofia em sua característica fundamental, a reflexão, o querer saber a essência e a verdade de alguma coisa. Desse modo, o locus da filosofia é a Grécia e a longa tradição política no qual foi formada. Incorporando essa nova forma de pensamento, Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve ser: 

(A) O magistrado 
(B) O filósofo rei 
(C) O sábio sofista 
(D) O rei sábio 
(E) O sacerdote 

Justifique sua resposta: A sofocracia é, segundo o autor, o governo ideal sendo liderado peloRei-Filósofo e os mais sábios.

QUESTÃO 10
"Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)".

(ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003).

Sobre a moral, é CORRETO afirmar que: 
(A) o estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. 
(B) a moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. 
(C) a moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. 
(D) através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os.
(E) não é possível compreender a moral através do seu caráter histórico e social, pois a ideia de moral sempre foi a mesma ao longo do tempo histórico. 

Justificativa: a moral está em constante transformação, o que hoje é considerado ruim para alguns amanhã pode não ser. A moral muda de acordo com a época, sociedade, grupo, etc.

QUESTÃO 11
"Ética (ethos, "costume"): parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral" (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003). De acordo com Aranha, sobre os conceitos de ética e moral é INCORRETO afirmar que: 

(A) a moral se refere às regras de comportamento aceitas em determinada época, sendo o sujeito moral aquele que age bem ou mal, na medida em que ataca e transgride as regras morais. 
(B) apesar de serem usados como sinônimos, os conceitos de moral e ética são diferentes. 
(C) a ética se preocupa com a reflexão sobre os princípios e noções que alicerçam a vida moral. 
(D) a ética também é conhecida como filosofia moral. 
(E) os conceitos de moral e ética dizem respeito à mesma ideia, pois não apresentam nenhuma diferença.

Justificativa: embora tenham vindo da mesma raiz etimológica, a ética é mais ampla que a moral e é de caráter coletivo.

QUESTÃO 12
A ética é constituída pelo sujeito ou pessoa moral e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das chamadas condutas morais, ou seja, as virtudes e ações que visem o bem comum. Porém, a pessoa moral só pode existir quando preencher as seguintes condições: 

I - Reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si mesmo. 
II - Ter capacidade de controlar e orientar desejos, impulsos, paixões para que estes sentimentos e valores sejam reconhecidos pela consciência moral. 
III - Ter capacidade de avaliar o efeito e as consequências de suas ações sobre si e sobre os outros. 
IV - Ser livre e não submeter-se a poderes externos que o obriguem a sentir, a querer ou a fazer algo que contrarie sua consciência moral. 

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa CORRETA relacionada às condições de conduta para a existência do sujeito ou pessoa moral. 

(A) Apenas as afirmações I e II apresentam tais condições. 
(B) Apenas as afirmações II e III apresentam tais condições. 
(C) Somente as afirmações II e IV apresentam condições imprescindíveis para a existência do sujeito moral. 
(D) Nenhuma das afirmações acima são condições válidas para a existência do sujeito moral. 
(E) Todas as afirmações anteriores apresentam condições imprescindíveis para a existência do sujeito moral. 

QUESTÃO 13
Em relação à filosofia moral, é INCORRETO afirmar que: 

(A) uma ação amoral é considerada como uma ação idêntica à ação moral. 
(B) a moral apresenta um caráter pessoal, sendo assim, pode ser subjetiva. 
(C) os aspectos normativos da moral são as normas de ação, as regras que enunciam o "deve ser". 
(D) o ato moral é constituído pelos aspectos normativos e factuais. 
(E) a moral apresenta um caráter social. 

Justificativa: é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”. É o caso, por exemplo, dos índios no tempo do descobrimento ou de uma sociedade, como a chinesa, que não vê o fato de matar meninas, a fim de controlar a natalidade, como algo mórbido e triste.

História da Filosofia Medieval
QUESTÃO 14
Filosofia Medieval (séc. II a.C. ao Séc. XIV)
I. Compreende a Patrística e a Escolástica. Predominou num período em que a Igreja Romana dominava a Europa, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, as primeiras universidades e escolas. 
II. Processo de desligamento entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico. 
III. Tarefa religiosa de evangelização e defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. O objetivo era convencer os descrentes, tanto quanto possível, pela razão, para depois fazê-los aceitar a imensidão dos mistérios divinos acessíveis pela fé. 
IV. Possibilidade ou impossibilidade de atrair a sorte através da fé. 

Assinale a alternativa correta: 
(A) Apenas as alternativas I e III estão corretas                               
(B) Apenas as alternativas II e III estão corretas 
(C) Apenas as alternativas II e IV estão corretas 
(D) Apenas as alternativas I e IV estão corretas
(E) Todas as alternativas estão corretas 

Justificativa: A afirmativa II está incorreta, pois, o processo de desligamento entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico foi a Filosofia antiga pré-socrática. A afirmativa IV está incorreta, pois, apesar da fé ser um tema central na Filosofia Medieval, a sorte não era algo tão discutido.

QUESTÃO 15
Nos primeiros séculos do Cristianismo, antes dos editos imperiais que a tornaram religião aceita e, posteriormente, religião oficial do Império Romano, uma das preocupações dos teólogos era o respaldo intelectual que a doutrina revelada por Jesus Cristo carecia frente à filosofia grega. Justino busca encontrar pontos comuns aos cristãos e aos gregos. A defesa do Cristianismo se desenvolve, em Justino, sob duas linhas complementares: de uma parte, ele ressalta os pontos em comum, que fazem da filosofia e do Cristianismo dois aliados na luta da razão contra o politeísmo tradicional; de outra parte, ele tenta mostrar que a doutrina cristã é superior a todas as outras. O conceito dessa "comunhão" fundamental é o LOGOS. 
Compreende-se, a partir da assertiva acima, que: 

(A) Os cristãos se aproximam da especulação dos filósofos clássicos por que mergulham no campo da narrativa e da poética. 
(B) Os filósofos gregos não alcançaram a verdade do Logos, enquanto os filósofos cristãos a encarnaram pela fé.
(C) A verdade humana não é alcançada pela razão. A fé é a condição necessária para a razão e para a prática da justiça. 
(D) Sócrates e os cristãos travam a mesma batalha em defesa da justiça e da verdade, considerando-as verdades sublimes. 
(E) Os filósofos gregos compreenderam a verdade da razão pela concepção de um Logos que se encarnaria no próprio ser humano. 

QUESTÃO 16
Uma das questões filosóficas da Escolástica é o argumento racional sobre a existência de Deus. Um ponto se tornou central nesse aspecto: o homem sensato é o que reconhece Deus e sua magnitude. O insensato, ao contrário, diz a si mesmo: Deus não existe. Santo Anselmo explicita essa afirmação, a partir de seu argumento ontológico: Deus é algo tal, que nada maior pode ser pensado. Esse algo é tão verdadeiro para Anselmo, que não é possível pensar no seu não ser. O objeto do pensamento ontológico de Anselmo 

(A) é a relação entre a fé e a razão explicadas a partir da prova ontológica que os Apologetas Cristãos haviam legado ao ocidente. 
(B) é o ser e sua verdade em contra partida à ideia de não ser que pairava no pensamento cristão. O cristianismo refutava a sabedoria filosófica grega por meio do argumento da fé e da revelação. 
(C) não é o ser, nem a ideia do ser, é a grandeza ou o máximo da perfeição. É a relação entre o pensamento e a perfeição concebida em termos de máximo concebível pela razão. 
(D) é a fundamentação a partir da consciência de movimento e transitoriedade que a explicação de Aristóteles, por meio da metáfora do Motor Imóvel, demonstrou. 
(E) tratava de propor o argumento da existência de Deus, sem que pudesse haver um intermediário entre o próprio Deus e o mundo que o anuncia. 

QUESTÃO 17
Principal expoente da filosofia escolástica medieval, São Tomás de Aquino retomou o problema mais importante da Patrística, a conciliação entre fé e razão. Em sua "Suma teológica", procurou dar provas racionais da existência de Deus com base em Aristóteles. São Tomás de Aquino converge com o filósofo grego ao: 

(A) perceber o corpo como obstáculo à atividade da alma. 
(B) adotar o raciocínio lógico-dedutivo. 
(C) considerar o homem inapto a viver em sociedade, dada sua malignidade natural e espontânea. 
(D) negar a felicidade terrena como fim a ser atingido por todos os homens. 
(E) conceber o universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam os inferiores. 

Filosofia Política
QUESTÃO 18
Platão, Aristóteles e os sofistas desenvolveram concepções distintas acerca da política, é INCORRETO afirmar que: 

(A) a alma do indivíduo está ligada à vida política e social, para Platão. 
(B) a política tem origem no instinto social do homem, segundo Aristóteles. 
(C) as convenções entre os homens fundam a comunidade política, de acordo com os sofistas. 
(D) a tirania e o despotismo, segundo Aristóteles, não pertencem à modalidade da política, cujo fim é a felicidade comum.
(E) a justiça na polis é entendida por Platão como a distribuição igualitária de direitos políticos a todos os cidadãos. 

Justificativa: O conceito de justiça, para os sofistas, é igualado ao de lei. Já a Sócrates pode ser atribuída a origem da ética (ou filosofia moral). Para Platão, a justiça é a virtude do cidadão e do filósofo que tem predominância sobre as outras. Platão não defendia direitos políticos igualitários a todos, para ele os mais capazes devem governar.

QUESTÃO 19
Sobre o pensamento político de Maquiavel, analise as afirmativas. 
I - A conduta do príncipe deve estar de acordo com os valores tradicionais observados na história dos grandes governantes do passado; são eles: lealdade, piedade e sabedoria.
II - A ação do príncipe deve visar à preservação do bem comum, à conservação da ordem pública e à manutenção do poder. 
III - O sucesso político do príncipe depende da sua capacidade em agir conforme a virtu em relação ao que é posto pela fortuna. 

São afirmativas pertinentes: 
(A) I e II, apenas. 
(B) I e III, apenas. 
(C) I, II e III. 
(D) II e III, apenas.                    
(E) Todas as afirmativas.

Justificativa: O príncipe não deve pautar sua conduta em valores tradicionais como lealdade, piedade e sabedoria. Para conseguir seus objetivos ele tem que fazer o que for necessário, mesmo que para isso tenha que passar por cima de seus valores e dos demais. Os fins justificam os meios.

QUESTÃO 20
Luciano Gruppi observa que "como sempre acontece, só quando se formam os Estados no sentido moderno da palavra é que nasce também uma reflexão sobre o Estado. Desde o começo de 1500 temos Nicolau Maquiavel, que é o primeiro a refletir sobre o Estado. Em O príncipe, de Maquiavel, encontramos esta afirmação: "Todos os Estados, todas as dominações que tiveram e têm império sobre os homens foram ou são repúblicas ou principados"" (GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel. 16. ed. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 8).

Através do texto acima é INCORRETO afirmar que: 
(A) Maquiavel foi um dos primeiros a estudar sobre a constituição dos Estados Modernos. 
(B) na modernidade, as reflexões a respeito do Estado eram inexistentes, uma vez que o Estado não era uma instituição tão forte como nos dias atuais. 
(C) o Estado também é constituído pela dominação Poder. 
(D) Maquiavel apresenta uma dominação que é mais exercida sobre os homens do que sobre o território. 
(E) em O príncipe Maquiavel apresenta uma teoria sobre o Estado Moderno. 

Justifique sua resposta: Foi na modernidade que surgiram as maiores reflexões acerca da origem do Estado, com pensadores como Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, dentre outros.

QUESTÃO 21
"Embora haja inúmeras definições e interpretações a respeito do poder, vamos considerá-lo aqui, genericamente, como a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 214).

Sobre o poder, assinale a alternativa CORRETA. 
(A) Nos Estados Teocráticos, a legitimidade do poder vem da vontade do povo. 
(B) Nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido pelo processo de votação. 
(C) Na democracia, o poder nasce da vontade de Deus. 
(D) Nos governos aristocráticos, todos os cidadãos têm poder de mando. 
(E) A política se refere às relações de poder. 

QUESTÃO 22
Sobre a Filosofia Política e seus pensadores, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Para Locke, Hobbes e Rousseau, os indivíduos isolados no estado de natureza se unem através de um contrato social. 
(B) John Locke é um dos representantes do chamado liberalismo político. 
(C) É com Montesquieu que ocorre a separação do poder, separação dos três poderes. 
(D) Hobbes, juntamente com Maquiavel, foi um dos grandes defensores do Estado Republicano. 
(E) Rousseau desenvolve a ideia de democracia direta. 

Justifique sua resposta: Hobbes, juntamente com Maquiavel, foi um dos grandes defensores do Estado Absolutista. 


QUESTÃO 23
Thomas Hobbes e John Locke divergem a respeito dos termos do trinômio "estado de natureza", "contrato social" e "poder soberano". No entanto, Hobbes e Locke compartilham a ideia de que: 

(A) o "estado de natureza" é um estado de igualdade e liberdade entre os indivíduos e de "guerra de todos contra todos". 
(B) a propriedade privada é efeito do contrato social e do decreto do poder soberano. 
(C) o soberano desfruta de poder absoluto legítimo. 
(D) a soberania pertence àquele a quem foi transferido o direito natural de usar a força coercitiva. 
(E) a finalidade do poder soberano é a de garantir direitos naturais dos indivíduos, como a vida, a liberdade e a propriedade. 

QUESTÃO 24
Assim como Thomas Hobbes e John Locke, Jean Jacques Rousseau é um filósofo contratualista - concebe a sociedade política como objeto do contrato social que transforma os indivíduos em cidadãos. É correto afirmar que o contrato sugerido por Rousseau: 

(A) visa à defesa da propriedade privada. 
(B) dá ao corpo político poder limitado sobre os membros da coletividade. 
(C) consiste no ato de alienação pelo qual cada um, unindo-se a todos, encontra sua liberdade na obediência à lei que deseja. 
(D) funda a república democrática representativa. 
(E) supõe a divisão da comunidade em grupos, facções e partidos. 

QUESTÃO 25
Polemizando como a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos [...]. (NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.236.). 

Com base no texto e nos conhecimentos da obra Leviatã de Thomas Hobbes, é correto afirmar: 
(A) O homem é um animal naturalmente social. 
(B) O homem é por natureza bom, a sociedade que o desvirtua tornando-o mal.
(B) A agressividade humana depende de condições materiais. 
(C) Somente a sociedade humana conhece a guerra e distingue interesse público de interesse privado. 
(D) O pacto em que se baseia a sociedade humana é natural.

QUESTÃO 26
Analise os CONCEITOS GREGOS abaixo e enumere a coluna seguinte de acordo com o conceito correto.

1- Phatos
2- Doxa
3- Ethos
4- Aletheia
5- Kratos
6- Logos
7- Techne
8- Philia
9- Ágape

(4) Para os antigos gregos, designava verdade e realidade, simultaneamente.
(5) significava, e ainda significa no grego moderno, força – poder – domínio – vigor – vitória – solidez.
(8) É o termo é traduzido geralmente como "amizade", e às vezes também como "amor". é o amor amizade, o amor bem querer, nascido da simpatia mútua e crescido na fidelidade. É o amor que tem algo de altruísmo no bem querer e algo do egoísmo ao exigir algumas condições para esse bem querer.
(2) É uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular. Utilizada pelos retóricos gregos como ferramenta para formação de argumentos através de opiniões comuns, (em oposição ao saber verdadeiro, episteme) foi utilizada pelos sofistas para persuadir as pessoas, levando Platão a condenar a democracia ateniense.
(1) É uma palavra grega que significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade, sofrimento e assujeitamento.
(9) Para muitos essa palavra representa o amor divino, incondicional, com auto sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento, embora esse amor também possa ser praticado por humanos, mas em grau bem inferior, obviamente, em função da imperfeição e limitações humanas. Seria uma espécie de amor por alguém ou atividades que gerasse prazer, mas um prazer assexuado.
(3) Essa palavra tem origem grega e significa valores, hábitos e harmonia. É o "conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de determinada comunidade". Ainda mais especificamente, tal palavra significava para os gregos antigos a morada do homem, isto é, a natureza.
(6) no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão.
(7) Se refere à capacidade de produzir um objeto por meios racionais. Muitos traduzem por artesanato ou arte. Também está na raiz do que hoje chamamos de tecnologia. A ideia é que a construção de artefatos é uma arte criativa dos homens, e realiza-se através de uma combinação de conhecimento, prática e experimentação.

QUESTÃO 27
Analise os conceitos abaixo acerca do tema RELIGIÃO e enumere a coluna seguinte de acordo com o conceito correto.

01- Religião
02- Seita
03- Latria
04- Ritual
05- Misticismo
06- Oração
07- Milagre
08- Teísmo
09- Deísmo
10- Panteísmo

(09) É uma postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas.
(04) É um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.
(01) É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais.
(07) É um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possuindo explicação científica ainda conhecida, dá-se de forma a sugerir uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários.
(03) Do grego (λατρεια, que significa "adorar"), é um termo teológico utilizado que significa o culto de adoração devida e dada somente a Deus.
(05) É a busca da comunhão com uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.
(10) É a crença de que o Universo ou a natureza e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição não acreditam num deus pessoalantropomórfico ou criador. Embora existam divergências dentro dessa corrente, as ideias centrais dizem que deus é encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente. Tal crença tende a divinizar os elementos da natureza, referindo-se à própria natureza por deus.
(02) De forma geral é um conceito complexo utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional. E que dessa forma provoque ruptura no nacionalismo existente. Bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia, etc...) que se choca diretamente, à comunidade que se insere e/ou sistema que incorpore tudo isso, os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
(08) É uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo. Não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. É apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses.
(06) É um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. 

QUESTÃO 28
Defina o conceito de “estado de natureza” na filosofia política de Thomas Hobbes.

Para Thomas Hobbes, o "estado de natureza" é qualquer situação onde não há um governo que estabeleça a ordem. O fato de todos os seres humanos serem iguais no seu egoísmo faz com que a ação de um só seja limitada pela força do outro. "O homem é o lobo do homem". Para que todos não acabem se matando e tenham segurança, é necessário um Estado, uma instituição de poder comum. Aqui o "direito natural" é o direito de cada um usar o seu poder para se autopreservar e satisfazer os seus desejos. O "estado de natureza" é sempre um estado de Guerra: mesmo que não haja batalha, ela está latente, podendo ocorrer a qualquer momento e sem causa aparente. Preocupados em se defender ou atacar, todos seres humanos se tornam incapazes de gerar riquezas. De acordo com Hobbes, “a origem das sociedades amplas e duradouras não foi a boa vontade de uns para com os outros, mas o medo recíproco”.

QUESTÃO 29
Questão de argumentação pessoal.

QUESTÃO 30
Questão de argumentação pessoal.

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