1º Ano – Texto Revisional para a Prova global - 3º Bimestre


Natureza e Cultura
Dizer que o homem é um ser de cultura e não um animal como os outros significa afirmar que o homem possui características distintas daquelas dos animais. Uma característica que pertence somente ao homem é que ele é o único ser capaz de criar valores. As atitudes humanas são guiadas por seus valores éticos, ou seja, pelo que ele acredita ser certo ou errado, diferente dos animais da natureza que se guiam unicamente pelos instintos.

É interessante observar que não falta ao Chipanzé a mesma capacidade de observação e de invenção de uma criança no primeiro ano de vida, faltando-lhe, porém, a capacidade de comunicação. Assim sendo, cada observação realizada por um indivíduo chipanzé não beneficia a sua espécie, pois nasce e acaba com ele. No caso humano, ocorre exatamente o contrário: toda a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação. Assim sendo, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. Todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. Foi o símbolo que transformou nossos ancestrais antropoides em homens e fê-los humanos. Todas as civilizações se espalharam e perpetuaram somente pelo uso de símbolos. Com base nisso, podemos dizer que a relação de diferenciação entre natureza e cultura tem como aspecto fundamental o fato de a cultura, como elemento distintivo da humanidade, nascer da singular capacidade humana de assimilação e comunicação.

Na prática, qual a diferença entre natural e cultural?
Observe as duas situações: 
1) Um corpo qualquer deixado no ar, a uma certa altura do chão, cai inexoravelmente. 
2) Um jarro antigo cai das mãos de uma mulher ao limpar a sua casa, ela, como reação, ela pode chorar ou rir do que ocorreu. 
Essas duas situações, ao serem comparadas, indicam que a queda do corpo é um evento natural e a reação da mulher é um ato cultural.

Uma outra situação a ser analisada:
Sabe-se que o pássaro João de Barro constrói seu ninho com argila num galho de árvore, o que é um trabalho notável. No entanto, todos os seus ninhos são iguais e feitos da mesma forma, sem que se note nenhuma melhoria em sua estrutura. Os homens também constroem casas, mas não fazem as casas apenas como abrigo necessário. Satisfeita a necessidade, ele enfeita e melhora a casa e cria novas funções para telhados e outras coisas. Infere-se desta afirmação que o animal e o homem produzem juntos o natural (o necessário), mas o homem avança em qualidade ao produzir o cultural.

Comunicação e Linguagem
As pessoas comunicam de diversas formas ou tipos, mas a comunicação verbal oral é a mais comum e refere-se à emissão de palavras e sons que usamos para nos comunicar, tais como dar instruções, entrevistar ou informar, já a comunicação verbal escrita é o registro de observações, como pensamentos, interrogações, informações e sentimentos.  Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a palavra continua a ser um dos meios de comunicação mais eficazes que existem. A respeito da comunicação verbal, podemos dizer que:
- A comunicação verbal é um dos principais fatores que distingue o homem das outras espécies.
- Utiliza a linguagem oral ou escrita para o estabelecimento do contato.
- Através da comunicação verbal, simbólica e abstrata, que se faz por palavras (faladas ou escritas) o homem pôde compreender e dominar o mundo que o rodeia e entender os outros.
- A comunicação verbal envolve: ritmo, tom, entonação da voz.
- Desde os tempos mais remotos de nossa história se percebeu a importância desse tipo de linguagem.
- A mentira é unicamente verbal, o corpo não mente.
- A mentira é unicamente verbal, o corpo não mente.

A Mídia e suas influências
A palavra mídia vem do inglês, media, esta por sua vez do latim medium, e quer dizer meios, “aquele que está no meio”. A mídia são os meios pelos quais a comunicação chega ao seu destino. Assim, o rádio, a televisão, a Internet, propagandas, e etc. são diversos tipos de mídia. A mídia evoluiu muito no decorrer da história. Hoje ela é tão vital na sociedade contemporânea, que não conseguimos imaginar nossas vidas sem ela. Por ser necessária, seu poder é quase ilimitado. Porém, como fator negativo, a mídia influencia em demasia o homem, essa influência vai desde a escova de dentes que ele usa, a quem ele vai votar nas próximas eleições, portanto, muitas vezes ela manipula seus telespectadores, que de uma forma geral, não conseguem perceber tais coisas.
Através da base construída pela mídia e da troca rápida de informações, o capitalismo ganha força. A mídia contemporânea divulga como seu principal valor: o Ter é Ser. Ela, aproveitando de seu alcance e poder, manipula seus interlocutores através de propagandas e merchandisings cada vez mais racionalizados, para assim vender seus produtos.

Conceitos trabalhados no bimestre
Abstração: É o processo de pensamento em que ideias são distanciadas dos objeto (filosofia) objetos, operação intelectual onde existe o método que isola os generalismos teóricos dos problemas concretos por forma a resolver os últimos.

Agnosticismo: doutrina segundo a qual o fundo das coisas é incognoscível, não podendo ser conhecido pelo espírito humano.

Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. É a relação de oposição entre o sujeito pensante (o eu) e o objeto pensado (o não eu).

Altruísmo: é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade. A palavra foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.

Axiologia: ou filosofia dos valores, é o campo da filosofia que reflete sobre a natureza e as características do valor.

Egoísmo: é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

Incognoscível: é aquilo que não se pode ser conhecido.

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