A Influência da Mídia na Sociedade Moderna

"... na sociedade atual a TV dita o que é bonito, como ser deve vestir, agir e ser, o rádio dita o que se deve ouvir, e os jornais em quem se deve votar".

Observe ao seu redor, poderá ver inúmeras pessoas usando roupas de preços absurdos, estampando no peito muitas vezes não uma camiseta que goste, mas sim uma marca famosa, uma peça que está na moda. Uma verdade é que cada vez mais as pessoas estão sendo rotuladas pelo que possuem. Consequência da grande e violenta força de manipulação da mídia na sociedade atual, onde a TV dita o que é bonito, como ser deve vestir, agir e ser, o rádio dita o que se deve ouvir, e os jornais em quem se deve votar.

Hoje as pessoas seguem aquilo que lhes é imposto, desde um corpo forte ou esquelético até produtos de grifes famosas. Deixam de se auto-satisfazerem para satisfazer aos outros, um simples exemplo disso é a moda jovem, atualmente para todo lugar que se olhe pode-se ver um boné aba reta, camisetas coloridas, piercings e alargadores, sendo que á anos atrás essas coisas eram algo “raro”. As pessoas vêem na televisão, indivíduos ditos como perfeitos e os imitam em modo de agir, vestir, falar... “Quase 40% dos adolescentes norte-americanos que experimentaram cigarros fizeram isso porque viram nos filmes, afirmou um estudo divulgado em Novembro de 2005.”

Toda hora somos obrigados a engolir musicas ruins só porque os meios de comunicação dizem que são boas, então aceitamos tal fato como “a musica do momento”, sendo que está não passa de uma letra sem sentido e repetitiva. A mídia nos manipula até na hora de votarmos onde nos lembramos de tudo aquilo que vimos no jornal, sem nem ao menos sabermos da validade da informação.

Fato é que a sociedade hoje se encontra corrompida e sem ideais próprios, só é feito o que se deve fazer, só é pensado o que se deve pensar, somos fadados facilmente a viver da forma com que os “grandes” querem que vivamos, achamos que estamos em liberdade, mas a situação é o contrário disso. 


Autores: Lucas Dias e Breno Reginaldo
Turma: 210

Fontes:


4 comentários:

  1. muito bom cara, usei ela para um trabalho da escola ;-;

    ResponderExcluir
  2. Não sei não. Se o texto fosse escrito há 10 anos atrás estaria atualizadissimo. Hoje cresce o impacto das redes sociais e da produção independente, do modelo de consumismo próximo a margem zero de lucro, pelo consumo pelo acesso e não pelo produto. Antes o padrão de sucesso era ter casa e carro, hoje é poder viajar no mínimo uma vez por ano, tanta coisa muda e tão rapidamente. Essa ideia do texto não é a que circula entre meus pares. Mas há de se reconhecer que em muitos casos ainda é assim, principalmente para quem tem dificuldade de acesso à internet e não aprendeu a interpretar texto.

    ResponderExcluir
  3. Não sei não. Se o texto fosse escrito há 10 anos atrás estaria atualizadissimo. Hoje cresce o impacto das redes sociais e da produção independente, do modelo de consumismo próximo a margem zero de lucro, pelo consumo pelo acesso e não pelo produto. Antes o padrão de sucesso era ter casa e carro, hoje é poder viajar no mínimo uma vez por ano, tanta coisa muda e tão rapidamente. Essa ideia do texto não é a que circula entre meus pares. Mas há de se reconhecer que em muitos casos ainda é assim, principalmente para quem tem dificuldade de acesso à internet e não aprendeu a interpretar texto.

    ResponderExcluir