Amor e possessão

"Estar com uma pessoa não é querer coloca-la em uma caixinha para guardar das outras pessoas..."


     Um dos assuntos da atualidade é a possessividade nos relacionamentos. Os casais, os amigos, as famílias, os pais, os filhos, todos estes se prenderam em sentimentos  de posse, em situação de inseguras de perder aquele que se ama.

     A palavra amor significa afeição viva por alguém ou por alguma coisa, já a palavra poder significa retenção ou fruição de alguma coisa ou de algum direito. Os relacionamentos que antes se fundamentavam em confiança, em parceria um para com o outro, com o tempo perdeu esta “magia”, hoje há desconfiança nas demais amizades, nos amigos de trabalho, para com o outro filho, sempre a pessoa  esta pensando se o seu amado está amando mais o outro, ou se até mesmo está deixando de ama-lo.

     Este apego, este sentimento de possessividade parte de uma paixão sem limites por alguém. Agarramos de modo tão exagerado que o tornamos o centro de nossa vida e esquecemos de nós mesmo. Existe até mesmo alguns casos de posse que não tiveram finais agradáveis, como a morte da jovem Eloá, que foi morta pelo seu namorado Lindemberg após ela terminar com ele, este é um exemplo claro,  Lindembeg  já se mostrava ciumento e possessivo no relacionamento e ao ver e sentir a perda, se descontrolou tirando a vida de sua própria amada.

     Estudos já revelaram que tais sentimentos não fazem bem para a saúde, levam a depressão, medos, falta de animo, pois sendo aquele o centro de sua vida faz daquela situação o maior problema do mundo, aquele que não tem solução.  Além de que o outro no relacionamento não se sente agradável diante desta “prisão” que acaba se desgastando, e levando ao termino. Nenhum ser consegue se sentir sem liberdade.

     “Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão” (Gal 5,1). Em uma relação é mais saudável confiar no outro, dialogar sobre as situações e sobre os sentimentos, sobre tudo que acontece em ambos os lados. Estar com uma pessoa não é querer coloca-la em uma caixinha para guardar das outras pessoas, é dar asas e esperar que com esta liberdade ela sempre volte para a pessoa amada!

Autoras: Ana Karolina Ferreira Mendes e
Natâne Silva dos Santos.
Turma 201

0 comentários: