Otimismo x Pessimismo

"...podemos ser pessimistas e otimistas diante de uma situação..."


       Abordando características completamente opostas, chegaremos a conclusão que muitas vezes chegam a ter consequências em comum, como se fossem irmãos. Irônico, mas no fundamentar do texto veremos que tanto no otimismo quanto no pessimismo, existem pessoas se deixando levar pelo desejo do suicídio, o que também não podemos deixar passar é o grande desenvolvimento dentro das empresas do otimista e ainda estaremos dando uma prévia de como reagem na nossa sociedade.         

          Os pesquisadores: Jameson Hirsch, Karen Wolford, Steven LaLonde, Lisa Brunk e Amanda Parker Morris, fizeram pesquisas com 138 alunos de uma determinada faculdade, os submetendo a quatro exames, no caso dos otimistas o pensamento como tal é o que faz que desistam desse meio de acabar com a vida, sendo pois o otimismo um protetor desses desejos, ma essa proteção pode ter um limite, não podemos chegar a uma conclusão exata.  Os pessimistas possuem esses pensamentos em níveis maiores, inegavelmente, pois seu próprio pensamento não deixa que ele pense em outro escape.

           Alguns especialistas acham que a pessoa otimista tem mais possibilidade de ter um resultado melhor na sua profissão, por ver obstáculos como, até mesmo, uma forma de crescimento.

           "O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores". Essa foi uma frase dita por Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos da América entre 1953 e 1961. Essa citação muito nos é curiosa, pois se observarmos as diferenças como ambos lidam com certos obstáculos, é mesmo desta forma... Um dia ensolarado, por exemplo, para o otimista é um dia alegre e radiante, agora para o pessimista, é um dia insuportável, pois o calor gera o suor que gera o incomodo e acaba tirando a concentração de quem tem um dia muito atarefado. Outro exemplo é quando chove, para o otimista é um dia mais tranquilo, um alívio, mas para o pessimista está pior que o dia ensolarado, não serve pra nada, é um dia tedioso. Há pessoas que discordam da frase acima, o comediante norte americano Mark Twain, por exemplo, dizia "Só os tolos não são pessimistas". Há também Gramsci, que dizia “Sou um pessimista pela inteligência e um otimista por desejo.”, muito interessante o ponto de vista de Gramsci, pois podemos ser pessimistas e otimistas diante de uma situação, seria o mesmo que ver outras possibilidades, de uma forma mais sensata.        

          Chegamos ao entendimento, portanto, que o otimista sempre vê o lado bom de tudo, tudo sempre vai da certo, de uma forma que isso acaba o tirando de situações indesejadas, como o suicídio que citamos; para o pessimista sempre esta ruim, tudo pra ele vai dá errado tendendo com maiores possibilidades de acabar com sua própria vida ou acarretando ao seu currículo desenvolvimentos normais, nunca se destacando. Como tudo na vida, é necessário uma ponderação dos dois pensamentos, afinal, tudo em excesso, faz mal. Usar sempre a quantidade certa, mudando o pessimismo para o lado realista, e o otimismo não fugindo dessa realidade, pra não ser um “iludido da vida”.

Autores: Danielle de Oliveira Pereira e Igor Júnior
Turma: 211

0 comentários: