Pesquisa: a música e sua presença na vida das pessoas


"A MÚSICA E SUA PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS"
Kellen Batista Andrade e
Valéria Wdymilla Ferreira Nascimento

Alunas da turma 208



Resumo:
A música é a arte de manifestar os diversos afetos da alma através de sons. O objetivo do presente estudo foi investigar a presença da música na vida das pessoas, mostrando a sua influência e seus efeitos pela população frequentadora de estudantes da Escola Estadual João XXIII. Foram preenchidos 36 questionários sendo 18 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. De acordo com o estilo musical foi predominante no sexo feminino Gospel (35,29%) e masculino Sertanejo (33,33%). Quanto ao lugar preferido tanto feminino como masculino teve o Lazer (45,45% e 34,61%, respectivamente). E por ultimo os efeitos da música tiveram a preferência a Felicidade nos dois sexo (feminino 29,41%, masculino 29,62%). Conclui-se que a música faz parte do cotidiano das pessoas.
Palavras-chaves: música, influência, cotidiano.
  
Abstract:
Music is the art of expressing the various emotions of the soul through sounds. The aim of this study was to investigate the presence of music in people's lives, showing its influence and its effects frequenter of the population of the state school students João XXIII. 36 questionnaires were completed with 18 males and 18 females. According to the musical style was predominant in females gospel (35.29%) and male sertanejo (33.33%). Regarding the preferred place both male and female had the lazer (45.45% and 34.61%, respectively). And lastly the effects of music had a preference happiness in both gender (male 29.41%, female 29.62%). Conclude that music is part of everyday life.
Keywords: music, influence, everyday.

INTRODUÇÃO

A música é a arte de manifestar os diversos afetos da alma através de sons. A combinação de sons e silêncio, de melodias, harmonias e ritmos, desde os tempos primórdios, encantam, embalam e contam as culturas das diversas sociedades no decorrer da história.
A origem da música não pode ser estabelecida nem a época de seu aparecimento, no entanto é estimado que, pelo desenvolvimento cognitivo do ser humano, os primeiros instrumentos musicais que objetivavam imitar os sons da natureza, surgiram há cerca de 40.000 anos atrás, juntamente com o desenvolvimento da língua falada e do canto, com o intuito de comunicação. Povos antigos acreditavam que o som fazia parte do equilíbrio espiritual, do todo, sendo assim a audição sentido fundamental para a ligação do homem e do mundo (LIMA).
A música possui a capacidade de interferir no comportamento emocional humano, isso porque as vibrações do som (ondas sonoras) ao adentrarem o ouvido, se encontram com os nervos auditivos e se transformam em impulsos químicos e nervosos que são registrados pela área do cérebro que normalmente é estimulada pelas emoções; uma vez detectados pelo cérebro, os impulsos são, imediatamente, direcionados para todo o corpo. Tore Sognefest, músico profissional, pianista e colaborador do livro “O CRISTÃO e a MÚSICA ROCK”, baseando-se em estudos científicos a cerca do assunto afirma que:
“... o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais provocados direta ou indiretamente pelo tálamo, afetam processos tais como a freqüência cardíaca, a respiração, a pressão sangüínea, a digestão, o equilíbrio hormonal, o humor e as atitudes.”(BACCHIOCCHI, 2000)
Para Aristóteles, a música contribui para a constituição do senso moral, auxilia na aquisição da virtude e habitua o homem a gozar prazeres justos porque a música é, por natureza, agradável. Desta forma, a música alimenta a alma (HOURDAKIS,1998).
O objetivo do presente estudo foi investigar a presença da música na vida das pessoas, mostrando a sua influência e seus efeitos pela população frequentadora de estudantes da Escola Estadual João XXIII.

METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2012, através da aplicação de um questionário no interior da Escola Estadual João XXIII, o qual foi elaborado e estruturado em 3 perguntas de múltipla escolha, relacionadas a presença da musica na vida das pessoas, mostrando a sua influência e seus efeitos.
Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente, receberam instruções a cerca dos objetivos e metodologia do estudo e foi permitido a cada entrevistado assinalar mais de uma alternativa. Também foi realizado uma entrevista com uma profissional da música.
Para a análise dos dados utilizou-se o software Microsoft Excel, versão 2007.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram preenchidos 36 questionários sendo 18 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Conforme o Gráfico 1 o estilo musical feminino predominante foi o  Gospel (35,29%) e o estilo musical masculino predominante foi o Sertanejo (33,33%).

De acordo com o Gráfico 2 o lugar preferido em que os entrevistados utilizam a música é o Lazer sendo maioria tanto no feminino como no masculino, sendo respectivamente 45,45% e 34,61%.
De acordo com o Gráfico 3 os efeitos da música na vida das pessoas em sua maioria tanto no sexo feminino como no masculino é a Felicidade, sendo respectivamente 29,41% e 29,62%. No sexo feminino houve um empate entre a Felicidade e a Emoção que tiveram o mesmo resultado.
Percebe-se a consciência crescente de que a música pode dar outro ritmo, novos horizontes, novas maneiras de enxergar o mundo, curar e prevenir algumas enfermidades nos indivíduos. Da mesma forma que a música pode colaborar para o bem-estar coletivo, ela também pode fazer o movimento contrário, quando não expressa conhecimentos importantes para as pessoas ou quando é usada para deturpar a realidade ou emitir conteúdos distorcidos e/ou preconceituosos. A música é um instrumento que por si só tem o seu valor, mas deve ser utilizada para construir o Homem de forma a promover sua dignidade (PORTAL DA EDUCAÇÃO). 
Vale, portanto, citar a finalidade da ciência da Musicoterapia: ela "objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento." (Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996).


ENTREVISTA

Foi realizada uma entrevista com um profissional da música, foram elaboradas 5 perguntas, sendo que as quais foram gravadas e transcritas.
A entrevistada é I. R. B. – 47 anos, em 1996 fez vários cursos em Belo Horizonte, Alfenas com o professor do Palácio das Artes e fez um curso particular no Rio de Janeiro.
As perguntas feitas a ela foram:
PERGUNTA 1 - A seu ver qual é a importância da música na vida das pessoas?
“A música é uma arte e nós não podemos viver sem a arte, a música completa a vida das pessoas porque a música trabalha o espírito se você estiver triste e colocar uma música logo você irá mudar seu semblante se você estiver alegre você vai ficar mais alegre, então a importância da música na vida das pessoas trata justamente a área emocional das pessoas.”

PERGUNTA 2 - Para você que benefícios a música traz?
“Os benefícios que a música traz para mim primeiramente é a saúde, a música me traz alegria ela abre os meus horizontes porque quando você esta envolvido com a musica a chance de você perder o sono é mínima de você ficar triste é zero e você conseguir contornar um problema difícil nós colocamos como 100%, na realidade quando você esta envolvido com a musica a capacidade de ver as coisas é maior, por exemplo, surge um problema se você é aquela pessoa isolada que não canta e não houve música aquele problema será um monstro para você já quem amanhece o dia cantando ouvindo música ou tocando um instrumento nós temos maior capacidade de raciocínio quando coisas difíceis vier sobre nós, a musica para mim desenvolve a minha inteligência.”

PERGUNTA 3 - O que te levou a entrar no ramo da música?
“Essa mesma pergunta me foi feita pelo reitor na faculdade de Alfenas quando eu respondi a pergunta ele disse esta corretíssimo, todo musico tem uma historia de música na família o que me levou a entrar na música é que todos da minha família tocam instrumento e todos cantam desde pequeno, quando eu e minha família morávamos na fazenda sexta e sábado era festa em nossa casa, vinha toda a turma nós tocávamos violão, cavaquinho, pandeiro, sanfona e cantava o dia inteiro a noite inteira era uma festa, então, assim veio já de um incentivo de família.”



PERGUNTA 4 - O que representa a música para você ?
“A música representa para mim tantas coisas, representa para mim oportunidades de crescimento. Na área em que eu trabalho que é a música gospel a música para mim representa oportunidade de evangelismo, por exemplo, aonde eu não consigo entrar normal, cantando eu consigo, a música para mim representa a arte de ser bem vinda em qualquer lugar porque a música é isso, se você for a rua e começar a contar uma piada ou fazer gracinha, fica três, quatro pessoas te observando é o mínimo, mas começa a cantar ou tocar, fica lotado de pessoas. Então a música representa isso para mim a arte de ser bem vinda em qualquer lugar.”  

PERGUNTA 5 - Qual foi o momento que a música teve um maior impacto em sua vida?
“Eu tenho várias experiências com música e entre tantos foram três impactos que eu nunca mais vou esquecer. O primeiro impacto foi quando eu me converti que foi através de um hino, eu levantei minha mão fui até a frente e aceitei Jesus, quando eles estavam cantando aquele hino foi como se o céu estivesse aberto me dando uma oportunidade de entrar, eu nunca mais vou esquecer deste momento eu tive uma mudança de vida através de uma música. O segundo impacto foi quando eu estudei musicoterapia e neste curso eu aprendi que se eu cantasse uma música perto de uma pessoa que sentia uma dor muito forte ou estado terminal eu aliviaria a dor dessa pessoa que remédio nenhum aliviava, e eu pensava assim: “eu não quero usar isso com ninguém”, mas eu precisei testar isso com meu filho que ficou muito ruim no hospital, eu cantei duas noites e dois dias sem parar e quando eu parava de cantar ele me implorava pra continuar, meu repertorio acabou e eu repetia ele de novo, infelizmente eu continuei usando a musicoterapia com meu marido no estado terminal. O terceiro impacto foi que eu havia escolhido uma música pro coral cantar e quando esta música estava passando eu arrepiava muito, e nós preparamos esta música mesmo sendo difícil e cantamos ela uma única vez no velório do meu marido e muitas pessoas ali teve um conserto com Deus, foi algo inexplicável, a música me marcou profundamente.”      

Através da entrevista realizada com uma professora de música, pode-se perceber que a música não é só importante na vida profissional, mas sim em todos os momentos da vida como na pesquisa realizada com as pessoas que não trabalham com a música e mesmo assim ela faz parte de seu cotidiano.

  
CONCLUSÃO

De acordo com a pesquisa foi observado que a música faz parte da vida das pessoas, todos os entrevistados mantém um contato direto ou indireto com a música e mesmo não querendo, a música influência em suas vidas, seja no sentimento, no comportamento ou em outra área.




 REFERÊNCIAS:

BACCHIOCCHI, Samuele – O Cristão e a música Rock. Editora Biblical Perspectives, 2000. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/4547242/O-Cristao-e-a-Musica-Rock.

HOURDAKIS, Antoine - Aristóteles e a Educação – Editora Loyola, 1998.

LIMA, Janaina Pereira – Palavra Cantada: A música brasileira como ferramenta pedagógica para interpretação e produção textual. Disponível em: http://monografias.brasilescola.com/educacao/palavra-cantada-musica-brasileira-como-ferramenta.htm.

PORTAL DA EDUCAÇÃO – A música e sua contribuição para o cotidiano das pessoas. 30 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia /arti gos/13862 / a-musica-e-sua-contribuicao-para-o-cotidiano-das-essoas#ixzz2DniR6ksc.


0 comentários: