Exercício físico faz bem ao Cérebro


"Pesquisas comprovam : Exercício físico faz bem para o cérebro, Pesquisas também sugeriram que a pratica de exercícios estimula a multiplicação de neurônios e favorece a aprendizagem".



O cérebro de quem pratica atividade física regularmente, se desenvolve melhor. Cientistas do mundo inteiro conseguiram avaliar um conjunto de evidencias para sustentar a tese.


A Revista Época publicou uma matéria no dia 05/11/2007 revelando que cientistas da Universidade de Colúmbia e do Instituto de pesquisas Salk, nos Estados Unidos, submeteram um grupo de voluntários a rotina de malhação por três meses e chegaram a concluir que a pratica dobrou o fluxo de sangue no cérebro e provocou o nascimento de novas células no hipocampo, que é a área relacionada com a memória do ser humano, com a matéria da revista a Universidade Estadual de Campinas decidiu analisar a tese e a pesquisa, fazendo uma avaliação nos judocas profissionais. A universidade comparou o cérebro dos judocas com os de pessoas sedentárias tudo sobre a orientação do neurologista Li Li Min. Imagens de ressonância magnética revelaram que os atletas possuíam maior quantidade de massa cinzenta em áreas ligadas ao desenvolvimento motor a concentração.



A rede globo ‘’ vem lançando matérias através do ‘’ Fantástico ‘’  o jornal ‘’ Bom dia Brasil ‘’ falando sobre o tema discutido. Na matéria divulgada no jornal revelou que a faculdade da Unicamp através do seu curso de Educação física  a mais de um ano começou a desenvolver uma pesquisa sobre o cérebro humano, com isso o curso resolveu utilizar o badminton esporte utilizado através de uma raquete e também por uma peteca, com isso a pesquisa utilizou 12 atletas que praticam esse esporte e também 12 voluntários sedentários ( pessoas que não praticam esporte nenhum )  para isso os voluntários passaram por vários testes antes da realização da pratica, com isso foram testes como: Raciocínio e concentração após treinaram por 1 mês as jogadas do esportes, e logo após repetiram o teste novamente com isso se teve a conclusão no final dos teste que 11 alunos obtiveram boas notas. Uma voluntaria que faz o curso de direito analisou sua performance antes e depois e se fez uma auto-avaliação sobre ela chegando a conclusão que antes do teste sua nota era de 6 e logo após 8,5, com isso a professora do curso de Educação física Paula Teixeira Fernandes concluiu que obtêm uma concentração no jogo conseqüentemente ajudaria a se concentra fazendo outras atividades como: dirigindo e executando outras atividades.


Com isso temos a conclusão de que pessoas que praticam exercícios físicos ‘’ conseguem ‘’ desenvolver melhor seu cérebro do que os demais, obviamente não que dizer que pessoas que praticam exercícios tornaria mais inteligentes que as que não praticam mais sim eles conseguiriam desenvolver uma capacidade melhor para poder agir, pensar e executar tarefas, resumindo aumentariam o poder de seu cérebro agir  conseguiriam obter maior êxtase sobre as pessoas ‘’ sedentárias ‘’ .

Autores: Igor Ferreira Maciel e
Talisson Bruno Alves de Andrade
Turma 205


Observação: 
Revista Época 05/11/2007
Matérias divulgadas no Jornal Bom dia Brasil da rede globo
Noticias do Fantástico 



Links:


0 comentários: