Ciúme: amor ou posse?


"Amor, posse, distúrbio ou assassino, são as varias facetas do ciúme".

Ciúme pode ser definido com um sentimento causado pela falta de exclusividade do sentimento sobre o sentimento de uma pessoa, ou seja, pode ser um jeito de demonstrar afeto ou amor quando se tem carinho e zelo pela pessoa, no entanto, ele pode tomar proporções doentias e possessivas causadas pela falta de confiança, tornando-se egoísta, patológico ou paranóico.

Ao longo da vida você já sentiu ciúmes, por exemplo, durante a sua infância, por acaso, você já deve ter se sentido desprezado por sua mãe com a chegada de um irmãozinho ou quando ele brincava com seus brinquedos, foi então, que você sentiu algo diferente, que te movia a ter de volta a qualquer custo a sua mãe ou seu brinquedo inteiramente e exclusivamente pra você, apesar de parecer bastante inocente existem estudos que comprovam que a chegada de um irmãozinho aumentava entre 3% e 5,9% a pressão sanguínea dos outros filhos, motivados , pelo ciúme , pois com a chegada de um novo membro , os filhos precisam dividir a atenção dos pais e os brinquedos.

Na adolescência até a fase adulta, normalmente, você já sentiu, sente ou sentirá ciúmes, ou talvez, você seja a causa deles. Como mostra em pesquisas tanto homens como mulheres tem a mesma probabilidade de ter ciúmes, ou seja, não é sexo o fator determinante de quem sente mais ciúme, e sim o psicológico da pessoa e o grau de relacionamento com a outra pessoa.

Muitas vezes visto como sinal de amor pode tornar-se seu pior pesadelo. Especialistas explicam que o ciúme é um sentimento muito complexo, pois, adquire diversos parâmetros chegando muitas vezes a ser tão possessivo que a pessoa se acha no domínio das escolhas da outra pessoa, chegando até a escolher a hora da sua morte, não é atoa que de janeiro a setembro de 2012, 57 dos 1136 homicídios no Rio de Janeiro tiveram como motivo o ciúme, como no caso do o assassinato de executivo da Yoki, já que, a polícia acredita que Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 38 anos, é apontada der ter assassinado o próprio marido, o empresário Marcos Kitano Matsunada, de 42 anos, diretor executivo da Yoki, motivada por ciúme. Segundo o delegado Mauro Dias Gomes, há evidências de que o empresário teria traído Elize. “Há indícios de traição, da parte dele”, aponta o delegado.

Amor, posse, distúrbio ou assassino, são as varias facetas do ciúme.


Autores: Aline Givistez de Souza e Íkaro Godoy Mendonça
Turma: 201





Um comentário: