Música: sua presença e suas influências

"A música é (...) uma demonstração artística que embeleza o mundo e é cheia de emoções".


Música é uma mistura de acordes e expressões de sentimentos, que é uma forma de lazer muito presente na vida das pessoas hoje em dia. Ela atua positivamente, porém, não são todas músicas e estilos que podem agradar, mas de certa maneira a quem agrada ela só traz benefícios.        

Alguns utilizam a música para espantar a tristeza, outras para expressar suas alegrias; mas sempre com a intenção de equilibrar suas emoções, ela nos lembra de momentos da vida e é capaz até de mudar o nosso humor. Além disso, estudos dizem que a música também pode ser benéfica no ambiente de trabalho e também em tratamento de doenças. De acordo com Andréa Farnettane, musico terapeuta graduada pelo conservatório brasileiro de música, “a música é uma realidade que faz parte do nosso cotidiano. É uma linguagem prazerosa que pode ser estimulante e confortadora podendo, assim, acelerar ou diminuir o fluxo sanguíneo e fortalecer o nosso sistema imunológico, se este for o objetivo terapêutico para aquele paciente. A musicoterapia usa os elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia), capazes de comunicar e alterar estados mentais e emocionais, em suas seções.” 

Ao comporem, os músicos buscam relatar ou até mesmo criticar os atuais fatos da sociedade, demonstrar sentimentos e induzirem as pessoas a diferentes opiniões que existem entre nós, tudo isso através da música.

Ao longo de toda a historia de nossa sociedade ela sempre esteve presente. Quando falamos sobre a vida a música é de estrema importância, pois ela está presente influenciando cada pessoa de uma maneira diferente, as roupas definem um pouco a personalidade das pessoas e a música também tem esse papel. Como por exemplo, quem escuta axé, forró tem como característica serem pessoas alegres e descontraídas, e quem escutam rock é visto como pessoas mais agressivas.

Platão dizia que “A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro, porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere- lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação.” A música é considerada como uma demonstração artística que embeleza o mundo e é cheia de emoções.


Autores: Kamila Augusta de Souza e
Letícia dos Reis Bento
Turma 208

0 comentários: