Como o amor e a paixão mexem com a mente do homem?


"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele".


De acordo com Paulo Coelho “A paixão pode ser descrita como a beleza de um encontro fulminante entre duas pessoas, mas não se limita a isso. Está na excitação do inesperado, na vontade de fazer alguma coisa com fervor, na certeza de que se vai conseguir realizar um sonho.” A paixão é um sentimento momentâneo que dura no máximo de dois á três anos, e é uma atração física cheia de energia, entusiasmo e impetuosidade. Ela alucina e deixa em estado de levitação e enlouque ao ver a pessoa em questão. Pesquisa com milhares de casais de trinta e sete diferentes culturas descobriram que os seres humanos foram programados para se apaixonar.

Jorge Menezes diz que “O amor entre duas pessoas é muito mais do que simples sentimento ou atração física, diferentemente da paixão. O verdadeiro amor é um anseio da alma. Os sentimentos que nutrimos em relação às pessoas são somente reflexos momentâneos daquilo que somos e queremos no momento. Como estamos em constante mudança, os sentimentos também estão se modificando constantemente. Por outro lado, o amor é permanente e imutável”.  O amor é diferente de gostar e de apaixonar, é uma decisão que a pessoa toma de amar a outra, independente de distancia e circunstancias.

Mas será que todo mundo já se apaixonou ou irá se apaixonar um dia? Bom, de acordo com a pesquisa de Talita Cristinna, todo mundo já se apaixonou e viveu bons momentos um dia, todo mundo já viveu lances passageiros, encontros marcados, beijos e abraços apertados é a melhor coisa do mundo para quem nunca amou, então, em um dia comum, como qualquer outro, você vê alguém por acaso. Ah, um alguém tão comum, como qualquer outro. E quando você menos espera se apaixona bobamente.

Como agimos quando estamos apaixonados? De acordo com a Psicóloga Mariana Plaisant, “quando estamos amando, pressupõe-se que estamos felizes e, quando estamos felizes, temos mais energia vital de transformação. Por isso, tudo parece mais fácil, mais atingível”. Tudo ao nosso redor reflete o que vemos na pessoa amada como a beleza e a alegria, tudo fica lindo e maravilhoso, os nossos pensamentos ficam totalmente voltados para a pessoa, à mente dessa pessoa fica tão distante que ela não percebe coisas que acontecem ao seu redor.

O amor vai além de um sentimento comum e singelo, ele é capaz de transformar, de tornar as pessoas melhores, quando se ama, eles conseguem enxergar o mundo com outros olhares, com olhares bons, é como se tanto sentimentos bons e olhares agradáveis transformasse aquilo que a pessoa era e como ela agia.

A paixão prejudica ou faz bem a nossa saúde emocional e física?  De acordo com especialistas, a química cerebral provocada pela paixão é semelhante ao vício da cocaína. Forte, não é? O que ocorre é uma inundação de hormônios e substâncias, como a adrenalina, a oxitocina (chamada de hormônio do amor), a dopamina (gera prazer) e também as endorfinas (gera bem-estar). Então o amor gera prazer, felicidade e bem estar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele". Platão


Autoras: Larissa Martins e Isabella Andrade
Turma 208

0 comentários: