O que fazemos para ajudar o próximo?

"Perguntamos para as pessoas o que elas fazem no dia-a-dia para ajudar o próximo."


Quando perguntamos, as pessoas reagem de forma espantada, pois nunca pararam para pensar no assunto. Por ser um assunto que falamos tão pouco a pesquisa foi uma pouco complexa devido às pessoas não saberem o que responder, muitas delas diz que não fazem nada, mas essas pessoas estão enganadas, pois são pequenos gestos e ações, que pode mudar muita coisa, são gestos e ações simples como ajudar um velhinho a atravessar a rua, ceder o seu lugar no ônibus para pessoas idosas, gestantes e deficientes, ou simplesmente ouvir uma pessoa que naquele momento está precisando desabafar.

Perguntamos para as pessoas o que elas fazem no dia-a-dia para ajudar o próximo. Cerca de 30% das pessoas responderam que fazem doações à ONGs e associações filantrópicas, doa roupa, eletro domésticos que não irão utilizar mais, etc. Outros 27% diz que economiza água, energia, não joga o lixo em lugares inadequados, fazem a separação correta do lixo, etc. 35% diz que ajuda seus vizinhos, ajuda pessoas que necessitam de conversar, e mais 8% responderam que não fazem nada ou não sabe o que responder. 

Temos-nos que ajudar o próximo não por querer algo em troca, e sim para sentir que fizemos algo de bom para alguém, e isso não precisa ser uma coisa muito grande porque só de perguntarmos para uma pessoa se ela está bem ou se alguma coisa está lhe magoando ou lhe preocupando, ela irá perceber que estamos preocupados com ela e isso vai melhorar o seu dia a partir daquele exato momento. Não prejudicando, magoando o próximo, já estamos fazendo a nossa parte para que o dia dessa pessoa seja melhor.


Autoras: Bruna Luiza e Maísa Barbosa
Turma 203 

Um comentário: