Uma reflexão sobre a gravidez na adolescência

"... a cada dia mais, adolescentes acabam se tornando pais precoces".


A mais provável realização de um casal é a gravidez. A possibilidade de gerar uma vida dentro de si é um dos desejos mais gratificantes do universo. E nessas ultimas décadas o número de mulheres grávidas acima dos 25 anos vem diminuindo drasticamente, por outro lado a gravidez de garotas entre 15 e 24 anos vem aumentando gradativamente.
Estudos recentes apontam que o número de mulheres acima dos 25 anos que estão em um emprego fixo com jornada de oito horas diárias só vem aumentando. Talvez essa seja a cauda da diminuição do número de mulheres acima dos 25 anos grávidas. O acumulo de trabalho, acaba impossibilitando-as de ter filhos, ou algo a mais para se ocupar. Já as garotas entre 15 e 24 anos, possuem mais tempo livre e acabam engravidando mais cedo.
Os motivos da gravidez na adolescência são vários, mas sempre tem a mesma ligação. No Brasil pesquisas informam que 30% das adolescentes que estão grávidas, foi por algum tipo de irresponsabilidade, 40% acham que não poderia ocorrer com elas, 10% não planejaram a transa, 7% querem prender o namorado, 3% querem ter filhos, 6% não tinham acesso a informações sobre gravidez e contraceptivos e 4% não tinham acesso a contraceptivos.
A responsabilidade de se criar um filho nesse mundo de hoje é uma coisa banal, talvez isso tudo por que a maior parte das mães e pais que temos hoje são apenas crianças que mal atingiram a puberdade. O número de adolescentes que perdem sua juventude para cuidar de filhos só vem aumentando e a sociedade que deveria ajudar com mais informações só está servindo para julgar e criar a cada dia mais, adolescentes que acabam se tornando pais precoces.

Autores: Matheus Miranda e Cássia Fernanda
Turma 207

0 comentários: