Filosofia: o começo das ciências

"... a Filosofia aparece assim, antes e depois da Ciência: antes, como campo gerador e orientando das hipóteses científicas ; depois, como interpretação dos resultados das ciências".


Hoje em nossas vidas, a todo canto existe ‘’ciência’’ , quando pegamos no celular, quando olhamos a chuva cair, quando simplesmente nos alimentamos. “Segundo Ander-Egg, em sua obra ‘‘Introducción a las técnicas de investigación social’’(1978:15) ciência pode ser definida como:” Um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza".

Então,você deve se questionar , o que tem a Filosofia relacionada com Ciência a resposta é simples, na história da Filosofia ouvimos muito a seguinte expressão: ‘‘A filosofia é a mãe das ciências’’, o que é verdade, e podemos compreender em dois sentidos fundamentais:

O primeiro é que a Filosofia foi a primeira forma do chamado “conhecimento racional”, representando a Ciência. O segundo ponto é que a medida que ia aumentando o conhecimento foi surgindo a necessidade de especialização em determinadas áreas, como por exemplo, os números, os seres vivos, o movimento, o clima, etc. Daí foi levando o surgimento de várias ciências a partir da filosofia.

Para alguns homens a ciência era parte da filosofia, tais como:

Platão, com as Matemáticas, tendo por objeto de estudo os números e as figuras, constituíam um raciocínio para a Filosofia propriamente dita, tendo como referencia as Ideias. Outro grande filósofo foi Aristóteles com  a ciência da Metafísica ,que é uma análise filosófica do ser.

Até o século XIX, apenas Kant dizia que Filosofia e Ciência eram diferentes, ele dizia que filosofia tem como objetivo o conhecimento da Natureza, e ciência determina as condições e os limites desse conhecimento.

O que aconteceu, foi que a Filosofia perdeu lugar para as Ciências, que se dividiu em várias áreas, que foi sistematizada, surgindo várias ciências. O poeta-filósofo Antero de Quental dizia, em1890, que “a ciência é irmã da filosofia, não sua serva”. Segundo ele se à Ciência cabe a missão de “desenhar, as leis positivas, e o universo com suas leis, variedades e fenômenos,a Filosofia tinha como missão de  “interpretar superiormente o significado dessas coisas e de descobrir ou de tentar descobrir a chave do grande enigma”.Segundo ele a Filosofia aparece assim, antes e depois da Ciência: antes, como campo gerador e orientando das hipóteses científicas ; depois, como interpretação dos resultados das ciências.

Também há o conceito de que a Filosofia e Ciência formaram uma miscigenação, ou seja, as duas se uniram, apesar de sua separação, de certo modo os cientistas se tornaram filósofos, pelo modo como colocam as questões e as tratam, por exemplo, um cientista que tenta descobrir a uma forma de utilizar a energia nuclear, ele não pode pensar simplesmente e fazer com aquilo dê certo, ele precisa pensar e vários fatos, do tipo se aquela forma de uso da energia nuclear pode causar danos a população, se vai ser melhor para economia, se o risco de ocorrer acidentes é alto. Enfim, a cientista precisa do pensamento filosófico. E os filósofos tiveram que de certo modo se tornarem cientistas, como por exemplo, no gosto pela análise, na necessidade de especialização, incluindo quando se referem à Ciência, pela consequência causada nos seus resultados.

Para concluir, podemos dizer que a Filosofia assumiu características científicas e, por outro lado, a Ciência assumiu características filosóficas, mas isso não quer dizer que cada uma tenha sua especialização e propriedade.


Autores: Igor Julio Cardoso
Turma 209


Algumas falas, e conceitos tirados de: http://www.lusosofia.net

0 comentários: