Os padrões de beleza e suas influências


"A busca de um corpo perfeito está começando cada vez mais cedo, que pode ser um problema..."

Se no Brasil a moda é ter um corpo magro ou ser uma  mulher fruta, bronzeado e cheios de curvas, em outros não é bem assim ."Os referenciais de beleza estão ligados à visão de mundo de cada cultura. Como as sociedades são diferentes umas das outras, eles também são", explica a antropóloga Mirela Berger, pós-doutoranda e professora colaboradora da Unicamp.Na sociedade ocidental o padrão de beleza são corpos magro como corpo de modelo o chamado  “corpo perfeito que”  , cada vez mais jovens estão a procura desse padrão e a mídia é uma grande incentivadora,que mostra em programas de TV , revista, internet entre outros ,corpos magros ,esculturais e os resultados são como a obsessão pela magreza,as dietas ,as malhações,cirurgias, cremes estéticos entre outros .
  
  A busca de um corpo perfeito está começando cada vez mais cedo, que pode ser um problema,  um exemplo são as academias de musculação está cada vez mais lotada de adolescentes, que dependo da atividade física praticado pode provocar impactos negativos no crescimento. Os distúrbios alimentares também são muito comuns, principalmente em meninas como diz uma pesquisa do site minha vida, os principais distúrbios são a  bulimia  que afeta muito mais mulheres do que homens,e a  anorexia nervosa que é um distúrbio alimentar grave potencialmente fatal de perda de peso excessivo, no qual a pessoa procura uma extrema magreza, levando a pessoa a tomar estratégias para perder peso.

 Já no oriente os padrões de beleza são influenciados pela cultura, tem lugares que ter um corpo mais cheio é privilegio em Mauritânia as mulheres que tem o corpo mais cheio é sinal que o marido é rico e que elas não precisam trabalhar, já um país da Ásia, Mianmar a  moda são os pescoços longos. E se no Brasil o padrão é a pele bronzeada, outros paises com Paquistão, Tailândia, Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia e Índia o padrão lá é a pele esbranquiçada.

  Pode se perceber com tudo isso que cada país tem o seu padrão de beleza, independentemente de influencias culturais ou de meio de comunicação. Cada país tem um jeito de se vestir, de como o corpo vai ser, mas vale lembrar que cada um tem que sentir bem com a moda que  se  segue.

Autoras: Larissa Freire Santos e
Rosilene Bárbara de Sena Severino
Turma 209

0 comentários: