As Músicas e suas influências em nossas mentes

"A canção é capaz de mudar nosso estado de espírito ou de resgatar um momento especial da nossa vida".
A música faz parte do cotidiano, assim como tomar banho e dormir. Na literatura, podemos dizer que a musica é a “Arte de combinar sons e o silêncio”. A musica hoje é uma linguagem mundialmente conhecida, a musica é usada para expressar sentimentos, é um trabalho profissional, para fazer declarações, paródias, é uma produção cultural na qual todos ouçam. A canção é capaz de mudar nosso estado de espírito ou de resgatar um momento especial da nossa vida.

Uma música pode agradar ou não, é como um alimento alguns pessoas não toleram e outras são adoradoras, a música influencia tanto na vida de uma pessoa que ela pode se tornar fanática por um cantor ou cantora. Por isso recorremos às redes Sociais (Facebook), SMS, opiniões em blogs, para saber qual a opinião das pessoas, de idades entre 16 a 34 anos, a sua opinião sobre esse assunto.
Fizemos a seguinte pergunta: A música influência em alguma coisa para você? Se sim, Em que?

Segundo Thiago Reis, estudante de publicidade, via facebook;

Sim, na autoestima, no psicológico, tipo se você esta triste e você ouve uma musica melódica você fica mais melancólica ainda. Mas se está mal e ouve musicas mais agitadas isso melhora seu humor.

Segundo Poliane Silva, estudante de Enfermagem, via facebook;

Sim, influência em minhas emoções quando estou triste se ouço uma musica com que me identifico choro e se estou feliz isso se intensifica.

Segundo Diego Canedo, estudante, via Facebook;

Através da música que podemos sentir, transmitir, alegrar-nos com ela e ficarmos tristes também, porque lembramos de coisas, como pessoas, situações em que vivemos, etc. Enfim, a musica é o reflexo da nossa vida!

Segundo Joao Paulo, estudante de Engenharia Química, via Facebook;

Sim. A música é como água na alma... Lava as sujeiras que estão lá... Purifica e renova as forças...
Fiz aula de canto 1 ano e faz bem a tudo.

Segundo Gabrielle Mello, professora de TAEKWONDO, via Facebook;

Sim No lado espiritual, dependendo da música né. O fato é que na maioria das músicas me identifico com a melodia, à letra e também com o estilo musical. Então sinto bem em praticar alguma coisa.
Resumindo. Música para mim é um tratamento espiritual, porque ela trás muitos benefícios, por exemplo, me deixa mais relaxada, de bem com a vida, me faz querer viver mais !

Segundo Eduardo Steffano, estudante, via facebook;
Não representa nada.

Segundo Rosangela Henrrique, Estudante Enfermagem, via facebook

Não acho, ou melhor, muito raro isso acontecer comigo, tenho que estar numa angústia danada.

Segundo Fernanda Reis, estudante, via SMS;

Algumas sim, Na maioria das vezes na parte amorosa, influencia nas situações que as vezes você está depressiva ai escuta uma musica que levanta seu alto estima e tals.

Segundo Jéssica Rita, participa do coral da igreja de Timóteo, via SMS;

Algumas me fazem lembrar-se do passado.

Ao fazermos uma analises em relação a essas pessoas, podemos perceber que há várias opiniões sobre o que a música representa para cada um, mas vemos claramente que  a musica mexe com nosso interior e com nossas atitudes, então quando ouvimos alguma música com um tema especifico, temos mais tendência a seguir tal tema.
Basicamente a música diz quem somos, pois se somos pessoas apaixonadas e românticas, podemos verificar uma grande incidência do tipo de musica romântica no cotidiano da pessoa , mas se somos uma pessoa com espírito de mudança e luta, então algumas músicas cuja o tema é critica social terá maior incidência na vida de tal pessoa, enfim o que ouvimos afeta diretamente o que somos e a maneira que as pessoas nos vê. .

Mas, por que a música nos toca tanto?
"Ela ativa o sistema nervoso central mexendo com as emoções humanas de formas diferentes", afirma a professora titular de teoria musical e psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria de Lourdes Sekeff. Trocando em miúdos, como diria Chico Buarque, a canção funciona como cúmplice das nossas emoções.
  
Interessante saber!
A nota da emoção
Quer testar o quanto a música mexe com suas emoções? Faça o exercício proposto pela professora Maristela Smith, coordenadora do departamento de musicoterapia da FMU.
1- Recolha-se a um local especial da sua casa e reflita sobre o seu ser. Pense em quem você é, no que gosta, no que lhe dá prazer e conforto.
2- Anote num papel quais são as músicas e sons significativos para você. Podem ser canções inteiras, trechos de músicas, sons de batidas de portas, de chuva, de pássaros cantando.
3- Organize essa seleção por ordem de importância, tentando equilibrar uma boa sequência sonora.
4- Quando tiver certeza de que terminou, grave a seleção em CD ou em fita cassete e ouça sempre que achar importante.
5- Essa trilha sonora da sua vida terá uma função terapêutica de acalento nos momentos em que você precisar. ( Dinâmica retirada, da internet).

Autoras: NATALIA BIANCA E VITÓRIA CRISTINA
Turma: 211

0 comentários: