O poder da Música

"Ela tem o poder de nos deixar mais calmos como também tem o poder de nos deixar mais eufóricos".


A música exerce uma enorme influência em nosso dia a dia, tanto no nosso modo de agir quanto no nosso lado emocional. Ela tem o poder de nos deixar mais calmos como também tem o poder de nos deixar mais eufóricos.
Muitos afirmam que a musica existe desde o inicio do mundo, mas ninguém sabe ao certo dizer quando ela surgiu. Algumas pessoas afirmam que os “homens das cavernas” utilizavam já música como forma de comunicação.
Tal expressão artística mudou muito com passar dos anos, cada época foi marcada por algum tipo ou ritmo de música diferente (como nós anos 80 no Brasil se ouvia muito MPB, mais com enorme censura por causa da ditadura). Ela influenciou em muitas revoltas em todo o mundo, e muitas delas foram e ainda são proibidas em alguns países por influenciarem o povo a lutar por liberdade e vários outros aspectos. No Brasil não foi diferente, na época da ditadura houve uma grande repressão do governo sobre muitas músicas (como “Faroeste Caboclo” do Renato Russo entre outras...), muitos músicos foram perseguidos durante esse período.
No século XXI a música no Brasil passou a ser quase que pornográfica, ou até mesmo fazendo apologia e/ou incentivando o crime, tudo isso principalmente com a explosão do “funk carioca”, vale ressaltar que muitas pessoas não consideram isso como música e sim como poluição sonora por causa de suas letras ofensivas.
Hoje em dia a musica para ter sucesso não precisa ter letra e sim ritmo (“um toquezinho legal”). Mas nem tudo foi tão “em vão”, no final do século XX ocorreu à explosão do “RAP” que é um tipo de musica que faz críticas em diversos pontos, esse estilo surgiu nas periferias onde buscavam por meio das rimas, mostrar a realidade nua e crua das periferias.

Autores: Pedro Henrique de Souza  e Matheus Soares
Turma 204

0 comentários: