Fatores que influenciam no desenvolvimento escolar do aluno

"...a pobreza é o principal fator que afeta o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental".


A educação está em todos os lugares, já nascemos aprendendo. Cada família tem sua própria educação , seu modo de ensinar.

Muitos fatores influenciam na formação escolar do aluno, seja em aspectos bons ou ruins. A falta de recursos, de dinheiro, que se parte da família e que passa para a vida da criança. Ou seja , uma família que não tem muitos recursos financeiros e que não tiveram bom estudo, esse aspecto influenciará no rendimento escolar da criança?

  Pode ser que sim ou não. Sim, pelo mal aproveitamento dos país que acabam deixando a criança “de lado”, e muitas vezes não as educam desde casa, para que na escola se sobressaem e se tornem jovem que irão ter um bom trabalho e possam vencer na vida. Outro fator, também é a Pobreza, que as crianças muitas vezes não tem oportunidade de terem uma boa educação. Uma pesquisa feita no Campus Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (CEDEC) e financiado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do (Ministério da Educação), mostram que a pobreza é o principal fator que afeta o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental. Mas será que isso quer dizer que essas crianças não irão ter um grande futuro? Não exatamente, claro que isso pode influenciar, mas, pois apenas basta vontade de aprender e apoio de família e amigos.
 
  Muitas pessoas que mesmo nascendo em “berço” não considerado em condições boas para se ter uma boa educação, conseguem vencer na vida, tendo um bom emprego e condições de vida consideráveis, mas também existem muitos municípios pobres com bom desempenho escolar. Mas é muito difícil se a pessoa não tem uma boa participação da família, e a ajuda da mesma, pois as dificuldades são muitas, por exemplo a criança mais pobre não irá ter muitos recursos, não terá acesso a jornais e livros em sua casa, terá poucas oportunidades de usufruir de atividades culturais, ainda mais se seus pais não tiverem estudado. Existem também varias carências de ensino impróprio e inadequado, o que também prejudica o desempenho escolar. Outro papel importante é a função dos pais, que alguns exigem pouco e deixam os filhos ‘largados’ e os pais exigente que exigem ate muito do filho, e os deixam com baixa auto-estima e dependência.

Uma vez a educação em casa, foi regularmente boa, na escola, pode muitas vezes mudar. A criança tende a ser ‘curiosa’ quando bem pequena, querendo descobrir tudo, mas ao tempo que ela chega na escola, sua ‘curiosidade’ é barrada e ela acaba-a perdendo um pouco. E além disso na escola, existem outros diversos fatores que afetam o aluno, como o professor, os outros alunos, os métodos de ensino e o ambiente escolar. Então não adianta a criança ir pra uma escola, sendo que esta escola não tem preparo, não existem professores qualificados para o cargo, e o ambiente escolar é cheio de falhas, muitas vezes é culpa da escola a não aprendizagem do aluno. Para aprender o aluno precisa de um ambiente de confiança, respeito e colaboração com os colegas. Os pais precisam estar sempre atentos com seus filhos, procurando assim , ajudar o filho a estudar para ter um futuro melhor. Depois a fase adolescente que muitos adolescentes desistem por mesmo falta de interesse, desprezo pelo estudo , entre outros. Mas os que venceram desde a fase criança que antes os pais que tomavam conta e que agora os próprios vão ter, não existem desculpa para não estudar por falta de dinheiro, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) por exemplo é uma boa pedida para os que querem estudar e ter um futuro melhor.

Autoras: Luana Alves dos Santos E Bruna Kelly Oliveira‏.
Turma 206

0 comentários: