O problema da baixa autoestima entre os jovens



            Durante muito tempo acreditou-se que os jovens não entravam em depressão, mas hoje prova-se o contrário. Um em cada cinco adolescentes sofrem de depressão, e são diversas as causas que levam o jovem a ter a autoestima baixa, dentre elas estão: a internet e a televisão.

            A internet é ainda mais preocupante, pois é "terra de ninguém", onde as pessoas ofendem umas às outras, difamam, denigrem a imagem e nada acontece pois em muitos casos a localização dos agressores é impossível. Além de que com o maior acesso às redes sociais, a comunicação entre jovens vem aumentado desesperadamente, uma vez que a comunicação à longa distância seja possível. Porém, com a expansão dessa tecnologia, vem uma outra grande preocupação, o bullying.

            Essa atuação no meio virtual é altamente perigosa, pois além de o jovem poder estar sendo julgado, ofendido e ter imagens publicadas ou o mesmo estar praticando o ato, os conteúdos ficam expostos para que o mundo veja. E os efeitos do bullying virtual, ou cyberbullying não são diferentes do bullying na vida real, pois junto com essas atuações maliciosas, vem a depressão, a exclusão, e vários outros efeitos contrários na vida de um adolescente que geralmente não possui uma mente fixa.

            Além disso, com a depressão, a entrada nas drogas é quase inevitável. Já que com a autoestima muito baixa eles procuram tentar esquecer de alguma forma, e o meio mais fácil que encontram são as drogas, acarretando vários problemas familiares e sociais.

            Muitos jovens se suicidam devido a isso. Enfim, esse problema é um caso sério, algo que a sociedade atual não vê como um problema muito preocupante, mas que na verdade é sim.

Autores: D’Angelo Matheus Pereira de Oliveira e
Laura Pimentel Ferreira.
Turma 210

0 comentários: