A importância da busca do Equilíbrio nos dias de hoje


"Não podemos reduzir o monstro que existe em cada um de nós, mas podemos aprender a controlá-lo". 


Todos os dias, quando ligamos a TV, nos deparamos com notícias de mortes por motivos banais. As pessoas descontrolam-se mais a cada dia que passa. O egoísmo e a ira vem dominando nossas vidas. A ganância e o consumismo já são partes de nós. A crueldade já virou rotina. Os conflitos no trânsito são produtos da falta de paciência. E esse imediatismo que nos persegue faz com que sejamos pessoas irritadas na maior parte do dia, levando muitos a procurar uma felicidade temporária devido à impaciência pela busca por uma satisfação verdadeira e duradoura.

Mas o que fazer pra tentar mudar alguma coisa nesse quadro tão agravante em nossa sociedade? Bem, serenar a mente é uma das muitas possibilidades. E como podemos alcançar tal serenidade? Um dos métodos usados é a meditação, pois através dela nos mantemos calmos mesmo em situações contrárias as nossas vontades e erradicamos pensamentos que nos trazem sentimentos ruins. Muitos ignoram a meditação por ligarem-na à religiões, mas ela também pode ser praticada como instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

O equilíbrio pode ser entendido de forma diferente para cada um de nós, seja na paz de espírito, na serenidade, ou no desligar-se do mundo exterior para uma reflexão.

Para o equilíbrio, somente a saúde mental não é o bastante, é necessário manter a saúde física. Para isso existe a Ioga, que se trata de uma filosofia, além de ser uma técnica de bem estar psicofísico. "Ioga é o caminho prático e natural para a integração da nossa essência interior com o mundo exterior e com o próprio Universo. Trata-se de uma filosofia e de uma ciência. E dentro dessa ciência existe uma metodologia, onde estão inseridos os exercícios, que visam o equilíbrio psicossomático, com reflexos positivos em todo o organismo", afirma Claudio Duarte, professor da modalidade há 35 anos e presidente da Associação Brasileira de Ioga.

É claro que uma sociedade plenamente pacífica não passa de uma utopia. Não podemos reduzir o monstro que existe em cada um de nós, mas podemos aprender a controlá-lo.


Autoras: Jackeline Sylmara Souza Quirino e
Sara Juliana Avelino.
Turma 207

0 comentários: