O Cérebro Robô: o mundo no século XXI

"... com a evolução da tecnologia da informação os recursos foram só aumentados e o tamanho diminuindo".


Vivemos em um mundo totalmente diferente do de 60, 50 anos atrás. E por quê? E pelo simples e também curioso fato de o mundo hoje ser dominado em maiorias pelos “cérebros robôs”. Mas o que quer dizer essa expressão tão esquisita? Estamos na chamada Terceira Revolução Industrial, a Era da Tecnologia, da Computação, da Comunicação e Informação em tempo real, da Fibra Óptica, dos Satélites e da Astronomia, e se for pra para pra pensar tem muito mais, mas isso e só a superfície da evolução tão rápida da tecnologia em geral.

   Isso pelo fato de que muitas das invenções de hoje num passado não tão distante, eram obras de ficção cientifica como os computadores portáteis, os aviões a jato, comunicação e informação em tempo real. O que hoje e tão comum ao uns tempos atrás era um sonho considerado às vezes impossível. Quem sonharia em viajar acima da velocidade do som acima das nuvens a mais de Nove mil metros? Quem imaginaria que seria possível mandar e receber informações em tempo real, ter tudo a um toque da mão como os tablets e smartphones que de pequenos só tem o tamanho, mas em poder de informação são gigantescos?

   Ai está a mágica do cérebro robô, pois, com a evolução da tecnologia da informação os recursos foram só aumentados e o tamanho diminuindo. Quem diria que o primeiro computador do mundo o “ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator)” que fazia Cinco mil operações e era o Ó do borogodo da época e, que hoje não seria páreo nem pra uma calculadora de bolso! O que ocupava 180 m² de área construída e pesava 30 toneladas hoje não são nem um décimo disso tudo! Hoje há os computadores pessoais, os smartphones, tablets, notebooks, que alem de pequenos e muito úteis, são em suma muito poderosos em capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Mas por que tanto alvoroço em torno de algo tão comum hoje em dia? O que tem de tão especial nesses cérebros robôs? A resposta e simples e curta: pense em um mundo sem eles. Imagine um mundo sem Internet, tecnologia ou informação como as de hoje? Seria um completo caos pelo simples fato de que os seres humanos se tornaram dependentes da tecnologia em si. Todas as grandes descobertas do homem só puderam se concretizar e chegar ao que são hoje graças aos constantes avanços da tecnologia e da informação.

E isso não para por ai, pois a evolução da tecnologia continuar nesse ritmo tão alucinante, daqui a pouco tempo o que hoje e top de linha vai passar a ser obsoleto... E deixar rolar pra ver o que vai acontecer e se preparar pelo que esta por vir! 

Autora: Mariana Dias Romualdo
Turma 206

0 comentários: