Reflexão sobre o amor na história da Filosofia

"...amamos o que nos falta... a falta gera o desejo, que gera o amor, pela a coisa que nos falta..."


Para muitas pessoas o amor e um sentimento que temos quando encontramos alguém que por algum motivo inexplicável nos atraí fisicamente e dizemos que estamos apaixonados por aquela pessoa.

   O filosofo Platão escreveu o livro ´´O Banquete`` nele há passagens em que Sócrates e outros filósofos falam sobre o amor e o seu significado. Para Sócrates ‘’Amor = Desejo = Falta, ou seja ‘’amamos o que nos falta... a falta gera o desejo, que gera o amor, pela a coisa que nos falta’’’’

   Há também o amor de Aristophane que e explicado no livro de Platão através do mito dos ancestrais dizia que nos os seres humanos éramos diferentes de como somos hoje éramos compostos por: Duas cabeças, quatro braços e etc. Ou seja, tudo dobrado como se fossem duas pessoas em uma só. Tínhamos também dois sexos alguns tinham um feminino e outro masculino ou dois femininos ou dois masculinos estes seres queriam subir aos seus e se rebelarem contra os deuses, Zeus que era o deus vamos dizer líder, pois era ele quem dava as ordens ficou muito bravo e mandou que os separassem cortando os ao meio e deixando os como são agora no caso nos, depois de separados começaram a sentirem a falta da sua outra metade e o que às vezes algumas pessoas costumam disser sobre quererem encontra sua outra metade ou sua cara metade. Para Aristophane o amor e como uma junção de dois seres que foram separados há muito tempo atrás se unindo e se tornando um novamente.

   Mas o amor também tem suas controversas como, por exemplo, o sofrimento que aparece quando achamos que encontramos a pessoa certa e na verdade estamos enganados. O sofrimento provoca dor uma dor inexplicável e que atinge principalmente o coração só que e uma dor que só existe em nossa imaginação. Nem sempre encontramos nossa cara metade, pois ela pode estar por perto ou bem longe em outro país ou em outro continente, mas não importa se a encontramos ou não, o importante e que estejamos com quem estivermos se estivermos bem nada mais importa.

Autoras: Alessandra dos Santos Teixeira e Jéssica Gripp Ribeiro Arruda.
Turma 210

0 comentários: