Como as pessoas lidam com o medo?




O medo é um sentimento que proporciona o estado da pessoa, resultando pelo receio de fazer algo ou geralmente por se sentir ameaçado. Para algumas pessoas o medo é o contrário de fé, muitos religiosos acreditam que com Deus na vida as pessoas jamais terão medo, pois Deus é amor e o verdadeiro amor lança fora todo medo.
Pode se entender que o medo é uma reação obtida com algum contato físico ou mental, conhecida como ansiedade ou fobia que pode se transformar em uma doença e começa a mexer com a psicologia da pessoa. Com a ajuda de psicólogos para tratar o medo, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar tal obstáculo.

  Hoje em dia a sociedade em geral sofrem vários tipos de medo, entre eles são:
-Medo de altura;
-Medo da Morte;
-Medo do escuro
-Medo de falar em publico.

- Como superar o medo de altura?
Considerado também como uma fobia, provocado pelas situações como olhar para baixo em cima de uma plataforma elevada.
Fobias como o medo de altura é comum, para o tratamento geralmente quando o caso é grave, é aplicada uma forma de psicoterapia para diminuir o exagero de medo.
Segundo especialistas o jeito mais fácil de lidar com seu medo é enfrentá-los.Os pacientes com medo de altura foram expostos a situação  de altura, a maioria conseguiram se livrar dos ataques de medo causado pelas alturas

- Como superar o medo da morte?

“A morte é fácil, simples a vida é mais difícil”, a vida é feita de desilusões ,dos sonhos frustrados,traições.A verdade é que a morte não existe,pois indica o resurgimento de outra vida. Grande parte da população assumem ter medo da morte,mas na verdade não é da morte que eles tem medo, mas sim o lugar que vão quando morrerem. Pense na morte como algo bom, se a morte não existisse estaríamos por aí vivendo como zumbis, caindo aos pedaços sem ter um descanso eterno.

- Como superar o medo do escuro?

É só apagarem as luzes que algumas pessoas começam imaginar coisas,como por exemplo monstros ou espíritos do mal.O medo pode ser utilizado como fruto da imaginação e defesa do ser humano.
 Para superar o medo do escuro, tente não imaginar coisas, pois o medo vem da imaginação da pessoa.Na hora de dormir que o medo começa,se você tem pânico de ficar no escuro,evite apagar todas as luzes da casa.
  Segundo psicólogos, dizem que é importante as pessoas tentarem  superar seus medos enfrentando eles, por mais difícil que seja,você se sentirá bem melhor.

Como superar o medo de falar em público?

O medo de falar em público é comum entre as pessoas,ocorre em várias situações,pode ser um grupo de  3 pessoas,ou numa sala de aula com 40 alunos que o medo de se expressar continua  mesmo.Para algumas pessoas falar em público gera insegurança,principalmente quando a pessoa é tímida,nem todos conseguem superar esse medo, mas se desenvolvem com mais facilidade através da prática.
As pessoas que tem medo de falar em público normalmente sofrem com isso. Tem vontade de falar, de se expressar, de “ mostrar que existe e que está ali”, mas o medo as impede. Resultando os efeitos físicos dos medrosos que se arriscam a falar. Alguns gaguejam, outros suam, o coração bate acelerado e o raciocínio não consegue ser organizado.

Não é feio nem errado não conseguir falar em público. Ou seja, ninguém precisa se sentir culpado por passar por isso. Existe o medo, resta enfrentá-lo para mudar.Existem algumas técnicas para ajudar superar esse medo:Manter a respiração mais devagar e com tempo,manter o raciocínio focado somente na ideia, mascar chicletes antes também ajuda,e o principal é a auto-confiança e não se importar o que os outros pensam.

Entrevista: Como você se lida com o “Medo”?

Suelem Vieira diz: “Eu aprendi que quando estou com medo,peço a Deus para me tirar todo o medo,e tento ficar longe das coisa que tenho medo”.

Allan Marques diz:” Fecho os meus olhos e penso que é só uma imaginação boba, pois o medo é apenas um fruto da imaginação”.

Mariana Lisbanho diz: “Evito as coisas que me faz medo como ,assistir filmes de terror,ou ficar no escuro sozinha,enfim evito coisas sobrenaturais”.

Renato Castro diz: ”Desafio meu próprio medo, acho isso fantástico e perigoso ao mesmo tempo,pois aprendo a superar meus medos encarando-os.

Entre outras, o medo é apenas fruto da nossa imaginação, a melhor forma de encará-los é ficar de cara a cara com o seu medo ,e  assim você conseguirá ficar livre deles.



Autoras: Daniele Silva Castro e Letícia Roque
Turma 201







Um comentário: