Games violentos: inofensivos ou perigosos?

"...do mesmo modo que um jogo violento poderia causar violência, um outro tipo de mídia também poderia..."


Apesar de vários pesquisadores afirmarem que os games violentos, trazem sim, uma grande influência moral estimulando o mal comportamento de crianças e adolescentes, a grande maioria comprova que não, e baseado nisto usuários da internet fizeram deste tema um assunto que rendeu polêmica.

   Em janeiro deste ano, o senador Valdir Raupp criou um projeto de lei visando banir os games violentos do Brasil. O PL 170/06 torna qualquer ato como: fabricar, importar ou distribuir games violentos uma atitude criminosa, o tal projeto foi retirado por ele depois que foi feito um estudo mais aprofundado dos termos da proposição, e até mesmo sob o instrumento normativo a ser alterado, verificou-se que o alcance pretendido no projeto acabou sendo dissociado de sua finalidade.  Mas já era tarde, o assunto já tinha feito a cabeça das pessoas e as mesmas decidiram expor suas opiniões.

   Usuários de uma determinada rede social afirma que esses tipos de jogos, em que é possível matar, não torna um pessoa violenta, afinal é de mentira, e o mesmo pode melhorar características como pensamento lógico, raciocínio, velocidade, reflexo, lidar com problemas, resolução, stress, entra outras. Outro usuário após ter feito pesquisas, concluiu que o primeiro jogo à gerar polêmica foi o “Death Race”, lançado em 1976, cujo o objetivo era atropelar pessoas e ganhar pontos, como o jogo acabou gerando protestos, ele foi o causador das primeiros leis do gênero. Dizer que uma pessoa criminosa joga jogos violentos seria o mesmo que dizer que pessoas criminosa tem telefone celular, afinal atualmente 70% da população dos EUA joga vídeo-game, não só criminosos e pessoas violentas, como escoteiros e avós bonzinhos, na verdade estudos comprovam que o efeito é contrário, as pessoas que não jogam jogos violentos tem mais chances de serem agressivas, porque se compararmos à época em que os meios de comunicação em massa como a televisão e o rádio não haviam sido inventados, as pessoas eram mais violentas, mas depois destes meios terem tomado a casa de várias pessoas elas  diminuíram esse nível de agressividade.

   Após o ocorrido em Realengo, numa quinta-feira do dia 7, algumas matérias deram ênfase nos jogos violentos que o assassino jogava, afirmando assim que Wellington Menezes de Oliveira foi influenciado pelos mesmos. Se os games violentos são considerados hostis, o que dizer então de filmes, séries e novelas que trazem violência? Este ano, durante a estréia do filme “Batman O Cavaleiro das Trevas: Ressurge”, um jovem americano matou 14 pessoas e deixou 50 feridas, ele deixou bem claro ao citar que quis agir como o personagem Coringa, da saga.

Então do mesmo modo que um jogo violento poderia causar violência, um outro tipo de mídia também poderia, o fato é que foram tiradas conclusões precipitadas quanto à este assunto, e a maioria das pessoa sabem e tentam omitir que a verdadeira causa da violência das pessoas nunca foi os games e sim a pobreza, pais ausentes, ambiente desestruturado.

Autores: André Filipe Viana Justino e
Ygor Martins Ribeiro.
Turma 201

Um comentário: