Os jovens contemporâneos e a busca pelo conhecimento

“A aparência abre as portas, mas é a inteligência que define a jornada”.



O ato de querermos estar a par dos acontecimentos gerais já não representa um obstáculo para nós. Nos últimos anos, especialmente em relação ao avanço tecnológico e informático, apareceu a Rede Mundial de Computadores (Internet), e com ela páginas de informação e entretenimento, aplicativos móveis e as redes sociais fizeram com que cada vez mais rápido e instantaneamente a notícia pudesse chegar de forma clara e objetiva ao grande público. Um pouco antes do surgimento da Internet havia sim, meios de comunicação, como a televisão o rádio e as mídias impressas, que exerciam a função de transmitir as sucessões do cotidiano; entretanto, vale ressaltar que nem todo mundo tinha acesso à esses veículos, fora que os dados vinham incompletos e lentamente. Portanto, dessa necessidade a Internet veio ajudar e muito. Mas, o que se percebe, hoje é um apego exagerado aos fatos inúteis e insignificantes que estão nesse meio e até fora dele. As crianças e os adolescentes que o digam.

No lugar de escolher saber sobre educação, cultura, fatos relevantes mundiais, históricos e meio ambiente, por exemplo, preferem ler resumos de novela, fofocas de famosos, horóscopo e salas de bate- papo. Um desperdício de tempo e aquisição de entendimento de assuntos que interferem direta e indiretamente no nosso modo de viver, pensar, agir, sentir e expressar. O hábito da leitura e da escrita acaba tornando-se algo que merece ficar em segundo, terceiro plano. Ou, em alguns casos, inexistente para a juventude. Juventude essa que deixa de aprender e obter maior desenvolvimento intelectual e curiosidade de pesquisar e se adentrar em espaços instigantes, questionadores e reflexivos, fazendo com que não tenham a aptidão de serem formadores de opinião, ou seja, indivíduos que saibam argumentar e defender causas que apoiem, gerando progresso ou acréscimo de novidades para uma determinada área social, política, econômica, ou até mesmo cientifica. Basta analisarmos a diferença enorme que há entre o nosso país e a Finlândia, no nível educacional, por exemplo. Enquanto esta nação encontra-se em primeiro lugar nas disciplinas de Matemática e Leitura e interpretação de texto, o Brasil está em 53º lugar no primeiro quesito e 56º lugar no segundo. Uma pesquisa entristecedora e lamentável.

De que adianta projetos e trabalhos serem feitos pelo Governo Federal, as escolas e os pais se o interesse, a vontade de busca e investigação do mundo não partir dos jovens? É preciso que tenham mais coragem e impulso para ir atrás da legitima e preciosa sabedoria. Além do desinteresse jovial pelo conhecimento grandioso e modificador, também existe a questão da beleza, do senso estético prevalecer mais, mas isso não se restringe ao universo teen, e sim até no setor profissional, na seleção de funcionários mais formosos e exclusão dos disformes. O que se pode fazer? É a triste e dura realidade que vivenciamos, e até pregamos imperceptivelmente, de vez em quando.

Como já dizia o brilhante e o imponente filósofo Sócrates: “ Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”, “ O verdadeiro conhecimento vem de dentro” e “ Só sei que nada sei”. Estas são belíssimas frases que deveriam sair da teoria e entrar em prática no dia a dia. Desse modo, muitas pessoas, principalmente o público juvenil, ganhariam quase ou totalmente a ferramenta essencial e revolucionária que integraria e modelaria o comportamento humano em diversos aspectos: a visão global das coisas, ou simplesmente a prudência de ser mais compreensivo agradecido e tolerante. Ou, resumidamente, ter a civilidade de nunca rejeitar o que é novo e benéfico para si e o grupo.


“A aparência abre as portas, mas é a inteligência que define a jornada”. Augusto Cury                                                                                                                                                                                                           


Autores: Lucas Avelar e Géssica Araújo
Turma 203

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