1º Ano - Correção do Bloco de Atividades do 3º Bimestre

BLOCO DE ATIVIDADES (1ª PARTE)

QUESTÃO 01
Sobre a expressão cultural da filosofia no Ocidente, é INCORRETO afirmar que 

A) a atividade filosófica, enquanto abordagem racional, surge no contexto cultural grego, expressando-se inicialmente como tentativa de explicar a realidade do mundo sem recorrer à mitologia e à religião. 
B) a filosofia nasce na Grécia, no século V a.C., com os filósofos pré-socráticos, procurando encontrar o princípio do universo. 
Alguns vão explicar o mundo, apelando para uma arché, ou seja, o elemento constitutivo básico do qual a totalidade do universo seria constituída. 
C) Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores clássicos da Grécia dos séculos V e IV a.C. e que constituíram a filosofia como metafísica, fornecendo os alicerces de toda a tradição filosófica do Ocidente.
D) é no contexto helenístico, universalizado pela ação político-administrativa dos romanos, que a filosofia grega vai se encontrar com o cristianismo. Desde o início da era cristã, pensadores ligados à nova religião estudaram o pensamento dos gregos e estabeleceram relações com ele, incorporando alguns elementos e rejeitando outros. 
(E) o projeto iluminista da filosofia, conduzido sob o mais exigente racionalismo, iniciou-se por duas grandes vias. De um lado, praticando-se uma filosofia acrítica, encarregada de superar a metafísica no plano teórico; de outro, criando uma nova forma de conhecimento, a religião, que substituiria o saber das essências pelo saber dos fenômenos. 

Justifique sua resposta: A alternativa E está incorreta, pois, no projeto iluminista da filosofia não se praticava uma filosofia “acrítica”, muito pelo contrário, e muito menos criando como nova forma de conhecimento a religião.

QUESTÃO 02
"A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas."
(Fonte: MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM)).
Sobre a reflexão crítica, assinale a alternativa INCORRETA. 

(A) A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas. 
(B) A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam. 
(C) A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos. 
(D) A Filosofia é um processo de reflexão, um "conhece-te a ti mesmo". 
(E) Para a Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer. 

Justifique sua resposta: O filósofo dá tamanha importância à razão e à capacidade de conhecer do homem que chega a afirmar que é impossível conhecer o bem e não fazê-lo.

QUESTÃO 03
Sobre os conceitos de Filosofia é INCORRETO afirmar: 
(A) Filosofia é um questionamento. O ser, os valores, as nossas ações, a capacidade de conhecimento e as possibilidades de atingir ou não uma verdade fazem parte destas indagações. 
(B) A palavra filosofia vem do grego e significa amor à sabedoria. Por isso temos que gostar de indagar, refletir e satisfazer nossa curiosidade. 
(C) A Filosofia tem a mesma função que as ciências. Ela tem utilidade prática. Por meio dela, se aprende a pensar sobre as questões que as ciências abordam. 
(D) A Filosofia não quer atingir um conhecimento certo, indubitável, válido para todas as épocas e todos os lugares. 
(E) A Filosofia busca analisar a realidade de forma crítica e racional.

Justifique sua resposta: A ciência e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum.. Elas nascem juntas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade. Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos. Mas, a partir do século XVII a Ciência se afasta da filosofia, e se aproxima da técnica. A ciência é empírica, experimental e metódica, a filosofia não tem essa preocupação. Para filosofar não é preciso necessariamente fazer experimentos e utilizar de determinados métodos como na ciência. Como também a ciência apresenta-se como um conhecimento totalmente claro e preciso enquanto a filosofia não. Ela se caracteriza mais pela liberdade em relação a esses preceitos que são indispensáveis na ciência.

QUESTÃO 04
Das alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

(A) O pensamento mitológico é resultado do delírio humano, sendo uma forma de pensar exclusiva do mundo antigo. Como exemplos, podemos citar os mitos gregos: Zeus, Poseidon, Atena, Prometeu e Pandora. 
(B) A superação do mundo fenomênico se dá através do pensamento mítico, onde abstraímos as forças sobrenaturais e fantasiosas e as relacionamos com a realidade concreta. 
(C) O rompimento da atitude dogmática se dá no momento da aceitação do óbvio, do conservador e dos preconceitos. 
(D) Sendo renovador, o dogmatismo enquanto corrente filosófica, propõe a atualizar os conceitos do pensamento humano enquadrando-os de acordo com a necessidade contemporânea, possibilitando ao sujeito uma reflexão crítica sobre o pensamento. 
(E) A ideologia é uma expressão histórica e social, que segundo Marx, decorre do modo de produção vigente, sendo um conjunto de representações, imagens e ideias sobre os aspectos da vida humana. 

QUESTÃO 05
Sobre as estruturas de um mito é INCORRETO afirmar: 

(A) Mito é uma verdade para a civilização que o desenvolveu. 
(B) Na condição de uma explicação, o mito sempre se refere a uma coisa verdadeira, real e existente, apesar de, em si, ser fantasioso e fabulativo. 
(C) Mito é uma forma de explicação pré-racional e pré-científico. 
(D) O Mito é manifestado de forma totalmente racional ajudando a explicar o surgimento da filosofia.
(E) O mito é uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade do narrador.

Justifique sua resposta: A narração mitológica não foca na racionalidade, ela envolve basicamente acontecimentos supostos, relativos a épocas primordiais, ocorridos antes do surgimento dos homens (história dos deuses) ou com os "primeiros" homens (história ancestral). O verdadeiro objeto do mito é um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido ao mundo.

QUESTÃO 06
O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
(A) moral. 
(B) político. 
(C) cosmológico. 
(D) educacional. 
(E) religioso. 

Justificativa: foram considerados cosmologistas pois queriam entender o cosmos/universo. Buscavam uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.

QUESTÃO 07
 "A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento"
(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2005, p. 20).
A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA. 

(A) A reflexão filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema. 
(B) A base da reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade exterior dos homens. 
(C) Podemos dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo. 
(D) A reflexão filosófica é questionamento, "por quê?", "o quê?" e "para quê?". 
(E) A crítica faz parte do processo de reflexão filosófica. 

Justifique sua resposta: A base da reflexão filosófica não encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, mas também na subjetividade e na realidade interior dos homens.

QUESTÃO 08
Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a) 

(A) Mito para a Filosofia. 
(B) Caos ao Cosmos. 
(C) Teogonia para a Epistéme. 
(D) Filosofia ao Mito. 
(E) Physis à Aletheia. 

QUESTÃO 09
"A identidade pessoal é construída na trama das relações sociais, que permeiam sua existência cotidiana. Assim, há que se esforçar para que as relações entre os indivíduos se caracterizem por atitudes de respeito mútuo, representadas pela valorização de cada pessoa em sua singularidade, ou seja, nas características que a constituem"

(ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: a fundamentação filosófica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004, p. 08).

A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA. 

(A) A relação recíproca entre indivíduo e sociedade é determinante para a formação da identidade. 
(B) A formação da identidade é apenas resultado de um processo subjetivo individual. 
(C) O reconhecimento das diversas identidades não se fundamenta no direito à igualdade e respeito às diferenças. 
(D) A formação da identidade é direcionada apenas pelo corpo social que molda o sujeito passivo. 
(E) O princípio de igualdade é irrelevante para a construção de uma sociedade democrática. 

QUESTÃO 10
A visão clássica do homem traz, em seu bojo, uma riqueza de múltiplas formas de expressão, entre as quais merece destaque a concepção antropológica presente na obra de Aristóteles. Um dos traços da antropologia aristotélica, que é essencial para que se tenha uma visão integral de sua concepção de homem, é 

(A) a estrutura do homem como reflexo da estrutura triádica da realidade superior (Uno - Inteligência - Alma), na qual o homem está inserido, concepção que se assenta no dualismo finalista da alma voltada para o inteligível ou para o corpo. 
(B) a teleologia do bem e do melhor, como via de acesso para a compreensão do mundo e do homem, e sobre a qual se funda a natureza ética da psyché. 
(C) a centralidade do problema do indivíduo, tratando-se de definir as condições de seu "viver feliz" (eudaimonia), e entre estas obtêm primazia aquelas que tomam o indivíduo como independente ou asseguram-lhe o senhorio de si mesmo (autárkeia). 
(D) o homem como ser de paixão e de desejo, traço presente tanto na descrição da estrutura da psyché, sede das paixões e do desejo, como na especificação de sua atividade, pois a vertente "irracional" da psyché intervém tanto na práxis ética e política, como na poíesis. 
(E) a unidade radical do ser do homem pensada numa perspectiva soteriológica, que se desdobra em três momentos articulados como momentos de uma história e de um itinerário da mente e da vontade. 

QUESTÃO 11
A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber: 

(A) Aletheia 
(B) Physis 
(C) Cosmos 
(D) Uno 
(E) Sóphos 

Justificativa: Aquilo que une os filósofos pré-socráticos é a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.

QUESTÃO 12
É bastante comum ouvirmos essa frase dos adultos: As crianças de hoje  já não brincam como as de antigamente. Dessa frase, podemos concluir que há  saudosismo da vida que deixamos para trás. Por isso, nunca é tarde para sabemos que as experiências e o conhecimento nos fazem rever nosso papel no mundo e nossa existência. Não somos como aranhas, ou abelhas, ou formigas que vivem numa imutável cultura, incapazes de decidir ou optar por um tipo de vida diferente. A natureza fez os animais assim, mas nós não somos assim, e nos recusamos a ser diferentes.

Escolha a ÚNICA alternativa que não completa a seguinte frase “quando as pessoas, por causa do progresso tecnológico, intervêm nos costumes, nas tradições, na forma de comunicar, nas relações entre as pessoas, mudando o rosto do mundo...”:

(A) Estão se readaptando ao cosmos porque as coisas não param de mudar.
(B) Estão criando novas culturas e recriando as existentes.
(C) Confirmam que cultura e tecnologia jamais andam juntas pois uma nega a outra.
(D) Demonstram que o progresso tecnológico altera os processos culturais em sua essência.
(E) Demonstram que a tecnologia influencia nosso jeito de ser e pensar.

QUESTÃO 13
Os estudos da Biologia nos ajudam a compreender que os animais, como as formigas, por exemplo, convivem entre si a partir de regras rígidas e imutáveis da Natureza. Por esta razão, a violência entre animais ocorre somente por duas causas fundamentais: fome e ameaça. Não há animal que violente ao outro ou ao ser humano exceto nos dois casos. Diferentemente dos animais, o ser humano teima em não seguir as normas da natureza, negando-se a obedecê-las. Por isso, ele é o único animal que mata por prazer, violenta e humilha o outro por querer. Essa disposição em não obedecer a regras da natureza é um dos fatores que nos diferenciam dos animais em comum.

Baseado nessa introdução assinale o item que descreve nossa igualdade em relação aos animais:
(A) A capacidade de relacionar inteligentemente dados, memorizá-los para uso posterior.
(B) A linguagem inteligível, conceituada e simbólica.
(C) A cultura, ou seja, o acúmulo de conhecimento e  experiência das gerações nos diferencia dos animais comuns.
(D) O hábito de comer e beber todos os dias, bem como o de dormir e o de acordar.
(E) Nossa religiosidade e crença em seres superiores.

 QUESTÃO 14
A evolução humana é prova de que usamos com racionalidade perfeita nossas culturas e a recriamos a cada dia. Usamos as mãos para evoluir nossos instrumentos tecnológicos; a nossa inteligência para conhecer cada vez mais o universo. Somos capazes de transformar o universo e fazer dele uma morada fantástica. Ás vezes, usamos essa capacidade para transformar nosso cotidiano num inferno. A evolução cultural é a característica mais evidente do ser humano. Mas, a pergunta por que o ser humano evoluiu e evolui? Pode ser respondida de várias maneiras. Assinale o item que responde corretamente a questão acima:

(A) Porque ele vive em sociedade como as abelhas ou as formigas.
(B) Porque ele se percebeu capaz de criar, inventar, transformar e descobrir.
(C) Porque ele é inteligente e tem cérebro.
(D) Porque ele é capaz de manipular objetos pois tem um polegar opositor.
(E) Porque ele acredita em Deus e tem religião.

QUESTÃO 15
Denominamos de Cultura:
(A) os acontecimentos históricos ocorridos ao longo dos tempos.
(B) o acúmulo de conhecimento e experiência das gerações.
(C) os processos técnicos desde seu desenvolvimento na sociedade primitiva.
(D) a capacidade de tecer comparações entre os vários períodos da história.
(E) o desenvolvimento científico acumulado em séculos de pesquisas e estudos.

CONSIDERE O TEXTO QUE SEGUE PARA
RESPONDER AS QUESTÕES DE 16 A 19.
A finalidade da filosofia pode ser dita como o fundamento e o sentido último de todos os fins, ou seja a apreensão do ser. Mas há dificuldade de se encontrar com a identidade no próprio seio das diferenças. O ser contra o nada, a ausência contra a aparência, o bem contra o mal, o inteligível contra o sensível, o permanente contra o mutável, o verdadeiro contra o falso, o racional contra o animal, o necessário contra o contingente, o uno contra o múltiplo, a sincronia contra a diacronia.  Onde podemos apreender de fato o ser? E quando finalmente o apreendemos, é essa apreensão verdadeira ou falsidade na aparência forçosa da verdade? Nessa dúvida sistemática perpassa a certeza de que não haverá a imposição de nenhuma verdade que não seja problematizada e pensada em todos os seus aspectos por cada um de nós. Por isso, essa dúvida nos abre sem possibilidade de fechamento à  questão do sentido de nossas vidas. A verdade e a não-verdade, a certeza e a ilusão são como um bufão em permanente riso debochado de nossa consciência, como a dizer:  vocês desconhecem o paradoxo da revolução do pensamento. Um dos maiores paradoxos do pensamento remonta aos filósofos da natureza, os antigos gregos. A denominação "filósofos da natureza" é dada aos primeiros pensadores gregos por estes se interessarem pelos processos naturais. Eles partiram do pressuposto de que sempre existiu alguma coisa e, vendo as transformações que ocorriam no meio ambiente, indagavam-se como aquilo era possível. Então, acreditavam que havia uma substância básica que subjazia a tais transformações. Os filósofos também tentaram descobrir leis eternas a partir da observação dos fatos, desconsiderando explanações mitológicas. Assim, a filosofia se libertava da religião e os primeiros indícios de uma forma científica de pensar começavam a aparecer.
Falaremos de alguns pensadores desta época. Comecemos por Tales, Anaximandro e Anaxímenes, três filósofos de Mileto. Tales achava que a água era um elemento de fundamental importância. Dela tudo se originava e a ela tudo retornava. Anaximandro não pensou como Tales. A seu ver, a Terra era um entre vários mundos surgidos de alguma coisa, sendo que tudo se dissolveria nessa "alguma coisa" que ele denominava de infinito, ou apeiron, uma espécie de elemento básico gerador do movimento universal.
Anaxímenes cria que o ar era a substância básica de todas as coisas. A água seria a condensação do ar e o fogo, o ar rarefeito. Pensava ainda que se comprimisse mais ainda a água, esta se tornaria terra.
Para Parmênides, nada podia vir do nada e nada que existisse poderia se transformar em outra coisa. Era extremamente racionalista e não confiava nos sentidos. Não acreditava nem quando via, embora soubesse que a natureza se transformava.
Heráclito pensou que a principal característica da natureza eram suas constantes transformações. Ele confiava nos sentidos. Sobre ele, podemos falar ainda que acreditava que o mundo estava impregnado de constantes opostos: guerra e paz, saúde e doença, bem mal e que reconhecia haver uma espécie de razão universal dirigente de todos os fenômenos naturais.
Para acabar com o impasse a que a filosofia se encontrava, Empédocles fez uma síntese do modo de pensar de Heráclito e Parmênides e com isso chegou a uma evolução do pensamento. Empédocles acreditava na existência de mais de uma substância primordial. Para ser mais exato, havia quatro elementos básicos: terra, ar fogo e água e tudo existente era produto da junção disso, em proporções diferentes. Achava também que o amor e a disputa eram duas forças que atuavam na natureza. O amor une e a disputa separa as coisas.
Ora, Anaxágoras declarava que as coisas eram constituídas por pequenas partículas invisíveis a olho nu que podiam se dividir, mas mesmo na pequena parte existia o todo. Ele as denominava de sementes ou gérmens. Também imaginou uma força superior, a inteligência, responsável pela criação das coisas. Anaxágoras foi o primeiro filósofo de Atenas, mas foi expulso da cidade acusado de ateísmo. Interessava-se por astronomia, explicou que a Lua não possuía luz própria e como surgiram eclipses.
  
Finalmente temos Demócrito, o último filósofo da natureza. Ele imaginou a constituição das coisas por partículas indivisíveis, minúsculas, eternas e imutáveis e as chamou de átomos. Estes, a seu ver, possuíam vários formatos, se diferenciavam entre si e podiam ser reaproveitados. Por exemplo, quando um animal morresse seus átomos participariam da constituição de outros corpos. Era justamente por isso que o Lego era o brinquedo mais genial do mundo. Ele podia ser utilizado para a construção de vários objetos, ficando a cargo da imaginação das pessoas. Era resistente e "eterno", pois em qualquer época, crianças se interessavam por este tipo de entretenimento. Com os conhecimentos atuais, sabe-se que Demócrito estava certo em grande parte de sua teoria, mas errou ao falar que os átomos são indivisíveis. Demócrito foi um filósofo que valorizou a razão e as coisas materiais. Não acreditava em forças que interviessem nos processos naturais. Achava também que sua teoria atômica explicava nossas percepções sensoriais e que a consciência e a alma também se constituíam de átomos. Ele não cria numa alma imortal.

QUESTÃO 16
A Filosofia é uma disciplina bastante abrangente em seu conteúdo de aprendizado, pois ela é vista como a mãe das outras ciências. Ora, é costume dizer que quando refletimos sobre a vida a partir de fundamentos filosóficos, quando debatemos filosoficamente o mundo, sempre iniciamos com questionamentos nem sempre fáceis de resolver. Com base nas afirmativas acima, julgue os itens abaixo como verdadeiros (V), ou falsos (F):

I. - Os questionamentos filosóficos não são gerados em vista de uma solução, mas como exigência do pensar.
II. - Eles são formulados para exigir da consciência humana o ato de pensar. 
III. - Não cabe nos questionamentos filosóficos direcionamento para um pensar único e perfeito.
IV. - O pensamento não deve estar preso entre as paredes da crença e do fundamentalismo.

Assinale abaixo a alternativa que aponta a correta ordem sequencial:
(A) I, II e IV são verdadeiros e III é falso
(B) III e IV são verdadeiros.
(C) Todos os itens são falsos
(D) I, II e III são falsos e o IV é verdadeiro
(E) todos os itens são verdadeiros

QUESTÃO 17
Dos séculos VI a III a.C. ocorreu o nascimento da Filosofia na Grécia. Este é o segundo momento da História do Pensamento Humano. O primeiro, referindo-se ao Pensamento Oriental, estava voltado para uma luta desenfreada para atingir o absoluto. Na  Filosofia Clássica, ou grega. Os primeiros filósofos eram chamados de  naturalistas. Eles buscaram respostas ao problema da vida na natureza. Alguns filósofos se destacaram por apontar uma única substância como princípio fundamental, ou elemento fundamental capaz de por si só dar uma explicação razoável sobre o mundo.

Relacione os filósofos abaixo aos elementos que eles  apontaram como princípio fundante:

I- Tales de Mileto (624-546 a.C.)                             
II- Anaxímenes (585-528 a.C.)                                              
III- Heráclito (570-490 a.C.)                                                     
IV- Empédocles (492-432 a.C.)               

(III) Fogo
(II) Ar
(I) Água
(IV) Terra

A ORDEM SEQÜENCIAL da resposta é:
(A) I, II, III e IV
(B) I, IV, III e II
(C) III, II, I e IV
(D) III, I, II e VI
(E) IV, II, I e III

QUESTÃO 18
O pensamento de Anaximandro segue a idéia de Tales de Mileto, pois ele afirma haver uma substância denominada de Apeiron. Com relação ao apeiron, das alternativas abaixo, podemos apontar como verdadeiras somente as seguintes:

I - É uma substância primária que segue a lei natural
II - É princípio gerador de um Movimento Eterno no Universo
III - A terra tem sua origem no Apeiron
IV - o Apeiron é finito e limitado pois não gera nada
V - o Apeiron originou-se da Terra.

Assinale abaixo a alternativa que aponta a correta ordem sequencial:
(A) I, II e III são verdadeiros e IV e V são falsos
(B) Todos os itens são falsos
(C) I, II e III são falsos e IV e V são verdadeiros
(D) II, III e IV são verdadeiros.
(E) todos os itens são verdadeiros

Justificativa: Para Anaximandro o Apeiron é infinito e ilimitado e gera tudo o que conhecemos, portanto, a afirmativa IV é falsa. O Apeiron não originou-se da Terra, pelo contrário, é dele que origina a Terra, portanto, a afirmativa V também está incorreta.

QUESTÃO 19
Demócrito é o último filósofo da natureza. Ele imaginou a constituição das coisas como um objeto chamado Átomo. Essas partículas eram a base constitutiva de qualquer objeto. Estão abaixo algumas características do átomo, na concepção de Demócrito.
Aponte a única alternativa que não é característica do átomo, segundo Demócrito:

(A) É uma partícula indivisível, minúscula, eterna e imutável.
(B) Era resistente e eterno.
(C) Ele possuía vários formatos, se diferenciava entre si e podia ser reaproveitado.
(D) Ele era uma partícula indivisível e minúscula, mas por não ser resistente, não era eterna.
(E) Não é possível de vê-lo a olho nu.

Justifique sua resposta: a primeira parte da afirmação está correta, para Demócrito, o átomo era uma partícula indivisível, porém, resistente e eterna.

QUESTÃO 20
Sobre os Pré-Socráticos, associe as ideias/feitos expressos nas máximas abaixo a seus respectivos pensadores: 

(1) O estado inicial de todas as coisas tem de ser indeterminado, ou seja, não se identifica com nenhum outro elemento já descoberto. 
(2) Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. 
(3) O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário.
(4) O ser é uno, contínuo, único e eterno; sem princípio nem fim. 
(5) Foi o primeiro a conceber a água como substrato e força geradora de tudo. 

(4) Parmênides de Eleia. 
(5) Tales de Mileto. 
(1) Anaximandro de Mileto. 
(2) Anaxímenes de Mileto. 
(3) Heráclito de Éfeso. 

A sequência numérica, de cima para baixo, que contém a associação correta é: 
(A) 4, 5, 1, 2, 3 
(B) 4, 5, 3, 2, 1 
(C) 5, 4, 1, 2, 3 
(D) 1, 2, 3, 4, 5 
(E) 5, 4, 3, 2, 1 

QUESTÃO 21
Analise os conceitos abaixo acerca do tema FILOSOFIA e enumere a coluna seguinte de acordo com o conceito correto.

1- Lógica
2- Cultura
3- Antropologia
4- Estética
5- Pesquisa
6- Hermenêutica
7- Epistemologia

(1) É uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. Foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. 
(7) Também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Entre as principais questões debatidas pela epistemologia destacam-se: O que é o conhecimento? Como obtemos conhecimento?
(3) É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
(4) É um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.
(5) É um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento

(6) é um ramo da filosofia e estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação.
(2) É “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

QUESTÃO 22
Continue analisando os conceitos filosóficos abaixo e enumere a coluna seguinte de acordo com o conceito correto.

1- Incognoscível
2- Abstração
3- Agnosticismo
4- Alteridade
5- Altruísmo
6- Axiologia
7- Egoísmo     

(4) É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. É a relação de oposição entre o sujeito pensante (o eu) e o objeto pensado (o não eu).
(2) É o processo de pensamento em que ideias são distanciadas dos objeto (filosofia) objetos, operação intelectual onde existe o método que isola os generalismos teóricos dos problemas concretos por forma a resolver os últimos.
(1) É aquilo que não se pode ser conhecido.
(5) É um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade. A palavra foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.
(3) Doutrina segundo a qual o fundo das coisas é incognoscível, não podendo ser conhecido pelo espírito humano.
(7) É o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.
(6) Ou filosofia dos valores, é o campo da filosofia que reflete sobre a natureza e as características do valor.
  
QUESTÃO 23
A- Defina o conceito de INSTINTO:

Do latim instinctus: impulso ou inclinação. Comportamento inato (que nasce com o indivíduo) e que independe das circunstâncias e do controle racional da vontade.

B- Na sua opinião, o homem também age movido por instintos? Justifique.

Mesmo sendo um ser de linguagem e racional, o que lhe diferencia dos demais animais da natureza, o homem também age guiado por instintos, tais como instinto: de sobrevivência, sexual, proteção da vida e da prole, alimentação, etc..

QUESTÃO 24
Defina o conceito de CULTURA:

A palavra cultura tem vários significados, como cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada, “culta”. Em antropologia, cultura significa tudo o que o ser humano produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. Se o contato com o mundo e intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo.



QUESTÃO 25
Questão de argumentação, resposta pessoal.

QUESTÃO 26
Questão de argumentação, resposta pessoal.

QUESTÃO 27
Questão de argumentação, resposta pessoal.

QUESTÃO 28
Questão de argumentação, resposta pessoal.

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