A sociedade cria padrões a serem seguidos, seja no âmbito físico, social e racial, distorcendo ideias e valores que são passados pela família.
O preconceito na Escola
"A escola ela deve estar atenta a essa questão para ajudar na formação infantil".
A sociedade cria padrões a serem seguidos, seja no âmbito físico, social e racial, distorcendo ideias e valores que são passados pela família.
Segundo Wallon, (2004, p.63), “O ser
humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da
cultura para se atualizar” .
Geralmente é na fase da
infância que se aprimora tais valores, a criança percebe e aprende a
distingui-las é daí que vem a aceitação ou a rejeição. Surge então o
preconceito; crianças sofrem bullying, são martirizadas por fazerem parte de
uma determinada esfera social, racial, etc.
A escola ela deve estar
atenta a essa questão para ajudar na formação infantil. Para Lopes (2001, apud
MUNANGA, 2005, p.189). A escola como parte integrante da sociedade que se sabe,
é preconceituosa e discriminadora, tem a necessidade de transformação [...] a
educação escolar deve auxiliar professores e alunos a compreender as diferenças
e buscar soluções, fazê-las vigorar é uma questão de direitos humanos e
cidadania.
As crianças nessa fase
absorve o que elas ouvem e veem, retêm o que aprendem, por isso é necessário à
educação familiar, programas e projetos em escolas e nos demais locais públicos
para inibirem todas as formas de preconceito.
De acordo com
(Vygotsky, 2000, p. 15) “A cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos
de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite
construir a interpretação do mundo real”.
Autores: : Priscila de Godoy
e Larissa Canedo.
Turma 201
Sobre o professor: Uanderson Menezes
Professor de Filosofia na Escola Estadual João XXIII em Ipatinga. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste MG; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unleste MG; Especializando em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga - Fadipa
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