Games violentos: inofensivos ou perigosos?
"...do mesmo modo que um jogo violento poderia causar violência, um outro tipo de mídia também poderia..."
Apesar de vários pesquisadores afirmarem que os
games violentos, trazem sim, uma grande influência moral estimulando o mal
comportamento de crianças e adolescentes, a grande maioria comprova que não, e
baseado nisto usuários da internet fizeram deste tema um assunto que rendeu
polêmica.
Em janeiro
deste ano, o senador Valdir Raupp criou um projeto de lei visando banir os
games violentos do Brasil. O PL 170/06 torna qualquer ato como: fabricar,
importar ou distribuir games violentos uma atitude criminosa, o tal projeto foi
retirado por ele depois que foi feito um estudo mais aprofundado dos termos da
proposição, e até mesmo sob o instrumento normativo a ser alterado,
verificou-se que o alcance pretendido no projeto acabou sendo dissociado de sua
finalidade. Mas já era tarde, o assunto
já tinha feito a cabeça das pessoas e as mesmas decidiram expor suas opiniões.
Usuários de
uma determinada rede social afirma que esses tipos de jogos, em que é possível
matar, não torna um pessoa violenta, afinal é de mentira, e o mesmo pode melhorar
características como pensamento lógico, raciocínio, velocidade, reflexo, lidar
com problemas, resolução, stress, entra outras. Outro usuário após ter feito
pesquisas, concluiu que o primeiro jogo à gerar polêmica foi o “Death Race”, lançado em 1976, cujo o
objetivo era atropelar pessoas e ganhar pontos, como o jogo acabou gerando
protestos, ele foi o causador das primeiros leis do gênero. Dizer que uma
pessoa criminosa joga jogos violentos seria o mesmo que dizer que pessoas criminosa
tem telefone celular, afinal atualmente 70% da população dos EUA joga
vídeo-game, não só criminosos e pessoas violentas, como escoteiros e avós
bonzinhos, na verdade estudos comprovam que o efeito é contrário, as pessoas
que não jogam jogos violentos tem mais chances de serem agressivas, porque se
compararmos à época em que os meios de comunicação em massa como a televisão e
o rádio não haviam sido inventados, as pessoas eram mais violentas, mas depois
destes meios terem tomado a casa de várias pessoas elas diminuíram esse nível de agressividade.
Após o
ocorrido em Realengo, numa quinta-feira do dia 7, algumas matérias deram ênfase
nos jogos violentos que o assassino jogava, afirmando assim que Wellington Menezes de Oliveira foi influenciado pelos mesmos. Se os games violentos
são considerados hostis, o que dizer então de filmes, séries e novelas que
trazem violência? Este ano, durante a estréia do filme “Batman O Cavaleiro das Trevas:
Ressurge”, um jovem americano matou 14 pessoas e deixou 50 feridas, ele deixou
bem claro ao citar que quis agir como o personagem Coringa, da saga.
Então do mesmo modo que um jogo violento poderia
causar violência, um outro tipo de mídia também poderia, o fato é que foram
tiradas conclusões precipitadas quanto à este assunto, e a maioria das pessoa
sabem e tentam omitir que a verdadeira causa da violência das pessoas nunca foi
os games e sim a pobreza, pais ausentes, ambiente desestruturado.
Autores: André Filipe Viana Justino e
Ygor Martins Ribeiro.
Turma 201
Sobre o professor: Uanderson Menezes
Professor de Filosofia na Escola Estadual João XXIII em Ipatinga. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste MG; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unleste MG; Especializando em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga - Fadipa
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Discordo,não são os jogos que deixa a pessoa violenta, é o lag.
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