- Faria, B. Filosofia: Projeto Didático de
Pesquisa. São Paulo, 2005. p. 454-460.
- Aranha, M.
L. A. Filosofia da Educação.
São Paulo: Editora Moderna LTDA, 1996.
O tempo e os compromissos
“Por que deixamos, muitas das vezes, de fazer o que
precisamos sempre na última hora? O porquê de tantas coisas? E, quando vamos
fazer tais coisas rapidamente, porque acaba dando errado?”
Essas são
algumas das muitas perguntas que as pessoas fazem ao tentar desculparem-se
quando as coisas não estão dando certo. Essas perguntas são bastante discutidas,
tanto no dia-a-dia quanto na sociedade vivida.
Os
filósofos possuíam visões diversas e interessantes sobre a educação.
Platão (424-348 a.C) afirmava que o compromisso provia de bons ensinamentos e,
apenas o Estado possuía esse poder. As crianças deveriam ser tiradas dos
cuidados das mães para receberem os melhores ensinamentos. De fato, hoje
compreende-se o poderio do Estado quanto à educação, porém, para estimular o
crescimento cognitivo e intelectual das crianças, deve haver uma base familiar
estrutural. As crianças espelham-se nos pais. Se estes são descompromissados,
elas também serão. Definir horário para as atividades, cobrar obrigações
básicas conforme a idade e, acima de tudo, ser exemplo, é o modelo-chave.
Conciliado
a isso, observa-se também a visão de Immanuel Kant (1724-1804) afirmando que, a
educação difere-se do treinamento: um é teórico, o outro é prático. A educação,
o compromisso com os deveres, a pontualidade e o respeito só se tornam eficazes
se houver treinamento. Viver sem limites é uma falsa idealização sobre o que é
ser feliz. Compromisso e ética são os pilares para o sucesso educacional e é de
responsabilidade do governo, família, das instituições de ensino, da igreja e,
da consciência sobre os interesses e alvos de cada indivíduo. Então há vários
motivos pelos quais as pessoas deixam pra fazer tudo na ultima hora , a
conscientização deve a cada dia ser implantado na mente das pessoas principalmente desde
crianças para evitar problemas de mau organização do tempo.
Bibliografia:
Autoras: Esternanda da Silva Soares e Junia Aparecida Gonçalves de Miranda
Turma 208
Sobre o professor: Uanderson Menezes
Professor de Filosofia na Escola Estadual João XXIII em Ipatinga. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste MG; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unleste MG; Especializando em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga - Fadipa
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