O tempo e os compromissos


“Por que deixamos, muitas das vezes, de fazer o que precisamos sempre na última hora? O porquê de tantas coisas? E, quando vamos fazer tais coisas rapidamente, porque acaba dando errado?”

Essas são algumas das muitas perguntas que as pessoas fazem ao tentar desculparem-se quando as coisas não estão dando certo. Essas perguntas são bastante discutidas, tanto no dia-a-dia quanto na sociedade vivida.

Segundo pesquisas, as pessoas que sempre esquecem ou dizem ter tempo mais tarde para resolver seus problemas, tornam-se bagunçadas. Isso acarreta prejuízos enormes, pois, como deixam tudo para mais tarde, as dores de cabeça, preocupações, nervosismos e estresse viram parte do cotidiano.

      Os filósofos possuíam visões diversas e interessantes sobre a educação. Platão (424-348 a.C) afirmava que o compromisso provia de bons ensinamentos e, apenas o Estado possuía esse poder. As crianças deveriam ser tiradas dos cuidados das mães para receberem os melhores ensinamentos. De fato, hoje compreende-se o poderio do Estado quanto à educação, porém, para estimular o crescimento cognitivo e intelectual das crianças, deve haver uma base familiar estrutural. As crianças espelham-se nos pais. Se estes são descompromissados, elas também serão. Definir horário para as atividades, cobrar obrigações básicas conforme a idade e, acima de tudo, ser exemplo, é o modelo-chave.

            Conciliado a isso, observa-se também a visão de Immanuel Kant (1724-1804) afirmando que, a educação difere-se do treinamento: um é teórico, o outro é prático. A educação, o compromisso com os deveres, a pontualidade e o respeito só se tornam eficazes se houver treinamento. Viver sem limites é uma falsa idealização sobre o que é ser feliz. Compromisso e ética são os pilares para o sucesso educacional e é de responsabilidade do governo, família, das instituições de ensino, da igreja e, da consciência sobre os interesses e alvos de cada indivíduo. Então há vários motivos pelos quais as pessoas deixam pra fazer tudo na ultima hora , a conscientização deve a cada dia ser implantado na  mente das pessoas principalmente desde crianças para evitar problemas de mau organização do tempo.

Bibliografia:
  • Faria, B. Filosofia: Projeto Didático de Pesquisa. São Paulo, 2005. p. 454-460.
  • Aranha, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna LTDA, 1996. 
Autoras: Esternanda da Silva Soares e Junia Aparecida Gonçalves de Miranda
Turma 208

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