Projeto: Mais Conhecimento, Menos Preconceito

Clique nos links abaixo e faça download dos formulários para a elaboração da 1ª Etapa do trabalho:



PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO

Tema: Uma visão geral sobre o preconceito na região metropolitana do Vale do Aço

Grupos de, no máximo, 6 componentes
Público alvo: Homens e mulheres acima de 16 anos.
Data da pesquisa: mês de setembro

Grupos de, no máximo, 6 componentes

Data de entrega dos resultados/relatório:

Dia 23/9/2013 (Segunda-feira) - Turmas: 302-303-305-306-307
Dia 24/9/2013 (Terça-feira) - Turmas: 206-210-304-308
Dia 26/9/2013 (Quinta-feira) - Turmas: 108-109-110-111-201-202-203-204-205
Dia 27/9/2013 (Sexta-feira) - Turmas: 207-208-208-301-309

Pesquisa de Opinião
O que é Pesquisa de Opinião?
Como seu próprio nome deixa claro, uma pesquisa de opinião realiza o levantamento da opinião coletiva de uma população acerca de determinado tema analisando uma amostra de opiniões individuais obtidas através de coleta de dados. Levantar a opinião coletiva é explicitar as principais ideias que a população emitiu acerca de determinado tema. 
O levantamento da opinião coletiva se torna ainda mais complicado quando se sabe que as pessoas individualmente podem mentir nas entrevistas, procurando responder não o que pensam sobre determinado tema, mas sim o consideram "politicamente correto" aos olhos da sociedade em geral. 

• O que queremos saber? 
O que as pessoas da nossa região pensam sobre temas complexos e que muitas vezes são alvos de ideias preconcebidas.

• O que já sabemos sobre o assunto? 
Sabemos que muitas pessoas têm opiniões formadas sobre determinados assuntos através de ideias preconcebidas. Tais opiniões geralmente são traduzidas em forma de intolerância, críticas, violência.
- Conviver com o diferente não é uma tarefa fácil.
- Quando desconhecemos sobre um determinado assunto ou tema, uma das primeiras reações que tomamos é a de repúdio.
- O conservadorismo exagerado, por vezes esconde nossa incapacidade de lidar com situações diversas, novas.

• Que tipo de dúvidas pretendemos esclarecer com a realização dessa pesquisa? 
Por vezes pensamos que a maioria das pessoas pensam como nós. Seria isso a realidade? Para entender a questão do preconceito devemos percebê-lo em suas diversas formas e principalmente sua presença velada nas pequenas atitudes cotidianas.

• Quais são os vários aspectos do problema ou os subtemas relacionados ao tema principal? 
Como preconceito é um tema amplo e complexo, o dividiremos por áreas ou subtemas:
- Preconceito racial
- Preconceito sexual
- Preconceito social
- Preconceito religioso
- Preconceito relacionado a deficiências e patologias
- Preconceitos variados

• O que será feito com os resultados? 
Os resultados embasarão aulas sobre o tema e será utilizado na elaboração de um documentário elaborado pelos alunos da escola.

• Para quem serão divulgados? 
Os resultados serão divulgados para a comunidade escolar, nos meios de comunicação (Jornais, Tv...), para a comunidade acadêmica da região.

1ª ETAPA: PESQUISA DE OPINIÃO
COLETA DE INFORMAÇÕES

Regras Gerais da Primeira Etapa: Pesquisa de Opinião

SOBRE O RELATÓRIO

01- O grupo deverá baixar o Relatório do trabalho e preenche-lo devidamente e entregar ao professor na data estipulada.

02- Não serão aceitos, para fins de avaliação, os relatórios entregues em datas posteriores ao prozo final de entrega.

03- O relatório deve conter:
- nomes dos componentes, turma (preenchidos nos lugares preestabelecidos);
- dados obtidos no questionário;
- pequeno relatório da realização do trabalho, contendo datas e locais das entrevistas, além de observações, comentários sobre o trabalho, reação e acolhida das pessoas entrevistadas, dentre outros aspectos;
- assinatura de todos os membros participantes do grupo garantindo a veracidade das informações apresentadas no relatório e o cumprimento das regras do trabalho.

SOBRE A PESQUISA DE OPINIÃO

04- O público alvo da pesquisa são jovens e adultos, acima de 16 anos. Recomenda-se a não realização do questionário com pessoas menores do que a idade acima estipulada.

05- Cada grupo entrevistará, no mínimo, 50 (cinquenta) pessoas.

06- As entrevistas deverão ser realizadas na cidade de Ipatinga, podendo ser estendida às demais cidades da região do Vale do Aço (desde que devidamente identificado no Relatório Final).

07- Não é permitido à mesma pessoa responder o questionário mais de uma vez. Recomenda-se ao grupo perguntar, inicialmente, se a pessoa já foi entrevistada por outro aluno da escola com o mesmo questionário.

08- Por apresentarem similaridade nas respostas, é recomendado não entrevistar mais de uma pessoa por casa/família.

09- Cada pessoa entrevistada deve responder a TODAS as perguntas do questionário (40 questões).

10- Cada entrevistado deverá apenas responder SIM ou NÃO às perguntas. Não é preciso justificar as respostas.

11- Caso a pessoa tenha dúvidas a cerca da questão ou não queira opinar, deverá ser marcada a opção NÃO SOUBERAM OU NÃO OPINARAM.

12- Leia com agilidade todas as questões para o entrevistado. Recomenda-se, para evitar que haja influência na resposta, que o entrevistado não veja o questionário.

13- Não é permitido entrevistar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

14- Se por algum motivo ou imprevisto a pessoa não terminar de responder todas as questões do questionário, o grupo deverá apagar as respostas dadas ou (caso não lembre mais) marcar nas questões seguintes NÃO SOUBERAM OU NÃO OPINARAM.

SOBRE A ABORDAGEM DE RUA

15- Não abordar as pessoas na rua com todos os membros do grupo reunidos. Recomenda-se abordar em dupla ou individual.

16- Seja educado(a), cumprimente o entrevistado (Olá, bom dia, boa tarde, boa noite).

17- Identifique-se, diga seu nome e o nome da escola. (Ex.: Me chamo fulano, sou aluno da Escola Estadual João XXIII...)

18- Explique a natureza do trabalho. (Ex.: Estou realizando um trabalho de Pesquisa de Opinião...)

19- Não diga ao entrevistado que o tema da pesquisa é sobre PRECONCEITO, isso evitará que ele possa direcionar suas respostas para não aparentar ser preconceituoso. Diga que o questionário é sobre:
- Temas diversos
- Situações do cotidiano
- Opinião em assuntos que ocorrem no dia a dia.

20- Pergunte se a pessoa tem um tempo disponível para responder às perguntas do questionário (em média, 5 a 10 minutos).

21- Pergunte à pessoa se ele já respondeu a algum questionário semelhante com outro aluno da escola. Caso a resposta seja afirmativa, agradeça a ajuda e não realize a entrevista com essa pessoa.

22- Alerte ao entrevistado que não será anotado seu nome ou qualquer identificação pessoal.

23- Peça ao entrevistado que seja o mais sincero possível nas respostas.

24- Explique que em cada pergunta só há duas opções de resposta, SIM ou NÃO, e que não é necessário que justifique suas respostas.

25- Após o termino da ultima pergunta, agradeça ao entrevistado a ajuda. Despeça-se educadamente.

26- Na ultima folha do questionário, anote o gênero do entrevistado anterior (se Homem ou Mulher). Tais números devem ser contidos no relatório final, junto com o número total de pessoas entrevistadas.

27- Identifique, na ultima folha do questionário, para fins de elaboração do Relatório Final, as datas e locais das entrevistas, como possíveis ocorrências no decorrer da realização da atividade.

QUESTÕES DE SEGURANÇA

28- Recomenda-se a realização das entrevistas durante o dia (em turno matutino ou vespertino), no bairro onde o aluno reside, ou em bairros próximos.

29- Em entrevistas de rua, recomenda-se ir sempre em duplas e em locais de grande movimentação de público.

30- Evite entrevistar pessoas que estejam em aparente estado ébrio (bêbadas, ou sob uso de drogas).

AVALIAÇÃO E PUNIÇÕES

31- As somas de todas as respostas (SIM, NÃO, NÃO SOUBERAM OU NÃO OPINARAM), em cada uma das quarenta perguntas, devem ser iguais ao número total de pessoas entrevistadas.

32- Erros de soma poderão ser entendidos como falseabilidade de dados e o trabalho poderá ser anulado e não avaliado pelo professor.


33- Caso seja descoberto que os dados obtidos, na verdade, foram criados/inventados pelos membros do grupo, o trabalho será anulado e haverá decréscimo na nota final de todas as demais etapas do trabalho.

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