Os Clássicos da Filosofia



Sócrates: Talvez seja a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia.  Ele não escreveu uma única linha a cerca do seu pensamento, não obstante, esta entre os que maior influência exerceram sobre o pensamento ocidental. É considerado o marco referencial da filosofia que nasceu antes dele mas que a partir do seu surgimento ganhou outra dimensão na história da humanidade, principalmente, no mundo ocidental antigo e, hoje, de alguma forma em todo o mundo.

Clique no link abaixo e faça download de texto explicativo sobre o filósofo Sócrates:

Sócrates: breve vida e obra

Vídeo comentado sobre Sócrates produzido pela Tv Escola

Platão: foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. A sua filosofia é de uma grande importância e influência. Platão dedicou-se a vários temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. Em linhas gerais Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contacto permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é uma realidade permanente, imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes e mutáveis. Esta concepção platônica é conhecida por Teoria das Ideias ou teoria das Formas.


Clique no link abaixo e faça download de texto explicativo sobre o filósofo Platão:

Platão: breve vida e obra

Documentário explicando e atualizando uma das mais importantes obras de Platão: A República

Aristóteles: nascido em Estagira, foi discípulo de Platão, estudando na Academia e preceptor de Alexandre, o Grande. Aristóteles falou de praticamente todos os temas referentes à filosofia. Falou também sobre temos de biologia, zoologia, astrologia, poesia, retórica e outros. Aristóteles exerceu grande influência em toda a Idade Média. Seus textos tinham bastante autoridade no período medieval. 

Aristóteles: breve vida e obra


2 comentários:

  1. Muiiito interessante,O fato é que devemos sair da caverna que são os pensamentos e rotinas estabelecidos pela midia e pelo 'mundinho' e procurar nossas proprias respostas, em vez de ver só o concreto, procurar o abstrato.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Láyza... parabéns, você conseguir entender bem. Continue assim!

    ResponderExcluir