Filosofia para o dia a dia: Sócrates e autoconfiança

Sócrates foi um dos maiores, se não o maior, filosofo Grego, ele foi também considerado pelo oráculo de Delfos o homem mais sábio do mundo, e tragicamente morreu defendendo o que acreditava ser correto.

Sócrates acreditava que nem sempre o consenso é a opinião correta e que para termos uma opinião forte e precisa devemos expor nossos argumentos a testes até que não exista como serem refutados, só assim estaremos com a verdade.
Ele buscou essa verdade e sempre utilizou de questionamentos para alcançar este objetivo. Sócrates costumava a interpelar as pessoas comuns e importantes de seu tempo na ágora para discutir conceitos nem sempre simples, como o que é a justiça e como se alcança a felicidade.

A verdade a qual Sócrates se refere nem sempre é possível de ser alcançada e algumas vezes é um contra censo a opinião comum. Quando contra censual a verdade costuma deixar as pessoas inseguras quanto a quem tem mesmo a ração, se a maioria ou se ela, as vezes única detentora de tal verdade.

Sobre isso Sócrates falava que as pessoas devem ter mais confianças em si e no que pensam para poderem ter pontos de vista forte e não seguir a multidão. Para fundamentar seu ponto de vista Sócrates não se alçava e tomava poucos banhos, pois esta era sua crença e não compartilhava das crenças da maioria quanto a higiene e vestimentas. Então eu hoje venho com essa parte muito simplória da filosofia de um grande pensador para dizer a todos, reflitam antes de falar, e submetam suas opiniões ao crivo de reflexões e questionamentos para descobrir a verdade. Eu mesmo sou um dos que gosta de falar um monte de opiniões flácidas e sem sustento, mas vou ser o primeiro a tentar me impor este pensamento socrático para melhorar meus argumentos.

Outra coisa é confiem mais em vocês mesmo, obvio que existe um limite entre confiar em si e ser intransigente (segundo algumas pessoas eu fico no segundo grupo por não querer dar o braço a torcer, mas eu acho que estou melhorando com o passar do tempo, afinal, idade ensina tolerância). Abraço a todos, e termino com algumas máximas de Sócrates para que comecemos nossas reflexões:

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
“É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio  queixar-se de si mesmo.”
“Eu só sei que nada sei.”
“Conhece-te a ti mesmo.”

Filosofia para o dia a dia: Sócrates e a autoconfiança

Elaborado pelo escritor e produtor de televisão inglês Alain de Botton, o documentário, Filosofia: Um guia para a felicidade, consiste na apresentação e divulgação de ideias dos grandes filósofos ocidentais para um público leigo. A ideia geral do documentário é simplesmente mostrar como a filosofia pode servir de base para que as pessoas passem a questionar certos valores sociais rigidamente estabelecidos e, assim, serem capazes de suportar melhor as agruras do dia-a-dia das quais todos estamos sujeitos. Botton então apresenta parte da história de vida, de um filósofo diferente em cada episódio, ressaltando a ideia que deseja apresentar. Por vezes, ele também apresenta casos de indivíduos "normais" (ingleses) cuja vida foi ou pode vir a ser afetada diretamente por tais ideias.


0 comentários: