Dia mundial da filosofia

É isso aí... a filosofia tem um dia comemorativo. É a terceira quinta feira do mês de novembro, que neste ano de 2011 será no dia 17. Para nós, amantes do saber, o “Dia Mundial da Filosofia” é um momento propício para se compreender, com Merleau-Ponty (filósofo francês), que “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.
Esta data especial foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para propiciar a oportunidade de aprender a importância do ato de pensar, de repensar convicções anteriores, de admitir a legítima variedade dos ângulos de vista, de aceitar opiniões diferentes e contrárias, de crescer na compreensão mútua, de conviver com as diferenças sem criar conflitos e de desenvolver a virtude da tolerância, imprescindível para o exercício digno da cidadania e da paz no mundo. Mostrar a filosofia como instrumento de reaprender a pensar, representar, julgar, decidir e agir com criticidade e moderação.
A filosofia não é só discurso, é atitude, e como disse Sêneca (filósofo helênico), “A filosofia ensina a agir, não a falar”. Compreendendo que o falar é uma forma de ação humana, um modo de se dizer o que se vê, é que não há como impedir o homem e a mulher pensarem sobre a vida e analisarem pensamentos já manifestos historicamente ou que critiquem tais representações, em suma: que façam filosofia. Interditar o pensamento é interditar o humano, nesse sentido, a filosofia tem muito por fazer na atualidade, então, vem anualmente, a cada terceira quinta-feira do mês de novembro, convidar a todos para “filosofarem” (você está fazendo isso lendo estas linhas) e dar visibilidade à filosofia em todas as regiões do mundo, especialmente nos lugares onde não é formalmente ensinada como parte do currículo escolar do ensino fundamental e médio. Por isso, que em 1995, a UNESCO assinou a "Declaração de Paris para a Filosofia", reconhecendo o importante papel desta ciência em promover por meio do encorajamento de pensamentos independentes e estimulantes a capacidade crítica e de julgamento das pessoas. Aproveite essa oportunidade que lhe é oferecida neste ano, busque compreender a Filosofia, pois as contribuições que ela trará para você é imensurável. Busque o conhecimento, ame o saber... Viva a Filosofia hoje, amanhã, sempre.

http://www.unesco.org/pt/brasilia

0 comentários: