2º Ano - Textos Sobre o Cotidiano Na Cidade-Estado Grega


A pólis (πολις) era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinonimo de cidade. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político"(Aristóteles).
Resumindo a Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos ( no grego “politikos” ), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e "iguais" (vale lembrar que nenhum individuo da pólis é exatamente "igual" ao outro, por que eles tem diferentes aspirações tanto para si quanto para a cidade, o que muitas vezes levaram a conflitos separatistas ou mesmo emigração pra fundação de novas cidades-estados fora dos limites das anteriores).
Entender como era o dia-a-dia na pólis grega, contribui para que se entenda questões abordadas nos textos dos primeiros filósofos. Abaixo seguem os links dos textos utilizados em sala de aula, com as turmas do 2º. Leia com bastante atenção e você irá descobrir que muitos dos costumes que temos hoje, vieram da Grécia Clássica.

Abaixo os textos, dados em sala, para download

1.0 - Os espaços dos vários grupos na polis
2.0 – O casamento definia as funções da mulher e do homem
3.0 – Os diferentes espaços do homem
4.0 – A formação do cidadão
5.0 - Uma visão da educação ateniense no século V a.C.
6.0 - A cultura guerreira, a relação entre os homens e a diversão
7.0 - Os homens e o trabalho

0 comentários: