Dicas de Filme

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Quem foi "João XXIII"?
Descubra assistindo ao filme: "João XXIII, o papa bom".


O Papa João XXIII: um homem de origem humilde que se tornou o Papa mais influente do século passado. O filho de um camponês que viria a influenciar a política mundial do seu tempo. Um homem de caráter modesto mas que revolucionou a igreja. João XXIII foi Papa durante um dos mais extraordinários capítulos da história contemporânea. Foi o tempo da Guerra Fria, da construção do Muro de Berlim, da crise dos mísseis, da conquista do espaço, da guerra do Vietname e do assassinato de John Kennedy. No curto período como Papa, João XXIII tocou os corações de todas as raças e credos, sendo batizado pelo povo como O Bom Papa. Este filme vai ajudar-nos a compreender porque razão milhares de pessoas viajaram para Roma para estar mais perto dele e partilhar os seus últimos momentos de vida e porque milhões de pessoas em todo o mundo choram a sua morte. Trata-se de um relato tocante sobre o humanismo de um homem, face ao sofrimento de toda a espécie humana. A história vista pelos olhos de um homem comum cujo grande objetivo era trazer a paz a um mundo á beira da destruição.

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Sócrates

O ateniense Sócrates nasceu por volta de 470 AC e não deixou nada escrito. Nem mesmo tinha essa paixão por livros que costuma ocorrer nos grandes sábios. Tudo o que sabemos sobre ele está nos escritos de seus alunos, principalmente Platão e Xenofonte. Sua contribuição para a humanidade é inestimável. Iniciou uma tradição que influenciou as mais positivas ações humanas e ajudou a construir um ideal de valores que norteia boa parte do mundo civilizado há quase 2500 anos. Uma personalidade como essa merecia mesmo um grande filme, e foi isso queRoberto Rossellini fez. O filme, cujo nome original em italiano é SOCRATE, resume muito bem algumas passagens que foram registradas por seus alunos. Elevadíssimos diálogos e memoráveis discursos estão sobre um cenário e um figurino tão fiéis quanto o roteiro. A escolha das cenas também foi primorosa e buscou o essencial da filosofia socrática. A síntese do diálogo com Eutifron, por exemplo, é magnífica, digna de um grande conhecedor do pensamento do gênio grego. Vale ressaltar como o ator Jean Sylvère encarnou o personagem!
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Alexandre o Grande (Download do Filme)

Uma das personalidades mais fascinantes da história. Responsável pela construção de um dos maiores impérios que já existiu. Sua inteligência e gênio estratégico se tornaram lendários. Alguns de seus contemporâneos chegaram até a supor que ele fosse filho de Zeus, o líder dos deuses do Olimpo. Na verdade, Alexandre não era um deus, e nem um semideus, mas um apenas um homem, com qualidades excepcionais, mas ainda assim um homem. Vamos ver a seguir um pouco de sua vida e da época em que ele viveu. Mas antes de falarmos dele, vamos falar um pouco da Grécia Antiga - cuja cultura Alexandre difundiu para outras partes do mundo - e da Macedônia, a região onde esse conquistador, filho do rei Filipe 2º, nasceu.
No filme, Alexandre tem planos ambiciosos e parte da Macedônia rumo Ásia para conquistar a maior parte do mundo conhecido, sem ter sofrido uma derrota sequer. Enquanto aumenta seus domí­nios, Alexandre precisa lidar com seu conturbado lado pessoal. 

Tamanho: 600 MB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: RMVB | DVDRip
Duração: 2hs 46min
Gênero: Aventura
Ano de Lançamento: 2004
Servidor: Uploaded



Alexandria (Título Original: Ágora) (Download do Filme)

O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, mas se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cyril domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.
No filme a atriz Rachel Weisz interpreta uma pobre mulher que não compreende a origem de tanta raiva entre os homens e simplesmente tenta canalizar as suas energias para algo de bem. É impressionante como o filme capta a mais vil intolerância e opressão e é abismal a forma como ele denuncia o desprezo do Cristianismo pela condição feminina (o que me deixa ainda mais incrédulo com o simples fato de haver mulheres que conseguem ser cristãs na atualidade)

FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2011
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Áudio: Português
Legenda: S / L
Tamanho: 369 mb

O Show de Truman (Download do Filme)

Um homem tem sua vida inteira filmada e transmitida ao vivo pela TV, 24 horas por dia via satélite para todo o mundo, desde o seu nascimento. O filme começa a partir do episódio 10.909 desde o lançamento do Show. É o 30º ano ininterrupto de transmissão do "show" da vida de Truman Burbank como a primeira experiência de um "show real", pois Truman desconhece ser um personagem. Truman faz o “papel” de um corretor de seguros, é casado, e possui um amigo de infância, que sempre chega a sua casa com cervejas. Todos os dias cumprimenta seus vizinhos, da mesma forma, vai ao jornaleiro comprar revistas para sua mulher, encontra dois senhores que sempre prometem procurá-lo na seguradora.
Tudo acontece num grande estúdio, na verdade o maior estúdio cinematográfico do mundo, que ao lado da Muralha da China é a única construção humana visível do espaço, é uma ilha chamada Seahaven: as casas, as ruas, os automóveis, o céu, o mar, a lua, o anoitecer, e a chuva, tudo se passa dentro de uma enorme cúpula, mas Truman não conhece esses limites: ele nunca viajou, nunca saiu de sua cidade, nunca ultrapassou suas margens. Cerca de 5 mil câmeras, filmam cada movimento de Truman, milhares de pessoas trabalham dia e noite para que o show funcione com total verossimilhança com a realidade. É um mundo dentro de outro mundo. O criador do programa é Christof. O programa é transmitido sem nenhuma interrupção, nem mesmo intervalo publicitário. A publicidade é feita de maneira diferente, explica Christof em uma das poucas entrevistas que concede que “tudo está à venda” o que os atores comem, roupas, até mesmo as casas em que vivem. 
O entrevistador continua a entrevista com Christof e pergunta “por que Truman nunca pensou até agora em questionar a natureza do mundo em que vive?” Christof reponde dizendo que “aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada, Truman pode ir embora quando quiser. Se tivesse algo mais que uma mínima ambição, se estivesse absolutamente decidido a descobrir a verdade, não poderíamos impedi-lo. Truman prefere a sua cela. O Show de Truman é uma variação muito interessante do Mito da Caverna de Platão, mas difere da alegoria de Platão em que apenas um prisioneiro se liberta para abandonar as sombras da caverna e conhecer o mundo real, no filme há apenas um prisioneiro, e os demais atores que entram e saem dela.
A fala do diretor do Show, Christof, está de acordo com a ideia do Mito da Caverna: poucos são os inclinados a distinguir entre o mundo das aparências e o mundo das realidades autênticas e poucos são os que se perguntam se vivem uma espécie de jogo de fantoches. Mas podemos imaginar, que se Platão visse o filme ele diria que nem mesmo Truman deixando de considerar como reais as sobras que passam na parede e tivesse podido descobrir os objetos que produzem estas sombras, não teria saído da caverna, não o que Platão considera como caverna. Teria que existir um segundo despertar por Truman em direção ao mundo das Formas, um mundo mais verdadeiro que o nosso. 
O livro VII da obra “A República” de Platão, mostra homens acorrentados, com o rosto voltado para o fundo de uma caverna, onde só enxergam sombras projetadas pelo fogo que há atrás deles, sombras que eles interpretam como as únicas realidades existentes. Se um deles sair da caverna, primeiramente, ficará ofuscado e precisará ser constrangido pelo hábito a ver as sombras, depois os objetos e depois o próprio Sol: se voltar para a caverna, não distinguirá mais nada, e os prisioneiros rirão dele e poderão até matá-lo. É uma alegoria das relações entre o homem e os objetos da linha: nós somos esses prisioneiros; a caverna é o mundo sensível; o fogo que projeta as sombras é o sol; a saída da caverna é a ascensão para o inteligível: o homem liberto, ao voltar para a caverna, é a imagem do filósofo, escarnecido pelos ignorantes. 
A educação é essa ascensão da alma, à qual a cidade deve levar os mais dotados não para a felicidade deles, mas para que desçam de novo a fim de governar a cidade.
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Comédia/Drama
Ano de Lançamento: 1998
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Áudio: Português
Legenda: S / L
Tamanho: 298 mb

O Enigma de Kaspar Hauser (1974) (Download do Filme)
O instigante filme “O Enigma de Kaspar Hauser” (ano de 1974), do cineasta alemão Werner Herzog, vencedor do Grande Prêmio do Júri, no festival de Cannes, em 1975, levanta para nós um tema filosófico polêmico, a saber: há uma racionalidade própria à natureza humana, ou ainda, é possível admitir uma natureza humana?
Baseando-se em registros históricos, Herzog nos conta o estranho caso de Kaspar Hauser, um jovem encontrado perdido numa praça em 1828, não falava e não conseguia ficar em pé. Passara a vida inteira trancado num porão. Seria possível civilizá-lo? O filme reflete sobre a influência da linguagem e do histórico cultural na percepção da realidade. Isto é, as coisas que aprendemos (gramática, lógica matemática, religião, conhecimentos históricos, comportamentos culturais etc.) afetam a nossa capacidade de compreender os fenômenos que nos circundam. Isto acontece pois, ao associarmos uma ideia a uma palavra ou a uma imagem, estamos limitando o significado da ideia em função de uma definição restrita. As ideias passam a expressar só o que as palavras e imagens conseguem expressar, e não sua abrangência original (antes de serem aprisionadas por palavras e imagens). É como se as ideias fossem coloridas, mas nós só conseguíssemos expressá-las em preto e branco, sacrificando sua integridade original.
Diante de tantas tentativas de entender “O enigma de Kaspar Hauser”, seja como for, ele é incompreendido pela sociedade, que enxerga nele uma anormalidade, tentando até procurar em seu cérebro (após sua morte) uma resposta neurológica para sua condição. É um filme indispensável para educadores, psicólogos e admiradores do bom cinema.
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama/Baseado em fatos reais
Ano de Lançamento: 1974
Qualidade: Youtube Rip
Duração: 01:49:36 min
Formato: RMVB
Áudio: Alemão
Legenda: Português
Tamanho: 308 mb

Quando Nietzsche Chorou (Download do Filme)
Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Bem Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman). Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha (Michal Yannai), com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. Breuer é procurado por LouSalome (Kather Winnick), amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de sua depressão e desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.

Título Original: When Nietzsche Wept
Título Traduzido: Quando Nietzsche Chorou
Direção: Pinchas Perry
Tamanho: 353.1 MB
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 104 Min
Formato: RMVB
Qualidade: DVDRip
Áudio: Português
Legenda: S/L
Ano de Lançamento: 2007
Pais de Origem: EUA

Enigmas de um crime (Download do Filme)

Uma série de assassinatos assombram Oxford ultimamente e a esperança dos moradores da região estão com dois homens: Arthur Seldom, um prestigiado professor de lógica, e Martin, um jovem estudante que acabara de chegar à universidade na expectativa de estudar com o professor. Ao que tudo indica, os crimes estão ligados por códigos, estranhos símbolos e números matemáticos. Professor e estudante juntam suas habilidades para desvendar o mistério e montar esse difícil quebra-cabeças. Na medida que Martin chega perto da verdade, aumenta a sensação de insegurança e incompreensão com o mundo ao seu redor.

Elenco: Elijah Wood, John Hurt, Leonor Watling, Julie Cox, Jim Carter, Alex Cox, Dominique Pinon.

Qualidade: Excelente – 2010


Gênero: Suspense

Idioma: Dublado Português Brasil

Formato: RMVB

Titulo original: The Oxford Murders

Duração: 01 h. 48 min.
Tamanho: 352 Mb.


Quanto vale ou é por quilo? (Download - parte 01 e Download - parte 2)
Livre adaptação do conto "Pai contra mãe" , de Machado de Assis, o filme traz à tona a permanência na atualidade de nosso passado escravista, deixando clara a impossibilidade de olhar o presente sem levar esse passado em conta, assim como as persistentes desigualdades econômicas, sociais e de direitos no país. Na medida em que o conto machadiano é adaptado para a atualidade – nas figuras de Candinho, Clara, tia Mônica e Arminda – Bianchi mostra o elo imprescindível com a História para uma visão crítica da atualidade.
No entanto, para aqueles que ainda não leram o conto de Machado de Assis, o elo fica realmente claro quando Bianchi utiliza como recurso os paralelos com as crônicas de Nireu Cavalcanti, do final do século XVIII, extraídas do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Os cortes entre a adaptação do conto e esses documentos do Arquivo Nacional produzem quase que choques sucessivos no espectador, na medida em que igualam a violência, a noção de que pessoas podiam ser propriedade de outras, ou a lógica do lucro do sistema de escravidão no Brasil, ao que hoje é produzido com relação aos excluídos e marginalizados em nossa sociedade.
Mas se por um lado o filme afirma que há reminiscências que nos são constitutivas, também abarca sua incorporação e complexificação nos dias atuais: a miséria ou a prisão como economicamente rentáveis e geradoras de emprego, a solidariedade como empresa ou até mesmo a denúncia como um negócio. No atual jogo "democrático" e de "participação" da sociedade civil em prol de demandas não atendidas pelo Estado, as ongs - ou o terceiro setor, como se convencionou chamar - aparecem no filme funcionando como empresa, incorporando seu discurso típico e objetivando, enfim, o lucro. Responsabilidade social ou solidariedade são exaltadas e mobilizadas como marketing dessa nova indústria que gerencia a miséria e os miseráveis. A crítica ácida de Bianchi recai, portanto, sobre aquilo que muitos têm entendido como solução ou alternativa para os dilemas inerentes ao capitalismo – as ONGs.
Sem freios, tal acidez pode voltar-se inclusive sobre o próprio filme que, no limite, ao tematizar o uso econômico da miséria, faz da denúncia seu negócio. Mas essa possível autofagia encontra como limite o choque do espectador, a proposta de retirá-lo daquele mundo mágico, da inércia confortante dos que criticam e apresentam uma nova proposta ou solução ao final. Sem solução, sem proposta, Bianchi termina o filme com dois finais possíveis, dando a entender que mesmo que não sejam apenas aquelas as opções, é o espectador que dará novos desfechos para a nossa História.

Parte 01 - 209 MB
Parte 02 - 156 MB

O filme conta a saga de dezenas de africanos que a bordo de um navio negreiro espanhol chamado “La Amistad” conseguem matar a maioria dos tripulantes e obrigam os sobreviventes a levá-los de volta para casa na África. Os africanos são enganados pelos tripulantes, desembarcando nos Estados Unidos, onde são presos, sendo privados de suas liberdade sem o devido processo legal, e levados a julgamento por assassinato. Assim começa um longo e controverso processo.
Vida, Liberdade, Igualdade, Segurança e Propriedade serão os direitos constitucionais que identificaremos como infringidas neste filme. Primeiramente só o fato de se tratar de um navio negreiro, onde os africanos são capturados em seus países para servirem de escravos em outro continente, por si só, já é uma afronta a todos os direitos individuais. Pois, nestas condições, eles são tratados como mercadoria e mais ainda, são amontoados em porões dos navios sem a mínima condição de higiene, alimentação, saúde e vida, além de serem torturados a longo da viagem. Nestas condições será que a vida deles é considerada importante?
O direito a vida é inviolável, e é dela que se originam todos demais direitos.
Trata-se de uma barbárie cometida pelo ser humano com o seu próximo, pois ninguém poderá ser submetido a tratamento desumano, degradante ou torturado. A forma com que os escravos eram tratados também fere um dos princípios fundamentais da segurança que diz ser inviolável a honra e imagem das pessoas.

A condição de escravo é inconstitucional, pois a lei assegura que ninguém poderá sofrer pena de trabalho forçado e nem tão pouco ser privado dos seus direitos, pois ao cidadão é garantido a liberdade de escolher o ofício de qualquer trabalho ou profissão.
Percebemos que em todo o contexto do filme o racismo esta presente, o que também fere o princípio da igualdade, pois a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível. Pode-se questionar também que quando os escravos foram retirados de seu país de forma abrupta, como ficaram os direitos de propriedade que porventura alguns deles possuíam? Além da propriedade a casa é asilo inviolável do individuo e eles de lá foram arrancados violentamente.

Enfim, vários atos que ferem os direitos e garantias individuais foram infringidos; como reflexão para a época e também para os dias atuais, uma frase de Ghandi resume bem esta situação; ele dizia: “Sempre foi um mistério para mim, como os homens podem se sentir honrados com a humilhação de seu semelhante”.

Dados do Filme:
Tamanho: 850 MB
Formato: DVDRip/Avi
Idioma: Português
Lançamento: 1997

Equilibrium (Opção de download 1 - Opção de download 2 - Opção de download 3 ) 


Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo “Pai” (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os “ofensores”, além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozia. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.

Dados do Filme:
Tamanho: 803 MB
Formato: DVDRip/Avi
Idioma: Português
Lançamento: 2003

O Primeiro Mentiroso (A invenção da mentira) (download do filme) 249 MB

O Primeiro Mentiroso parte de um princípio bastante interessante e com grandes possibilidades de exploração. Num mundo onde todas as pessoas falam somente a verdade, um homem fracassado (Gervais), diante do desespero de ter perdido todas as coisas, “inventa” a mentira (como no título original). Detendo de uma arma tão poderosa, ele passa a ter todas as coisas que quer e manipular as pessoas do jeito que bem entende. O personagem de Gervais aprende a mentir e passa a dominar o mundo, catequizar as pessoas e tenta achar um sentido para sua vida. No meio de todos os temas batidos, estão o medo da morte, o sucesso profissional e financeiro e a busca por um grande amor (sendo esta a parte mais constrangedora de todo o filme, com a personagem de Jennifer Garner parecendo um fantoche nas mãos de diretores que não conseguem manipulá-la corretamente). 




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