A alegoria da Caverna - por Maurício de Souza
Maurício de Souza faz uma analogia ao tema de Platão, ilustrando de forma divertida a ideia do filósofo. Em seus quadrinhos, ele consegue mostrar que um texto tão antigo parece ser atual, mesmo com o passar dos séculos, o ser humano continua condicionado a uma vida determinada pelo ambiente á sua volta.
Na história de Maurício, há um final feliz para os indivíduos da caverna, que acabaram por conhecer a verdade sobre a vida. Mas, com o passar das eras, a história acaba se repetindo e, nos dias atuais, a televisão passa a ser a grande manipuladora da mente humana, nos induzindo a levar uma vida de acordo com os conceitos e regras apresentados.
Sobre o professor: Uanderson Menezes
Professor de Filosofia na Escola Estadual João XXIII em Ipatinga. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste MG; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unleste MG; Especializando em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga - Fadipa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: