Trabalho Para as Turmas do 3º Ano


Trabalho Individual

Valor: 8,0 pontos
Data de entrega: 04/04/2012

Fazer uma resenha de cada um dos episódios da série “Insid to medieval mind” (Por dentro da mentalidade medieval), disponível no blog, nos posts abaixo.


Episódio I: Conhecimento
Episódio II: Sexo
Episódio III: Crença
Episódio IV: Poder

O que é uma resenha?

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal. No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Na resenha crítica, os sete passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

1-      Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

2-      Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3-      Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4-      Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

5-      Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

6-      Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Exemplo: Este vídeo é ideal para alunos de ensino médio, religiosos, acadêmicos... pois trata... etc.

7-      Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

Regras do Trabalho:

- As resenhas devem ser entregues no dia 04/04/2012 (quarta-feira)
Caso o aluno não vá à escola neste dia, pode entregar o trabalho ao professor nos dias anteriores.

- Não serão aceitos trabalhos entregues posterior à data estipulada.

- As resenhas deverão conter, no mínimo, 20 linhas cada uma.

- Resenhas copiadas dos colegas serão anuladas (a cópia e o original)

- Deverão ser entregues com capa. Na capa deve conter, obrigatoriamente: o nome do aluno, turma, e número (se já estiver disponível na data).

- Não serão aceitas resenhas copiadas da internet.

- Não serão aceitos trabalhos incompletos: que não contenham as 4 resenhas ou que não alcançaram o mínimo de linhas estabelecido.

- Dúvidas podem ser tiradas com o professor nas aulas que antecedem a data de entrega do trabalho

Sugestões:

 1-      Caso tenha dificuldades em baixar o arquivo de vídeo, devido sua extensão, aconselho que montem grupos no qual cada colega baixe apenas um episódio e posteriormente compartilhe com os demais, através de mídias removíveis (CDs, DVDs, Pen-Drives... etc)

2-      Caso tenha problemas na execução do vídeo, lembre-se de conferir se o seu player tem suporte de leitura para arquivos MP4. Lembrando que a legenda está a parte do vídeo.

3-      Ao ver cada episódio, faça suas anotações, elas serão a base de sua resenha.


0 comentários: