A Idade Média - Documentário: Inside The Medieval Mind

Bruxas, castelos, fogueiras, armaduras, violência. É no que a gente costuma pensar quando ouve falar em Idade Média. Mas como era, realmente, a vida do povo desta época? A série Por dentro da mente medieval conta com o prof. Robert Bartlett da Universidade de St Andrew que investiga o cenário intelectual do mundo medieval.


Episódio I: Conhecimento
No primeiro episódio, Conhecimento, é explorada a forma através da qual o homem medieval compreendia o mundo. Um mundo misterioso, cheio de superstições, e até encantado.


Episódio II: Sexo
Neste episódio, iremos conhecer como era a visão do sexo na idade média. Em uma época dominada pela religião esse tema era muitas vezes visto como tabu,entretanto esse episódio nos trás informações novas acerca de como os medievais se comportavam em relação ao sexo.



Episódio III: Crença
Para o individuo medieval,com a vista presa à religião,o mundo estava rodeado por anjos e demônios “lutando” pelo controle das almas mortais. Em uma época onde a Igreja gozava de grande poder,os representantes de Deus não só decidiam como todos deveriam viver,eram também os responsáveis por aqueles que iriam “morrer por Cristo”.


Episódio IV: Poder
Bartlett expõe nesse episódio a estrutura brutal do sistema de classes medieval, onde a desigualdade fazia parte da ordem natural,apoiada por desígnio divino.





Os episódios, dessa pequena série, estão hospedados no site hotfile (Tomara que a Pipa e a Sopa não estraguem ele), cada episódio tem cerca de 380 MB e duração de 1 (uma) hora. Estão zipadas, e no formato MP4 com legendas a parte; ideal de ser visto no VLC Média Player.

3 comentários:

  1. Muito bom o trabalho, interessante e deu pra adquirir bastante conhecimento, só foi um pouco difícil pra interpretar o ultimo episódio.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. As legendas estão no mesmo arquivo compactado que o vídeo. Para visualizá-las você deve buscar em seu player de vídeo a opção legendas e localizá-la na pasta onde você descompactou os vídeos.

      Excluir